A Open Co é a maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, com mais de 200 mil clientes e 2 bilhões em crédito concedido. Não à toa, a equipe nos procurou com um grande desafio: realizar treinamentos obrigatórios com entrega rápida e conteúdo mais acessível. E, claro, com a cara da empresa!
Em 6 meses, foram 4 treinamentos produzidos na ferramenta de autoria Applique e publicados na Plataforma LMS Mobiliza, já com resultados positivos no engajamento.
Alguns destaques do projeto:
- Conteúdo divertido, que foge do “jurisdiquês”;
- Duração curta dos treinamentos (no máximo 20 minutos);
- Suporte da Mobiliza na implementação;
- Produção rápida e com autonomia.
- Uso intuitivo da plataforma LMS.
Conheça os detalhes abaixo.
A proposta
A Open Co precisa comprovar ao Banco Central e às instituições financeiras parceiras que seus colaboradores foram devidamente treinados. É uma exigência para negócios do segmento, que inclui temas como a prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo.
Antes a empresa utilizava cursos obrigatórios comprados prontos. Porém, segundo Mariana Carrasco, Analista de Compliance da fintech: “Eram longos, com muita teoria, maçantes e não refletiam a nossa realidade!”.
Podemos entender essa divergência analisando os objetivos da marca. Fundada em 2021 a partir da fusão das empresas Geru e Rebel, a Open Co tem como missão transformar o crédito em uma ferramenta mais justa, flexível e acessível. Citando ela própria, “O tempo das dívidas caras, da burocracia e das portas fechadas acabou. O futuro agora é Open”.
Formato e resultados
Buscando melhorar esse cenário, o time de compliance (responsável por treinamentos obrigatórios na Open Co da área de compliance), decidiu customizar e produzir seus próprios treinamentos com a ajuda do time de design . Também queriam atender outra demanda: a certificação e comprovação de resultados. Depois de analisar algumas opções, optaram por contratar a ferramenta de autoria Applique e a Plataforma LMS Mobiliza.
“Eu precisava de um software intuitivo e friendly, pois não tenho formação em design ou T&D e precisava colocar os treinamentos no ar o quanto antes. Não poderia ficar 1 mês em treinamento. O time de implementação da Mobiliza me ajudou muito na produção do primeiro curso e depois meu time de design passou a dar apoio também!”, destacou Mariana.
Hoje, os treinamentos obrigatórios da Open Co seguem uma linguagem simples, com menos “juridiquês”. Além disso, têm mais questões práticas e conectadas ao dia a dia do negócio, com no máximo 20 minutos de duração. Para isso, utilizam desde “piadas internas” até imagens e telas com as quais os colaboradores estão familiarizados. E não é só isso: um bônus ao final dos treinamentos apresenta 3 cards de séries, filmes ou livros ligados ao tema em questão, como “House of Cards“.
Em 6 meses, 4 treinamentos foram produzidos:
- Treinamento de código de conduta;
- Anticorrupção;
- LGPD;
- PLD/CFT – Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo.
Agora, pretendem criar um time focado em T&D para também realizar outros tipos de treinamentos, como de soft skills ou de liderança. A ideia é sempre buscar feedbacks como os que o time de Compliance vem recebendo: “Hoje eu consigo até dar risada em um treinamento de PLD/CFT!”.