Case Open Co

Como a Open Co transformou seus treinamentos obrigatórios

Publicado em 10/06/2022
  • 3 minutos de leitura

A Open Co é a maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, com mais de 200 mil clientes e 2 bilhões em crédito concedido. Não à toa, a equipe nos procurou com um grande desafio: realizar treinamentos obrigatórios com entrega rápida e conteúdo mais acessível. E, claro, com a cara da empresa! 

Em 6 meses, foram 4 treinamentos produzidos na ferramenta de autoria Applique e publicados na Plataforma LMS Mobiliza, já com resultados positivos no engajamento. 

Alguns destaques do projeto: 

  • Conteúdo divertido, que foge do “jurisdiquês”;
  • Duração curta dos treinamentos (no máximo 20 minutos);
  • Suporte da Mobiliza na implementação;
  • Produção rápida e com autonomia.
  • Uso intuitivo da plataforma LMS. 

Conheça os detalhes abaixo. 

A proposta

A Open Co precisa comprovar ao Banco Central e às instituições financeiras parceiras que seus colaboradores foram devidamente treinados. É uma exigência para negócios do segmento, que inclui temas como a prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo. 

Antes a empresa utilizava cursos obrigatórios comprados prontos. Porém, segundo Mariana Carrasco, Analista de Compliance da fintech: “Eram longos, com muita teoria, maçantes e não refletiam a nossa realidade!”.

Podemos entender essa divergência analisando os objetivos da marca. Fundada em 2021 a partir da fusão das empresas Geru e Rebel, a Open Co tem como missão transformar o crédito em uma ferramenta mais justa, flexível e acessível. Citando ela própria, “O tempo das dívidas caras, da burocracia e das portas fechadas acabou. O futuro agora é Open”. 

Formato e resultados 

Buscando melhorar esse cenário, o time de compliance (responsável por treinamentos obrigatórios na Open Co da área de compliance), decidiu customizar e produzir seus próprios treinamentos com a ajuda do time de design . Também queriam atender outra demanda: a certificação e comprovação de resultados. Depois de analisar algumas opções, optaram por contratar a ferramenta de autoria Applique e a Plataforma LMS Mobiliza.

“Eu precisava de um software intuitivo e friendly, pois não tenho formação em design ou T&D e precisava colocar os treinamentos no ar o quanto antes. Não poderia ficar 1 mês em treinamento. O time de implementação da Mobiliza me ajudou muito na produção do primeiro curso e depois meu time de design passou a dar apoio também!”, destacou Mariana. 

Hoje, os treinamentos obrigatórios da Open Co seguem uma linguagem simples, com menos “juridiquês”. Além disso, têm mais questões práticas e conectadas ao dia a dia do negócio, com no máximo 20 minutos de duração. Para isso, utilizam desde “piadas internas” até imagens e telas com as quais os colaboradores estão familiarizados. E não é só isso: um bônus ao final dos treinamentos apresenta 3 cards de séries,  filmes ou livros ligados ao tema em questão, como “House of Cards“.

Em 6 meses, 4 treinamentos foram produzidos: 

  • Treinamento de código de conduta;
  • Anticorrupção;
  • LGPD;
  • PLD/CFT – Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.

Agora, pretendem criar um time focado em T&D para também realizar outros tipos de treinamentos, como de soft skills ou de liderança. A ideia é sempre buscar feedbacks como os que o time de Compliance vem recebendo: “Hoje eu consigo até dar risada em um treinamento de PLD/CFT!”.

Conheça outros clientes que já
mobilizam pessoas com a gente

Jadlog VTEX