Case Portobello

Como a empresa acelerou a criação de treinamentos utilizando Conteúdos Customizados e Applique

Publicado em 24/02/2022
  • 4 min de leitura

No início de 2021, a Portobello nos procurou para a criação de um conteúdo customizado composto por 6 módulos com o tema “Processos Gate para as Lojas”. Apesar de terem um time robusto internamente, precisavam entregar esse material extenso em um prazo apertado. Por isso, entenderam que seria importante contar com o time e a expertise da Mobiliza. 

Para completar, concluíram que também fazia sentido contratar o Applique, ferramenta de autoria da Mobiliza. Assim conseguiriam reaproveitar as telas criadas nos cursos customizados e usá-las internamente na produção de cursos mais rápidos. Uma grande vantagem é que a própria equipe conseguiu desenvolver com facilidade e disponibilizar no LMS utilizado.

Abaixo detalhamos esse projeto e os resultados que fizeram a diferença no treinamento. 

Sobre a Portobello

Com mais de 40 anos de história e sede em Tijucas, Santa Catarina, a Portobello é hoje a maior empresa de revestimentos cerâmicos do Brasil. Além de atender o Brasil por meio de revendas multimarcas e atuar em outros países de todos os cinco continentes, a empresa também possui uma rede de franquias – a Portobello Shop.

Para garantir o bom funcionamento de toda essa estrutura, foram criados times com foco no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Um deles é responsável pelo treinamento dos franqueados e funcionários das lojas Portobello Shop. 

Demandas e necessidades

No geral, os treinamentos realizados por esse time são de caráter obrigatório, já que a grande maioria deles tem como objetivo padronizar o atendimento e processos das lojas da marca. Sendo assim, algumas das premissas do projeto eram: 

  • Treinamentos dinâmicos e objetivos;
  • Acesso fácil e de qualquer lugar;
  • Agilidade na produção de cursos;
  • Maior engajamento; 
  • Mais indicadores.

Resultados

1) Maior volume de cursos em menos tempo

De lá para cá, a Portobello já realizou 3 projetos de cursos customizados junto ao time Mobiliza e criou internamente mais de 20 treinamentos utilizando o Applique. 

Existia uma dificuldade na captação de conteúdo com as áreas. Portanto, o que mais gostaram no uso dos cursos customizados é que puderam se preocupar exclusivamente com a elaboração do conteúdo. Foi possível deixá-lo o mais redondo possível, sem se preocupar com a parte de DI e DG. Em outras palavras, assim pouparam tempo e mão de obra. 

2) Implantação fácil e com apoio do suporte

“Ficamos muito impressionados com o modelo de implantação do Applique no formato de consultoria. Nos auxiliou na adaptação do uso de acordo com a nossa forma de trabalho. Além da possibilidade de reutilizar projetos customizados feitos pelo estúdio Mobiliza!”, disse Taís Zucco, Analista de Educação Corporativa na Portobello. 

Ela já conhecia o Applique de outras empresas e estava sem um designer gráfico para auxiliar na criação. A Mobiliza pareceu a solução ideal para implantar rapidamente, sem perder a qualidade. Além do serviço em si, a Analista aprovou o atendimento, que descreveu como “impecável”. 

3) Maior engajamento e satisfação dos colaboradores 

A Portobello percebeu a necessidade de melhorar o engajamento a partir da avaliação dos franqueados, que considera um percentual dos cursos feitos. A qualidade dos treinamentos no Applique foi apontada como um dos fatores relevantes para a maior participação dos colaboradores. 

“Para nós, enquanto usuários da ferramenta, ela dá muitas possibilidades de uso interessantes, que casam com o olhar de DI. São diversos tipos de mídia, não deixando o treinamento repetitivo/cansativo. O público dá bastante valor!”, comentou Taís. 

Conheça outros clientes que já
mobilizam pessoas com a gente

Jadlog VTEX