As empresas buscam constantemente métodos eficazes para incentivar seus colaboradores, melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados. Nesse contexto, o ciclo motivacional surge como uma ferramenta estratégica poderosa para treinamentos corporativos.
Certamente, compreender como esse ciclo funciona permite identificar os fatores que impulsionam os profissionais a agir, persistir e evoluir dentro de suas funções ou, até mesmo, em momentos de aprendizagem.
Para entender melhor, continue a leitura do artigo e veja como o ciclo motivacional pode ser usado em treinamentos.
O que é o ciclo motivacional?
O ciclo motivacional tem o intuito de impulsionar o comportamento humano em busca da satisfação de necessidades. Basicamente, ele começa com um estímulo ou desejo, seguido por uma ação direcionada para alcançar determinado objetivo.
Ao atingir esse objetivo, a pessoa experimenta uma sensação de satisfação, que pode gerar novos desejos, reiniciando o ciclo.

No contexto corporativo, esse ciclo se torna essencial para manter os colaboradores produtivos e engajados em cursos ou treinamentos.
A motivação é alimentada por estímulos adequados, reconhecimento, desafios e recompensas. Quando esse ciclo se rompe ou não é bem gerenciado, o desinteresse e a baixa performance tendem a aparecer.
Então, as empresas que compreendem e aplicam o ciclo motivacional em suas estratégias de treinamento e gestão conseguem reter talentos, aumentar a produtividade e fortalecer a cultura organizacional. Com essa abordagem, os líderes conseguem tornar o ambiente de trabalho mais propício ao crescimento profissional.
O que é e como o ciclo motivacional funciona?
O ciclo motivacional representa as etapas pelas quais um indivíduo passa desde a percepção de uma necessidade até a satisfação (ou frustração) dessa necessidade. Como falamos anteriormente, ele é composto por seis fases principais.
- Equilíbrio Interno
O equilíbrio interno representa um estado de normalidade e estabilidade.
Imagine uma gestora de RH que tem sua rotina bem definida em períodos de recrutamento e seleção: ela chega ao trabalho, analisa currículos, conduz entrevistas e acompanha o desempenho dos colaboradores. Ao final do expediente, sente que cumpriu suas responsabilidades diárias.
- Estímulo/Incentivo
O estímulo é qualquer fator interno ou externo que rompe o equilíbrio e cria uma necessidade.
No caso da gestora de RH, ela pode receber a missão de implementar um novo sistema de recrutamento digital. Esse desafio gera uma nova necessidade: ela percebe que precisa aprender a utilizar a ferramenta de forma eficaz.
- Necessidade
A necessidade surge da percepção de que algo está em falta.
No nosso exemplo, a gestora pode sentir que precisa de treinamento para operar o novo sistema ou que falta tempo para se adaptar à mudança. Essa necessidade a impulsiona a buscar uma solução.
- Tensão
Quando a necessidade não é atendida imediatamente, surge um estado de tensão. Vale ressaltar que não precisa ser uma grande tensão, mas apenas algum desconforto pela nova realidade.
A gestora pode sentir ansiedade ao perceber que precisa entregar resultados rapidamente, mas ainda não domina completamente o novo sistema.
- Comportamento/Ação
Diante da tensão, o indivíduo busca agir para resolver o problema e restaurar o equilíbrio.
A gestora, por exemplo, pode decidir fazer um treinamento sobre o novo sistema ou pedir suporte a um colega que já o domina.
Leia também: 3 principais formas de incentivar o protagonismo dos colaboradores na sua empresa
- Satisfação ou Frustração
Se a necessidade for atendida, a tensão desaparece e dá lugar ao sentimento de satisfação. Mas, se a necessidade não for atendida, a tensão transforma-se em frustração, podendo gerar uma conformidade com o resultado, ou até mesmo, conflitos internos pela não satisfação das necessidades.
Aqui, entra o papel da gestão e liderança para entender o cenário, reorganizar as ações e reiniciar um ciclo motivacional em busca da satisfação como resultado.
No nosso exemplo, se a necessidade da gestora de RH não for atendida, ela pode sentir-se frustrada e para reestabelecer o equilíbrio ela irá buscar novas soluções para compreender o sistema e implementá-lo, como entrar em contato com o suporte da ferramenta.

Como motivar uma equipe para realizar os treinamentos corporativos?
Diferente do que as gestões de RH antigas pensavam, motivar uma equipe exige mais do que apenas oferecer bônus financeiros.
É preciso entender o que realmente impulsiona os colaboradores, considerando suas necessidades, valores e metas. Isso é possível por meio da aplicação do ciclo motivacional de maneira consciente. Com isso, os líderes conseguem alinhar os objetivos da empresa com os objetivos individuais dos profissionais.
Uma das estratégias mais eficazes de motivação é investir na gamificação em treinamento corporativo. Utilizar uma plataforma LMS que oferece opções de gamificação permite transformar treinamentos em experiências envolventes, como pontuações, recompensas, rankings e desafios colaborativos.
Outro fator importante é garantir que os treinamentos estejam adaptados aos diferentes tipos de aprendizagem como o visual, auditivo, cinestésico e leitura/escrita.
Certamente, respeitar essas preferências melhora a absorção de conteúdo e o desempenho geral. Com ações alinhadas ao ciclo motivacional, a equipe se desenvolve de forma contínua e autônoma.
Gamificação com recompensas
A gamificação com recompensas é uma das formas mais eficazes de ativar o ciclo motivacional nas equipes.
Nesse caso, o ideal é ter metas claras e oferecer incentivos tangíveis ou simbólicos, como pontos, medalhas ou até reconhecimento em reuniões.
Com isso, os colaboradores sentem-se mais envolvidos nos treinamentos corporativos que são propostos pela empresa. O desejo por recompensas ativa o ciclo motivacional, incentivando a ação e reforçando o comportamento produtivo.
Certamente, o gestor de RH vai precisar de uma boa plataforma de treinamento corporativo com gamificação para tornar essa experiência mais dinâmica e padronizada.
Boas ferramentas permitem personalizar missões, acompanhar o progresso em tempo real e adaptar os desafios às habilidades de cada colaborador. Isso mantém o interesse constante e promove um senso de conquista que estimula novas metas.
Tipos de recompensas na gamificação do treinamento corporativo
As recompensas podem ser tangíveis e intangíveis, alguns exemplos são:
- Financeiro como gifts cards, bônus no pagamento ou até mesmo aumento salarial;
- Prêmios para os colaboradores que se destacaram ao aplicar o conhecimento do treinamento no dia a dia da empresa;
- Certificados que elevam as habilidades e competências do profissional na área;
- Sistema de pontos com troféus e medalhas que reconhece publicamente os esforços dos colaboradores;
- Reconhecimento verbal em feedbacks, reuniões e eventos da empresa.
Saiba mais: Gamificação em treinamentos corporativos, o guia completo
O acompanhamento para as recompensas são realizados dentro da plataforma LMS, seja por meio de rankings ou relatórios personalizados sobre o avanço nas trilhas de aprendizagem.
Aprendizado aplicado à realidade da equipe
Outro ponto-chave para manter o ciclo motivacional é garantir que os treinamentos estejam conectados ao dia a dia da equipe.
Quando os colaboradores percebem que o conhecimento adquirido é aplicável diretamente em suas funções, eles se sentem mais motivados a aprender e colocar em prática o que foi ensinado.
Portanto, treinamentos personalizados, que consideram os desafios reais enfrentados pela equipe, fazem com que os profissionais se sintam mais compreendidos e, consequentemente, motivados.
Além disso, incorporar diferentes formatos para passar as informações nos treinamentos garante que todos absorvam melhor o conteúdo, como utilizar vídeos, simulações, jogos e tarefas práticas que atendam às necessidades de diferentes perfis, reforçando o aprendizado e estimulando a ação.
Tudo isso reduz resistências e aumenta o engajamento da equipe.
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Feedback e reconhecimento público
O feedback é um dos elementos mais importantes para manter o ciclo motivacional ativo. Isso porque ele ajuda os colaboradores a entenderem seus pontos fortes, identificar áreas de melhoria e visualizar o caminho para alcançar seus objetivos.
No entanto, para surtir efeito, o feedback precisa ser assertivo e construtivo.
Além disso, também pode ser interessante valorizar o esforço e as conquistas da equipe diante dos demais. Assim, você eleva a autoestima dos colaboradores, incentiva a repetição de comportamentos positivos e fortalece o senso de pertencimento. Portanto, veja agora mesmo como funciona a solução de gamificação da plataforma de treinamentos Mobiliza e garanta colaboradores mais envolvidos nas ações educacionais.