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Treinamento de soft skills: o que é e como funciona

Treinamento de soft skills: o que é e como funciona

Líderes das áreas de T&D já devem saber – ou pelo menos deveriam – que o treinamento de soft skills deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade real das empresas.

Afinal de contas, o desenvolvimento dessas habilidades nos colaboradores é essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e, principalmente, profissionais produtivos, que consigam trabalhar em equipe e sejam proativos. 

Por isso, neste artigo, falaremos sobre quais soft skills devem ser desenvolvidas dentro do ambiente corporativo e algumas opções de treinamento para isso. Confira!

O que são soft skills?

Soft skills referem-se a habilidades pessoais, sociais e comportamentais que um indivíduo tem ou precisa ter para assumir determinada função. Elas influenciam a forma como o colaborador interage e lida com diferentes situações no trabalho. 

Portanto, de forma geral, as soft skills estão relacionadas a atitudes no dia a dia laboral e a forma de se relacionar com colegas de trabalho e líderes. 

São características adquiridas em experiências e vivências ao longo da vida, e que, por isso, não conseguem ser facilmente mensuráveis em um currículo.

No entanto, apesar de não serem quantificáveis, elas podem (e devem) ser desenvolvidas junto aos colaboradores para garantir os benefícios que podem proporcionar à empresa, como veremos adiante. 

Quais são as soft skills?

Existem diversas soft skills valorizadas no mercado e que, portanto, as empresas devem buscar formas de desenvolvê-las e aprimorá-las em seus colaboradores. 

A seguir, listamos algumas das principais:

1. Pensamento crítico

Essa habilidade envolve a capacidade de avaliar de forma objetiva as informações e, a partir disso, analisar riscos para tomar decisões assertivas, que preservem a segurança da empresa. Profissionais que possuem esta soft skill costumam implementar estratégias eficazes dentro da organização. 

2. Inteligência emocional

Ter essa habilidade implica em saber reconhecer e gerenciar melhor as próprias emoções. Para o ambiente de trabalho, isso é essencial, uma vez que permite ao colaborador gerir o seu estresse, manter a calma em situações emergenciais e dar suporte emocional aos colegas em momentos críticos. 

3. Criatividade

Profissionais criativos conseguem inovar e buscar melhorias contínuas para uma empresa, seja na sua área ou em outra. Por isso, o pensamento criativo é uma soft skill bastante valorizada no mercado. 

4. Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva é uma habilidade que possibilita ao colaborador ajustar o seu pensamento, mudar sua perspectiva e adaptar sua resposta diante de diferentes eventos. Ou seja, ele consegue transitar e se adaptar a mudanças de uma forma mais natural e com menos resistência. 

5. Colaboração

Também conhecida como “trabalho em equipe”, essa soft skill é essencial em qualquer ambiente corporativo. Primeiro, por possibilitar um espaço colaborativo mais saudável. Em seguida, por possibilitar a construção de um grupo produtivo e de alto rendimento, que consiga se unir em prol de objetivos comuns. 

6. Comunicação interpessoal 

Todo colaborador precisa se fazer entender de maneira clara e eficaz, assim como deve apreender de forma atenta tudo o que é dito – na escrita ou oralidade. Convém mencionar que ruídos na comunicação podem acarretar sérios problemas a uma empresa, daí a importância de ter profissionais com essa soft skill. 

7. Outras habilidades

Existem, ainda, outras habilidades sociocomportamentais que são tão valorizadas no ambiente corporativo quanto às mencionadas anteriormente, como:

  • Ética de trabalho
  • Empatia
  • Organização
  • Planejamento
  • Gerenciamento de tempo 
  • Proatividade
  • Liderança
  • Resolução de conflitos 
  • Resiliência 
  • Produtividade

Apesar de todas serem importantes, algumas farão mais sentido do que outras para diferentes áreas da empresa. Assim, são os líderes, alinhados com a equipe de T&D, que definirão o que precisa ser desenvolvido nos colaboradores de cada setor. 

Por que desenvolver soft skills nos colaboradores?

Apesar de os processos seletivos das empresas estarem cada vez mais refinados, é inegável que há uma necessidade de ajustar algumas competências e habilidades do colaborador depois que ele passa a fazer parte do quadro de funcionários. 

Nesse sentido, no caso específico das soft skills, pode-se dizer que esse desenvolvimento possibilita o alcance de diferentes pontos, sendo os principais:

  • Melhora no clima organizacional da empresa: as soft skills possibilitam que os funcionários adquiram habilidades sociocomportamentais importantes para a construção de um ambiente de trabalho saudável e harmônico, como comunicação assertiva, empatia e colaboração. 
  • Maior motivação dos colaboradores: ao perceber que a empresa se preocupa com o desenvolvimento de suas habilidades pessoais, o colaborador tende a ficar mais motivado, engajado e realizado. Tem-se, portanto, um ciclo motivacional a partir do treinamento corporativo
  • Aumento da produtividade: esse benefício é alcançado como consequência do aumento da motivação, bem como do desenvolvimento de habilidades importantes, como proatividade, criatividade e pensamento crítico.
  • Melhora na capacidade de liderança e gestão: muitos problemas nas organizações decorrem de lideranças ineficazes. Nesse sentido, com o desenvolvimento de algumas soft skills, os gestores passam a ter maior capacidade de gerenciamento e de conduzir as ações das equipes. 

Saiba mais em: Como fazer um treinamento de liderança de sucesso

Como desenvolver soft skills?

Uma vez que sabe-se que as soft skills são habilidades importantes para ajustar algumas condutas dos colaboradores dentro da empresa, o próximo passo é conhecer os possíveis caminhos para desenvolvê-las no ambiente corporativo. 

A seguir, apresentamos algumas opções que a equipe de T&D de uma empresa pode aplicar tanto de forma presencial quanto remota:

1. Palestras com profissionais bem-sucedidos 

Solicitar a profissionais experientes e bem-sucedidos que compartilhem suas experiências com os colaboradores da sua empresa é uma ótima forma de possibilitar o desenvolvimento das habilidades sociocomportamentais desses. 

Afinal, é comum que os palestrantes mencionem durante a exposição diferentes aptidões que o fizeram chegar em determinado lugar, o que, naturalmente, instiga cada indivíduo a buscar formas de desenvolvê-las. 

Vale lembrar que as palestras podem ser realizadas tanto virtual quanto presencialmente e é interessante que sejam periódicas para manter sempre o engajamento elevado entre as equipes.

2. Workshops 

Outro caminho possível para o desenvolvimento de soft skills são os workshops, uma vez que promovem interação e aprendizado ao mesmo tempo. 

Por serem dinâmicos e interativos, essa modalidade pode funcionar muito bem para explorar habilidades como criatividade e trabalho em equipe. 

Eles são comumente realizados em eventos, mas também podem ser oferecidos de forma isolada na empresa, sempre que os gestores sentirem a necessidade. 

3. Plano de desenvolvimento individual

Essa é uma ferramenta utilizada para traçar metas, ações e estratégias de crescimento profissional, que podem, portanto, incluir o desenvolvimento de habilidades com base nos interesses do colaborador, mas também de acordo com as demandas da empresa e dos gaps de competência

Assim, por meio do acordo entre ambas as partes, o profissional se desenvolve nas soft skills propostas em seu PDI. 

Leia mais em: Como fazer um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

4. E-learning  

Sem dúvidas, um dos melhores caminhos para desenvolver qualquer habilidade ou competência são os cursos, e sim, isso vale para as soft skills também. 

E aqui, estamos falando especificamente do e-learning, uma modalidade de aprendizagem a distância que possibilita aos colaboradores acessarem o conteúdo ofertado pela empresa de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Para contemplar as diferentes formas de ensinar e aprender e permitir que o profissional se sinta sempre engajado no desenvolvimento de suas habilidades, é possível investir em formas de e-learning distintas, como:

  • Trilhas de aprendizagem: caminho de estudos com diferentes recursos e composta por várias etapas. 
  • Gamificação: ensino de habilidades por meio de games, com atribuição de pontos e outros recursos interativos. 
  • Fast learning: ensino que prioriza a aquisição rápida de conhecimento por meio de técnicas específicas e estruturadas. 
  • Microlearning: estratégia que ensina pequenas unidades de informações de maneira concisa para que a assimilação seja mais fácil. 

Vale dizer que plataformas como a Mobiliza oferecem todos esses formatos em um único lugar, o que facilita e aprimora o treinamento de soft skills. 

Conheça os diferentes tipos de aprendizagem no ambiente corporativo  

Como funciona um treinamento de soft skills?

De forma geral, o treinamento de soft skills envolve a aplicação de conteúdo – em formato de vídeo, áudio e/ou material escrito – seguidas de avaliações para inferir se o indivíduo conseguiu ter um bom aproveitamento do que foi ensinado. 

Você pode realizá-lo periodicamente e abordar diferentes habilidades e temas, como liderança, comunicação, colaboração, criatividade, entre outros.

Nesse cenário, a Mobiliza é a escolha ideal para implementar os seus treinamentos de soft skills. Isso porque ela é uma plataforma LMS que oferece trilhas de aprendizagem com cursos prontos para capacitar os seus colaboradores. 

Sim, em nossa plataforma, você encontra cursos totalmente prontos voltados para o desenvolvimento de diferentes soft skills, como:

  • Inteligência emocional;
  • Liderança e desenvolvimento de carreira;
  • Produtividade e alta performance; 
  • Tomada de decisões;
  • Pensamento crítico e clareza mental; 
  • Criatividade e inovação, e muito mais!

Dessa forma, basta escolher aqueles que você deseja oferecer aos seus colaboradores, adicionar a identidade visual da sua empresa e disponibilizá-los!

Tudo muito simples, rápido, prático e seguro e com certificação automática! 

Portanto, conheça hoje mesmo os cursos prontos da Mobiliza e capacite os seus colaboradores com diferentes soft skills!  

Mais de 430 cursos prontos para acelerar a capacitação de seus colaboradores. Conheça os cursos!
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João Romão
Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.
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