Imagine a seguinte situação: Ana, analista de treinamentos de uma empresa de automóveis, realizou um treinamento para o time de vendas sobre um novo carro. Dois meses depois, o produto está sendo lançado e, agora que os vendedores vão colocar o conhecimento em prática, Ana percebeu que eles já não se lembram das principais informações.
Por isso, quando falamos sobre como as pessoas aprendem, precisamos abordar a Curva do Esquecimento. Você já ouviu falar dela? E sabe como o esquecimento interfere nas suas ações de T&D? Continue lendo que esse é o tema do nosso artigo de hoje!
O que é a Curva do Esquecimento?
A Curva do Esquecimento é uma teoria antiga, que foi apresentada em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus. Essa teoria é a base que usamos para entender como funciona o esquecimento e, consequentemente, o aprendizado.
Você já parou para pensar em quanta informação coletamos no nosso dia? Assistimos a vídeos, acessamos redes sociais, conversamos com colegas e familiares, lemos notícias, enfim… é muita coisa! E não queremos armazenar tudo na nossa memória, não é mesmo? Desejamos que os aprendizados mais importantes estejam disponíveis facilmente, assim que precisarmos.
Por isso, o nosso cérebro prioriza aquilo que ele considera relevante, usando o processo de esquecimento: todas as informações com as quais não temos contato intenso ou recorrente, em pouco tempo, são esquecidas.
Quanto mais tempo nós ficamos sem ter contato com o que aprendemos, mais esquecemos aquilo que tínhamos estudado.
Logo após termos contato com um conteúdo, nossa retenção de conhecimento começa a cair e só vai aumentar quando tivermos contato novamente com esse conteúdo.
Como podemos observar, o contato com as mesmas informações após um período de tempo reforça a aprendizagem e diminui o esquecimento. Nosso cérebro tenta esquecer as informações, mas o contato recorrente faz com que a Curva do Esquecimento fique cada vez menos acentuada e o conteúdo seja lembrado, cada vez mais, por um período mais longo de tempo.
A Curva do Esquecimento interfere em todo tipo de informação que o cérebro recebe. Portanto, também influencia os treinamentos que você está aplicando aí na sua empresa.
Você também pode gostar: Fast learning: ensino rápido e eficaz para o treinamento corporativo
Como minimizar os efeitos da Curva do Esquecimento?
Um treinamento corporativo de sucesso precisa entregar resultados. Como vimos no exemplo da Ana, aprender sobre o novo carro foi importante para os vendedores conhecerem o produto, mas faltaram ações de reforço, já que os colaboradores não conseguiram reter as informações por tempo suficiente para aplicá-las quando precisaram.
A retenção de conteúdo ocorre por meio de duas formas: recorrência e intensidade. Ou seja, experiências mais marcantes (intensas) e conteúdos que são vistos mais de uma vez (recorrentes) tendem a ser lembrados.
Por isso, dizemos que a aprendizagem não é um evento único.
É necessário fazer com que os colaboradores relembrem o material, tendo novo contato com o mesmo tema, só que cada vez de uma forma diferente. Para isso, você pode usar diversos formatos de conteúdo e criar ações de reforço. Por exemplo, primeiro disponibilizar um e-learning, depois enviar um vídeo e, após um tempo, encaminhar um quiz, elaborando o que chamamos de Jornada de Aprendizagem.
Nos projetos que desenvolvemos para os nossos clientes, gostamos de dividir o assunto em partes menores, usando mídias diferentes, como telas de e-learning, vídeos animados e atividades que simulam uma situação para o colaborador aplicar o conhecimento. Também preparamos materiais como quizzes com questões mais objetivas e pontuais, além de resumos em PDF para resgatar o assunto abordado no conteúdo.
Conclusão
O esquecimento acontece porque o nosso cérebro entende que não precisa guardar informações que não são usadas. Se não estamos colocando em prática o que aprendemos, o cérebro não faz uso do conhecimento. Então, para ter uma maior retenção de conteúdo, é necessário estimular a memória ao longo do tempo.
Por isso, prepare pequenas ações para reforçar o aprendizado e melhorar os resultados da equipe com o objetivo de ter treinamentos realmente efetivos!
Ahh… queremos conhecer a sua realidade também! Conte pra gente se você desenvolve diferentes formatos de conteúdo e aplica ações de reforço na sua estratégia de treinamento e desenvolvimento.
Leia também: Treinamento Corporativo: Tudo Sobre Curva de Aprendizagem