@Destaques

Um dos momentos mais especiais para uma empresa, sem dúvidas, é o onboarding de novos colaboradores.

Depois de várias etapas do processo seletivo, chega a hora de dar boas vindas, apresentar a cultura, o negócio, os processos e as pessoas ao novo integrante do time.

Entretanto, se sua empresa trabalha com times remotos ou está precisando se adaptar nesse momento delicado com o COVID-19 (Coronavírus), podem surgir algumas perguntas sobre esse assunto.

Neste artigo, vou trazer algumas dicas de como realizar seu onboarding de forma online sem ferir a experiência do novo colaborador e sem adiar seus planos. Bora lá?

Cuide de todos os detalhes do onboarding online

Se no presencial já é importante o onboarding ser personalizado, quem dirá no online!

Aqui, um email de boas vindas com algumas instruções necessárias sobre esse processo e um email interno para apresentar esse novo colaborador a empresa, são ferramentas essenciais para criar uma identificação e aproximar essas pessoas que ainda não se conhecem.

Na Mobiliza, essa etapa por exemplo já faz parte do nosso processo de onboarding. Dá uma olhada nas duas comunicações que são previamente enviadas por e-mail para o novo mobilizador, e os atuais mobilizadores.

E-mail da área de Talentos da Mobiliza para os novos mobilizadores.

Início do e-mail de apresentação da nova mobilizadora, para a empresa.

Outro item fundamental para gerar pertencimento é o kit de boas vindas. Nesse novo formato, o ideal seria encaminhá-lo diretamente ao endereço do novo colaborador antes do seu primeiro dia. Quando ele receber algo físico da empresa que realmente tangibiliza a entrada dele no time, o online vai deixar de ser um gargalo e vai passar a ser um canal neste processo. O envio do kit com um pedido de selfie pra enviar no grupo da empresa, já vai movimentar a interação dele com o ritmo e as pessoas da sua organização.

Quebre os tabus do online, tudo é possível!

No primeiro dia de empresa, esse novo colaborador geralmente está tenso e ansioso. Que tal aproveitar a call de boas vindas e fazer um café? É possível esquecer que estão à distância e manter um clima de descontração e já “quebrar o gelo” desse início.

Enquanto tomam café juntos, aproveite para apresentar as pessoas que servirão de apoio para esse colaborador, compartilhe o código de cultura e conduta, os canais de comunicação, tire dúvidas sobre benefícios, ponto eletrônico e explique detalhadamente como vai funcionar esse processo de onboarding.

Aqui na Mobiliza, durante a primeira semana de onboarding os novos colaboradores geralmente realizam uma visita às áreas, pois além de compreender o negócio da empresa como um todo, conseguem conhecer mais rapidamente as pessoas e os desafios de cada time.Essa dinâmica também pode ser feita completamente online para facilitar a aproximação daquele novo colaborador com as áreas da empresa!

Use uma plataforma de aprendizagem

Durante essas semanas iniciais o novo colaborador precisará ser treinado sobre alguns processos e técnicas e também, ser acompanhado e avaliado.

Ao invés de encaminhar por email os materiais necessários, utilizar uma plataforma de aprendizagem para disponibilizar os conteúdos, criar trilhas de aprendidzagem personalizadas e aplicar ações de reforço, irá tornar a experiência desse colaborador mais fluída. Principalmente num ambiente que fortalece o vínculo do colaborador com a marca da empresa já que normalmente é bem personalizado.

Uma plataforma pode oferecer interação com outros colaboradores e até mesmo, servir como uma biblioteca que o colaborador pode acessar quando precisar. Além disso a plataforma também facilita a vida do gestor que vai ter relatórios de como está o andamento do consumo do conteúdo.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso conteúdo e destaco aqui que é nossa responsabilidade como profissionais que desenvolvem pessoas, tanto online quanto offline, focar em sempre deixar o canal aberto! 

Principalmente nas suas primeiras experiências com onboarding online, o principal cuidado que devemos ter é sem dúvidas, de deixar o novo colaborador a vontade para questionar, pedir ajuda ou sugerir melhorias. Mas este é só o começo dessa jornada! 

Empresas com times remotos ou que estão se adaptando para essa nova realidade, têm o desafio de inserir esses colaboradores diariamente na operação e dia a dia da empresa, para que se mantenham engajados e se sintam próximos, mesmo que a quilômetros de distância.

E você? Já trabalha com onboarding online? Quais são seus principais desafios?

Conte nos comentários como está sendo sua experiência e vamos trocar figurinhas!

Cursos Prontos com trilhas completas sobre liderança, atendimento, gestão e mais!

Sobre o autor

Andressa dos Santos

Graduanda em Recursos Humanos, é responsável pela área de Talentos na Mobiliza. Conhecida por seu humor inconfundível, ama ir para academia mas não larga a cerveja, o sushi e o sertanejo.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Case Volkswagen Caminhões e Ônibus: treinamento comercial de novos produtos
20 ferramentas online úteis para o seu home office
Home Office: como engajar e acompanhar os colaboradores a distância