@Destaques
O que é LMS

O crescimento de empresas que estão optando por oferecer treinamentos online no Brasil e no mundo já não é nenhuma novidade. Mas mesmo assim vou mostrar alguns números que surpreendem, de uma pesquisa realizada antes da pandemia. Existe um grande mito de que o crescimento do LMS nas empresas se deu durante esse período. Fiz questão de trazer este estudo de 2019, que já mostrava que o mercado global de eLearning atingirá US$ 325 bilhões até 2025

Desde o início dos anos 2000, os sistemas LMS vêm se tornando um facilitador para as empresas. Devido à evolução da tecnologia e das facilidades que a internet proporciona, esses números tendem a crescer. É fato que empresas que não possuem sistemas LMS estão muito, muito atrasadas no mundo do T&D. Mas por que ele impacta tanto no desenvolvimento das empresas? 

A seguir, não trago um texto, mas um treinamento profundo e completo sobre os sistemas LMS e suas capacidades de transformar as empresas através do treinamento e desenvolvimento dos profissionais.

  • Você sabe o que é uma plataforma LMS?
  • Para que as empresas usam o LMS?
  • As vantagens do LMS para as empresas
  • Como utilizar o LMS?
  • Como contratar a melhor plataforma para sua empresa?
  • Conclusão 

Você sabe o que é uma Plataforma LMS?

O LMS vem do inglês Learning Management System (Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem), que é uma plataforma para desenvolver, fornecer e gerenciar treinamento para funcionários, clientes e parceiros de uma empresa. Basicamente essa é a definição de um LMS. Porém, existem muitas coisas que envolvem esses sistemas que precisamos saber antes de adquirir e gerenciar uma plataforma. Fique tranquilo que veremos tudo aqui. 

Os modelos de entregas de treinamentos são chamados de elearning, que consistem em materiais de aprendizado em formatos digitais, em vídeos, textos, áudios, animações etc. Aqui a criatividade vai longe. Quando falamos em materiais elearning, não é somente pela criação dos conteúdos digitais, mas também pela forma de aprendizado. Aqui, a forma de aprender não é presencial, e sim através da plataforma LMS. Ela cria um ambiente de aprendizado em que muitas vezes é possível estudar onde quiser, e a hora que quiser, bastando somente um computador, tablet ou até mesmo smartphone conectado a uma internet. 

Os sistemas LMS possuem duas interfaces: 

Administrador – É a interface onde profissionais de treinamento executam as atividades para organizar os programas de aprendizado de sua empresa. É aqui que eles criam, gerenciam e ministram cursos, adicionam e gerenciam alunos, analisam relatórios, automatizam notificações etc.

Aluno – Aqui é o ambiente de estudos do LMS. Os alunos navegam nas trilhas de formação, selecionam os cursos que querem fazer, assistem às aulas, desenvolvem atividades, avaliações etc. As plataformas LMS permitem que o aluno gerencie seu próprio conhecimento, fazendo cursos do seu interesse ou cursos obrigatórios solicitados para os cargos específicos. 

As plataformas LMS estão presentes em universidades e empresas, atendendo a diversas necessidades do dia a dia, sendo um grande facilitador do ensino. Nas empresas, os times de T&D desenvolvem um papel muito importante para o crescimento e desenvolvimento. 

Para que as empresas usam o LMS? 

As empresas usam os sistemas LMS para vários fins, usando as ferramentas que o sistema propõe para agilizar e organizar o trabalho dos times de T&D.

Treinamento para funcionários

Seja qual for o segmento de sua empresa, você precisará treinar suas equipes. Os treinamentos surgem conforme várias demandas e necessidades. Pode ser para aprender uma nova ferramenta, um novo software que a empresa adquiriu, mudança de cargo, normas ou simplesmente  ensinar novas habilidades aos funcionários.

Nesse contexto, o LMS funciona muito bem tanto a favor da empresa quanto do colaborador, dando a ele todo o conhecimento necessário para desenvolver suas funções. 

Para as empresas com sistema LMS, conseguimos gerenciar todo o desenvolvimento do colaborador, seus conhecimentos e habilidades, seu ritmo de estudo, seu desempenho nos cursos realizados etc. Tudo isso com pouca mão de obra envolvida, trazendo agilidade e organização para todo o processo. Já para o colaborador, os benefícios são incríveis. Nas plataformas LMS ficam à disposição dele todas as informações que ele precisa para desenvolver seu papel na empresa e se desenvolver profissionalmente. Já que o conhecimento adquirido ali levará para sempre em sua jornada profissional, os colaboradores podem receber uma trilha de estudos, tendo tempo para realizar os cursos, sem as complicações dos formatos presenciais. 

Integração de novos colaboradores

Você que é da área de DHO sabe muito bem dos desafios de fazer a integração de novos colaboradores na empresa. Eles estão relacionados a tempo, materiais atualizados, mão de obra, espaço físico e várias outras condições que precisam ser estruturadas. Os sistemas LMS conseguem fazer esse trabalho com maestria! 

Muitas empresas usam o LMS como o primeiro contato do novo colaborador com a empresa. O sistema permite que ele conheça as regras da empresa, cultura, história, e, inclusive o primeiro contato com seu papel a desempenhar. É aí que as empresas disponibilizam a trilha de aprendizado como parte da sua integração.

 As vantagens das integrações através dos sistemas LMS são inúmeras. Os materiais são fáceis de atualizar, o processo não requer tempo e disponibilidade de um profissional do time de DHO, o material pode ser acessado na hora que o aluno quiser e quantas vezes quiser, trazendo muita flexibilidade para o novo colaborador. Sabemos que as primeiras semanas em uma empresa têm um bombardeio de informações e os sistemas LMS permitem uma organização dos conteúdos a serem feitos. 

Os sistemas LMS vêm ganhando grande forma para a integração de novos colaboradores. Como vimos, são muitos benefícios para os times de DHO e para o novo colaborador. Além de todas as vantagens que vimos acima, o LMS nos traz o acompanhamento do profissional desde o seu primeiro dia na empresa, trazendo uma segurança para o colaborador em saber que seu progresso depende muito dele. 

Treinamento para clientes

A flexibilidade dos sistemas LMS é fantástica. O seu LMS pode ser expandido além de seus colaboradores. Usar o sistema para treinar parceiros, clientes ou terceiros é bastante comum e apresenta grandes resultados.

As configurações dos sistemas LMS permitem que sejam criados vários ambientes diferentes de navegação. Assim, os clientes, por exemplo, conseguem conhecer seus produtos sem risco de acessar informações internas. 

Os times de DHO e Segurança do Trabalho de grandes empresas sabem como é trabalhoso as integrações diárias. O LMS cumpre esse papel muito bem. Todo o material de integração pode ser disponibilizado para os terceiros fazerem, inclusive antes de ir para a empresa. Pois seus dados estarão registrados na plataforma mostrando que ele já cumpriu sua integração e está apto a exercer seu trabalho dentro da empresa.

Reter o conhecimento 

Este é um ponto muito importante que eu considero o maior benefício dos sistemas LMS. Treinar funcionários não é questão de obrigação, é prioridade. Mas a empresa ganha muito com isso, não só pelo fato de ter profissionais capacitados, mas também por aprender com eles. Como assim? Vou explicar.

Para rechear nosso LMS de conteúdos que tragam conhecimentos e habilidades, precisamos de grandes profissionais que conheçam a fundo o conteúdo que irá virar um curso. Você já parou para pensar que esses profissionais estão na sua empresa? A retenção de conhecimento garante que habilidades, técnicas e informações valiosas permaneçam com sua empresa quando seus funcionários saem ou se aposentam.

Os sistemas LMS podem virar uma grande biblioteca da sua empresa. Pois todo esse conhecimento fica em um sistema seguro, que permite que os colaboradores consultem com frequência. Anteriormente destaquei a importância de se usar o LMS para a integração de novos colaboradores. É dessa grande biblioteca que conseguimos todas as informações para eles iniciarem sua jornada na empresa. 

Funcionários remotos

A quantidade de empresas que estão aderindo ao modelo de trabalho remoto vem crescendo bastante. O LMS é a principal ferramenta para que isso possa acontecer. Os treinamentos online permitem que profissionais em qualquer lugar do mundo possam acessar e estar conectados com a cultura da empresa. Inclusive para treinamentos em formato de webinar, com ambiente virtual onde é muito mais fácil reunir todas as pessoas da empresa, sem se preocupar com espaço físico. 

As vantagens do LMS para as empresas

As possibilidades e flexibilidades que os LMS trazem para as empresas já são grandes vantagens. Mas, além de todas elas,  esses sistemas trazem ainda mais benefícios para as empresas. E adianto que são muitos, porém variados, pois existem muitas formas de usar as plataformas. Vou listar as vantagens que notamos já no momento da implantação de um LMS:

Atualização dos conteúdos

Uma grande preocupação que temos dentro dos setores de T&D é quanto a manter os conteúdos atualizados. Mais do que isso é quanto tempo leva para atualizar os materiais de forma a manter tudo organizado. Os sistemas LMS permitem atualizações de qualquer tipo de material de forma rápida e organizada, guardando versões em nuvem sem risco de perder os documentos.

Acompanhamento e relatórios

Esta é uma grande vantagem dos sistemas LMS. É possível acompanhar toda a jornada dos colaboradores dentro das plataformas, de modo a gerar relatórios de desempenho tanto individual quanto de times/setores. Da mesma forma, é possível visualizar  dados detalhados de tempo de navegação na página, notas, trilhas/cursos concluídos, desempenho etc. Os relatórios contribuem também para avaliar o grau de satisfação dos cursos dentro da plataforma. Ajudam bastante os times de T&D a desenvolverem e melhorarem cada vez mais os cursos inseridos na plataforma.

Economia

Comprar um sistema LMS não é um gasto, e sim um investimento. Os sistemas LMS reduzem drasticamente os gastos com treinamentos, pois exigem menos mão de obra e não requerem gastos como os treinamentos convencionais, como espaço físico, transporte, impressão de materiais etc. Além, é claro, de todo o treinamento e capacitação de profissionais de forma rápida e eficiente.

Flexibilidade

Treinamentos quando quiser e a hora que quiser. Não importa onde esteja. As plataformas LMS trazem grande flexibilidade para os colaboradores. Isso permite que eles gerenciem e organizem sua forma de estudar. E qual o ganho das empresas com isso? Conseguir treinar todos os colaboradores no mesmo nível, mesmo no trabalho remoto. As empresas ganham muito com as flexibilidades que os sistemas LMS trazem. 

Engajamento

Os modelos convencionais de aprendizado podem se tornar chatos e cansativos. Além de prejudicar o ensino repassado. As plataformas LMS permitem que você consiga engajar os colaboradores, através de vários formatos de mídias disponíveis no treinamento. Inclusive jogos. Já ouviu falar em gamificação? Essa é uma grande vantagem das plataformas LMS. Não vou me aprofundar muito neste assunto, pois aqui tem um guia completo sobre gamificação, falando tudo o que você precisa saber dentro do assunto.

Com certeza existem muitas outras vantagens que as plataformas LMS trazem tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Gosto muito de ressaltar que o investimento em uma plataforma LMS é para ambos. Devemos pensar na empresa e na qualidade de capacitação para os colaboradores. 

Agora que já sabemos o que é um LMS e todos os benefícios que ele proporciona tanto para a empresa quanto para os colaboradores, quero te mostrar e dar algumas dicas de como usar o LMS de forma a conseguir extrair ao máximo todos os benefícios que ele pode trazer. 

Como utilizar o LMS?

Esse desafio começa na escolha de um LMS. Isso mesmo. Antes de fazer a contratação de uma plataforma, você deve preparar todo o território para ela. 

Contratando uma plataforma LMS

Antes de contratar uma plataforma, levante todos os problemas que sua área de T&D está passando: custos, desafios, qualidade etc. Levante tudo o que você quer eliminar de problemas e ganhar com a plataforma. Existem inúmeras plataformas no mercado. Priorize a que atenderá todas as suas necessidades. Conte com parceiros para te ajudar neste desafio.

*Ao final deste tópico, vou deixar grandes dicas para ajudar você a escolher a melhor plataforma LMS para sua empresa :).

Recicle e atualize o conteúdo existente

Recicle todo o seu material de aprendizado. Mas recicle mesmo. Não tenha dó de jogar fora o que não serve. Antes da implantação de novas ferramentas de treinamento, esse é o trabalho principal. Separe o que é atual do que está desatualizado no seu material, depois recicle novamente o que está desatualizado. Coloque em uma lista o que é necessário atualizar, e o restante jogue fora.

Conte com profissionais de Design Instrucional

Esses profissionais farão a mágica na plataforma LMS. Não, não é porque sou um DI que estou falando isso (risos)! É porque realmente é a função desse profissional. Uma grande dica é não fazer nada sem a ajuda de um profissional de DI. Eles estão acostumados a trabalhar com as plataformas e a montar e organizar os cursos de modo a conseguir extrair o máximo da plataforma, de forma ágil e organizada. Não sabe o que é um DI? Aqui  tem um material completo sobre o que é e como se tornar um profissional de DI.

Organize seus cursos

Sem organização, não rola! Ah, mas isso é fácil. Infelizmente, não. Manter uma plataforma LMS organizada é uma tarefa dura e complexa. Na medida que você cria novos cursos e trilhas, fica cada vez mais difícil. A dica é: comece com tudo organizado. 

Prepare todo o roteiro: suas trilhas de conhecimento, o que cada uma aborda, nomeie suas trilhas e cursos de forma a ficar fácil encontrar e entender, utilize capas nas trilhas e cursos de forma padronizada para manter a organização, crie introduções convidativas e coerentes para os colaboradores, mantenha organizado e mantenha organizado! 

Faça entregas dos cursos

Depois de criar e organizar seus cursos, você estará pronto para entregá-los aos seus colaboradores. Convide eles a frequentarem a plataforma. Esse trabalho requer, mais uma vez, organização. Lance seus cursos e trilhas usando os recursos da plataforma. Crie convites e divulgue nas redes de contatos da sua empresa. Pense nos colaboradores: crie os cursos sabendo como eles vão acessar. Tenha em mente que a plataforma precisa entregar esse curso para todos e que pode ser acessado via computador, tablet e smartphones. Se for necessário, faça uma pesquisa interna para saber como os alunos preferem.

Gerencie os colaboradores na plataforma

Aqui começo falando em… organização. Encontre a melhor forma de organizar os usuários cadastrados. Peça ajuda aos parceiros para entender as melhores formas de gerenciar os usuários em uma plataforma.

Normalmente, as plataformas usam três tipos de usuários. Esses podem ter nomes diferentes dependendo do LMS que você escolher. Mas, geralmente, eles são:

  • Administradores — as pessoas que estão configurando o LMS;
  • Instrutores — as pessoas que preparam as aulas e acessam o progresso do aluno;
  • Alunos – as pessoas que estão aprendendo.

Em uma empresa ou organização menor, o administrador ou instrutor pode ser a mesma pessoa. Afinal, se o LMS for fácil de usar e configurar como é o caso do Mobiliza Hub, o trabalho operacional reduz muito. 

Quanto aos alunos, esses podem ser seus colaboradores, clientes ou terceiros.

Gerenciar esse público envolve:

  • Cadastrar usuários no LMS;
  • Atribuir usuários aos cursos;
  • interagir com eles através das ferramentas do LMS;
  • Determinar que tipo de conteúdo eles podem ver;
  • Atribuir testes e gerenciar o progresso.

Uma boa plataforma tira tudo isso de letra de forma ágil e com qualidade, sem demandar um grande conhecimento e habilidade. Pense em tudo isso antes de contratar a sua.

Acompanhe todo o progresso do aluno

Eu considero este um dos recursos mais importantes que um LMS oferece (e uma grande economia de tempo): a capacidade de rastrear e monitorar o progresso do aluno em tempo real.

Um bom LMS oferece acesso automatizado e rápido a estatísticas de matrícula em cursos, registros de frequência, notas de alunos e muitas outras métricas de desempenho.

Os sistemas de LMS também devem incluir alertas e notificações em tempo real. Por exemplo: uma notificação automatizada permite que os instrutores saibam que um aluno enviou sua lição de casa ou que uma sessão de webinar está prestes a começar.

Outra obrigação para plataformas LMS avançadas são os relatórios – ou seja, a capacidade de consultar e exibir dados em gráficos e tabelas. Assim, você consegue identificar facilmente tendências ou problemas.

A plataforma da Mobiliza permite filtrar informações de alunos e cursos de várias maneiras.. Você também pode obter várias estatísticas, onde você pode exportar em vários formatos.

Quais são os principais recursos do LMS que você deve focar?

Aqui estão alguns dos principais recursos necessários para criar uma melhor experiência de aprendizado para seus colaboradores e otimizar o gerenciamento para sua empresa:

  • Customização da interface do LMS;
  • Hospedagem de webinars e sessões de treinamento virtual, permitindo que vários alunos participem por meio de áudio e vídeo;
  • Opções de gamificação, para que os administradores possam definir metas e os alunos possam ver seu progresso, obter recompensas ou até mesmo ter competições internas com os membros de sua equipe;
  • Design compatível com dispositivos móveis, para que você possa usar seu LMS em smartphones e tablets e permitir que os colaboradores estudem quando estiverem offline;
  • Integração com sistemas de terceiros e troca de dados por meio de padrões de eLearning como SCORM;
  • Acima de tudo, conte com empresas especialista no assunto. 

Como contratar a melhor plataforma para a sua empresa?

Agora que você sabe tudo sobre LMS e está pronto para pôr a mão na massa, quero te dar boas dicas para contratar a melhor plataforma LMS para a sua empresa.

Sabe qual a melhor plataforma de LMS para sua empresa? A que cumpre com todas as suas necessidades. Somente parceiros com conhecimento na área vão conseguir te oferecer a plataforma adequada.

Conte com a ajuda do seu TI. Envolva eles desde o início da negociação. Caso não tenha um setor de TI, conte com uma empresa parceira. Ela irá te ajudar a desenvolver tudo o que precisa para seu LMS fazer sucesso. 

As grandes plataformas possibilitam fazer testes e experimentar suas funcionalidades antes da contratação, sem cobrar absolutamente nada por isso. Aproveite esses benefícios para tirar todas as dúvidas possíveis. 

Já conhece a plataforma da Mobiliza? Ela é um LMS moderno que simplifica a implementação e gestão de treinamento corporativo para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas!

Uma plataforma que foi feita para facilitar o seu trabalho

O objetivo da Mobiliza é ajudar o seu time a reduzir o trabalho operacional, especialmente em tarefas como execução de ações de reforço e de engajamento em treinamentos. Com a Jornada de Aprendizagem, você cria um fluxo automatizado que entrega comunicação, conteúdo e guia de próximos passos para seus colaboradores.

Entre em contato com o time da Mobiliza e peça seu teste grátis. Tenho certeza que eles vão te ajudar e muito nessa jornada.

Conclusão 

Bom, vimos aqui que é um grande desafio contratar e gerenciar uma plataforma LMS. Mas é muito recompensador, pois, como vimos, os benefícios são excelentes. Nos dias de hoje é praticamente impossível manter um setor de T&D sem uma plataforma que gerencia todo o conteúdo educacional e acompanha os colaboradores no seu desenvolvimento.

Não tente fazer tudo sozinho, de verdade! Conte com um parceiro que sabe o que está fazendo. Essa dica será o grande facilitador para vencer essedesafio. Espero ter ajudado com este guia e desejo todo o sucesso na sua jornada!

E lembre-se: as empresas devem pensar como uma instituição de ensino. Por isso, treinar e capacitar seus colaboradores é a maior estratégia para o seu sucesso! 

Sobre o autor

Edemilson Correia da Silva

Design Instrucional na Portobello Grupo 💙 | Editor da plataforma Educa Editec 💡 | UI/UX Designer 🎫 📲 | Parceiro Mobiliza 🤜🤛

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

9box Guia definitivo: 9box
gamificação Gamificação: guia completo
competências profissionais 10 principais competências profissionais para 2022