Treinamento corporativo

Escolher uma plataforma EaD para empresas ou um LMS como a ferramenta também é conhecida na área de educação corporativa, é uma estrutura fundamental para a implementação de uma estratégia EaD.

Por isso, você pode imaginar como escolher o fornecedor correto é uma tarefa crucial. Para ajudar você a decidir qual LMS adotar, elencamos alguns aspectos importantes a serem avaliados. São eles:

  • Bases tecnológicas.
  • Funcionalidades e usabilidade.
  • Atendimento e serviço.

Vamos conhecer cada um desses aspectos?

Bases tecnológicas do LMS

As características técnicas do LMS devem ser levadas em conta no momento da contratação. Dá uma olhada nos 3 pontos principais que você deve analisar e questionar seu fornecedor.

HTML e SCORM

A sua plataforma LMS deve suportar conteúdos em SCORM e HTML5. Suportá-los é algo básico, garanta isso com a empresa.

  • SCORM é o que permite rastrear as informações do colaborador; 
  • HTML5 é a tecnologia mais recente disponível para conteúdos online.

Tipo de instalação do LMS

Esteja atento ao tipo de instalação da plataforma EaD, que pode ser através do download de um programa ou então na nuvem, online.

Sistemas em nuvem fornecidos como serviço (SaaS) estão se espalhando pelo mundo inteiro. Esse formato terceiriza os custos de TI, por isso, é mais barato. Além disso, o SaaS está em constante aprimoramento e atualização.

Navegadores suportados

Para que os colaboradores possam acessar os treinamentos sem dificuldade, verifique com seu fornecedor por quais navegadores a plataforma EaD pode ser acessada.

Nesse sentido, é interessante pesquisar os navegadores que serão utilizados pelo seu público-alvo para realizar os treinamentos online.

Funcionalidades e usabilidade do LMS

Ao escolher seu LMS, você deverá observar alguns aspectos relacionados as funcionalidades e usabilidade da plataforma:

Tipos de conteúdo suportados

Conheça as possibilidades da sua plataforma EaD para que você possa variar os formatos de conteúdo oferecidos. Dessa forma, você poderá disponibilizar a seus colaboradores desde conteúdos gamificados e interativos até vídeos ou documentos mais simples.

Criação de trilhas de aprendizagem

Trilhas de aprendizagem são uma sequência ordenada de aulas ou treinamentos. Elas são um excelente recurso para formar competências complexas, e você, com certeza, vai querer que seu LMS forneça essa possibilidade.

Multiníveis de acesso

Controlar as permissões de cada colaborador pode ser crucial para a sua área de treinamento. Avalie se a plataforma EaD permite multiníveis de administração do conteúdo e se é possível que cada funcionário tenha acesso a treinamentos específicos, dependendo do cargo da pessoa.

Facilidade de edição e de navegação

Uma interface intuitiva, tanto para os usuários administradores quanto para os colaboradores, é essencial. Teste a plataforma antes de comprá-la, solicitando um trial. Caso o fornecedor não disponibilize esse tipo de acesso, procure vídeos e tutoriais da plataforma.

Atendimento e serviço

Levar em consideração a qualidade do atendimento do seu fornecedor LMS garante que sua estrutura de treinamentos não deixe você na mão. Lembre-se que essa deve ser uma relação de parceria.

Você pode pedir contatos de outros clientes ou buscar em fóruns na internet. Informar-se sobre o suporte que terá é crucial na hora de tomar a decisão.

Antes da contratação, coloque os prós e os contras de cada fornecedor na mesa e dê “pesos” para os requisitos. Assim ficará mais fácil encontrar a plataforma EaD para empresas que, com certeza, irá melhor atender as necessidades da sua organização.

Uma plataforma EaD vai ser uma ferramenta importante na aprendizagem dos seus colaboradores, na operação da área de treinamento e também na forma que você levanta e analisa os resultados das ações.

Os critérios que trouxemos nesse artigos são os que consideramos básicos para qualquer plataforma EaD para empresas. Sugerimos que você avalie também as necessidades de outros recursos, além dessas que trouxemos no texto, para buscar nos seus fornecedores. Como por exemplo, se existe atendimento dedicado ao aluno, se a ferramenta contempla automação de comunicação, montagem de jornada de aprendizagem e etc.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a tomar essa importante decisão que escolher qual plataforma EaD sua empresa vai utilizar.

Qualquer dúvida é só colocar nos comentários ou enviar um e-mail para conexao@mobiliza.com.br. Até mais!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

O que é jornada de aprendizagem na educação corporativa e como implementar
7 passos para uma estrutura básica de EaD empresarial
3 orientações para lidar com prazos apertados solicitados pela diretoria de treinamento