Case Queima Diária

Como a health tech otimizou a aprendizagem e o Onboarding com a Queima Academy

Publicado em 19/08/2022 4
Crie, gerencie e mensure treinamentos que engajam as equipes

A health tech de exercícios em casa mais inovadora do Brasil decidiu transformar a experiência das suas pessoas colaboradoras (um total de 200 espalhadas pela América Latina). Na transição para o trabalho remoto e em crescimento no mercado, a Queima Diária precisava centralizar as informações com rapidez. E percebeu que com o T&D conseguiria alinhar melhor os dados de negócio e a cultura, mesmo a distância. 

Uma condição importante era manter o “DNA” da marca em todo o conteúdo e processo. Afinal, não faria sentido para uma solução com aulas divertidas oferecer treinamentos chatos e que não acrescentam. Outro ponto era deixar o conteúdo de fácil compreensão mesmo para os novos “queimers”, como são chamados carinhosamente seus integrantes. E foi aí que entrou a Mobiliza, com as soluções plataforma Mobiliza Hub e ferramenta de autoria Applique.

Do que a Queima Diária precisava:

  • Autonomia na produção de conteúdos de treinamento;
  • Conseguir mensurar dados de engajamento, interação e aprendizagem;
  • Alinhar o conhecimento de negócio dos colaboradores; 
  • Oferecer treinamentos interativos e agradáveis, mesmo em temas complexos;
  • Aumentar o engajamento e a adesão em conteúdos não obrigatórios e poder notificar alunos. 

Confira abaixo os desafios, projetos e resultados desse case 😉. 

A Queima Diária 

Você provavelmente já ouviu falar de algum programa da Queima, como Mamãe Sarada® e Power Hiit®. A plataforma online dessa health tech não é só famosa, tem mais de 90 programas de atividade física e nutrição, oferecendo mais de 3.170 aulas. Como a meta desde o início é a democratização do fitness, ninguém ficou de fora: ela atende diversos objetivos e públicos, do iniciante ao avançado e de idades variadas.

Tudo começou em 2015 quando o CEO, Matheus Beirão, fez o lançamento de programas como infoprodutos. Ao longo dos anos, conseguiram expandir o portfólio, até que em 2018 houve uma grande mudança no modelo de negócio. Foi aí que a empresa passou a se posicionar como uma plataforma de home fitness.

Queima Diária
Alguns dos programas de atividade física populares da Queima Diária.

E a proposta só vem crescendo. Os exercícios em casa já eram uma tendência, mas se tornaram uma necessidade durante a pandemia de coronavírus. Nessa mesma época, a Queima Diária foi adquirida pelo Grupo Smart Fit e, em 2021, no ano seguinte, deu início à operação LATAM. 

O resultado desses anos de trabalho? Já impactaram mais de 1 milhão de pessoas com o produto e seguem expandindo em toda a América Latina. 

A reforma do T&D

Antes, todos trabalhavam no escritório e o onboarding era presencial. A solução rápida durante a pandemia foi utilizar chamadas de vídeo e slides, o que tornava a experiência maçante. Outro fator agravou a situação: o modelo de negócio da empresa é único, complexo e dinâmico. Naturalmente, o formato e a carga de informações levaram a uma queda de ânimo ao longo da integração. Foi o que a equipe percebeu qualitativamente, já que com os recursos que tinham não era possível mensurar a interação dos colaboradores. 

O time de DHO teve atuação direta para reverter esse resultado: assumiram a responsabilidade de produzir conteúdos de treinamento com o auxílio da equipe de design e audiovisual. Não à toa, a Mobiliza se destacou justamente pela autonomia que oferecia, além do suporte.

Queima Academy 

Com o serviço contratado, passaram a utilizar as chamadas de vídeo, para garantir esse calor humano, e também a nova universidade corporativa: a Queima Academy. Ela foi implantada em tempo recorde no fim de 2021, com materiais informativos e instrutivos para expandir o conhecimento e potencializar habilidades. A produção desses conteúdos também foi facilitada pelo uso da ferramenta de autoria Applique e todo o trabalho pôde ser mensurado pelos indicadores e testes dentro dos próprios softwares. 

“Dentro da plataforma a gente consegue mensurar tudo, até o tempo que a pessoa ficou. É uma evolução muito grande ter indicadores e essa visibilidade clara: entender em qual conteúdo as pessoas mais engajam e em qual engajam pouco nos direciona para a construção dos próximos”, explicou Pâmella Fernandes, coordenadora de Employee Experience na Queima Diária.

Produção de conteúdos 

Além de colocar a plataforma no ar com rapidez, o time de DHO da Queima Diária produziu uma quantidade impressionante de conteúdos. Com menos de um ano de existência, ela já tem quase 50 treinamentos. E muitos outros que já foram produzidos, sobre todas as áreas da empresa.

O que os Queimers encontram hoje na universidade: 

  • Conteúdos de Onboarding (Onboarding QD);
  • Palestras, ações (do comitê de diversidade, para as lideranças etc.) e reuniões de conexão com o time;
  • Queima News, a newsletter oficial (que agora tem seu acesso mensurado);
  • Materiais e treinamentos voltados para o conhecimento de negócio (Por Dentro do Negócio QD, LGPD e outros de cultura, estratégia, indicadores etc.).
Queima Diária
Os conteúdos de QTime + FAQ do Time são os mais queridos pela equipe de DHO. Neste a gerente Tainá Fonseca apresenta sua área para os novatos em Onboarding.

O novo modelo de treinamento foi apontado pela equipe de DHO como crucial para a mudança de cultura da empresa. Com o Onboarding QD, por exemplo, foi possível centralizar todas as informações essenciais para a nova pessoa colaboradora (missão, cultura, acessos e departamento pessoal da empresa).

“A gente fica muito feliz quando olha para a Queima Academy. Com a pandemia, ficou mais difícil a comunicação entre as pessoas. Sabemos que cada um tem um ritmo e uma rotina, então ter uma plataforma que centraliza tudo (e em uma empresa que visa tanto a estratégia) é muito importante”, comentou Juliana Vasconcelos, Analista de Cultura e Desenvolvimento Humano e Organizacional da Queima Diária.

Engajamento e Gamificação

A atualização dos serviços também ajudou: o módulo OnA atualização dos serviços também ajudou: o módulo OnePage do Applique e o recurso de Gamificação da Mobiliza Hub foram lançados na semana seguinte da demanda aparecer dentro da health tech. 

“O uso do Applique OnePage nos ajudou a evoluir no que a gente queria construir. Recebemos muitos feedbacks das pessoas falando que esse formato está legal, atrativo e que elas sentem que estão realmente interagindo com o conteúdo. E a plataforma também está muito bonita de ver”, acrescentou Priscila Lopes, Analista de Desenvolvimento Humano na Queima Diária. 

Inúmeras ações já estão sendo planejadas internamente no time de Pessoas para que possam cada vez mais engajar os colaboradores. Uma delas é a gamificação dentro da plataforma. A equipe já lançou inclusive a QMoeda, personalizando a experiência com grande apoio do seu time de Design. Foi tão simples e rápido de implementar que a configuração já está pronta e o ranking já está funcionando! 

Queima Diária
QMoeda utilizada nas ações de gamificação na Queima Diária.

Resultados 

No começo precisavam “bater na porta” dos setores para educar as pessoas da existência e do uso da academia. Agora, times já solicitam que conteúdos sejam incluídos e é raro surgir uma dúvida que não tenha resposta na plataforma. 

Uma das comprovações do sucesso da proposta foi justamente a quantidade de feedbacks positivos das pessoas colaboradoras. Os profissionais gostaram do quanto os conteúdos da Queima Academy são completos, diversos e bem explicados. Também elogiaram o visual em toda a experiência, além da relevância do que era passado. 

Confira abaixo dois desses depoimentos: 

Queima Diária

Os números também foram favoráveis. A meta de engajamento era ter 1 colaborador realizando pelo menos 2 conteúdos a cada mês, sejam obrigatórios ou não. Além de alcançar esse objetivo, a equipe teve outras vitórias comprovadas por dados:

  • A taxa de engajamento está estável acima de 70% e em maio chegou ao impressionante número de 95%, com a implementação da gamificação. 
  • Da criação da Queima Academy (novembro de 2021) até junho de 2022,  a aderência geral dos funcionários ao Onboarding chegou a 97%. 
  • Mensalmente, o indicador de NPS alcança a zona de excelência, e no mês de junho o resultado chegou a 84. 

Como você já viu acima, a gamificação também já está sendo um sucesso. Os Queimers adoram fazer os conteúdos da plataforma para coletar cada vez mais Qmoedas! De acordo com o time, o plano agora é elaborar iniciativas para aumentar ainda mais o engajamento a partir dos insights que tiveram. 

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