>
>
O que é e como reduzir o turnover

O que é e como reduzir o turnover

Quando o índice de turnover  em uma empresa é alto, um sinal de alerta é imediatamente aceso. Todos os setores envolvidos, dos Recursos Humanos às lideranças, precisam parar e analisar o cenário para melhor compreendê-lo e assim definir as estratégias para resolver esse problema. 

O que é turnover?

Quando falamos em turnover no contexto das organizações estamos falando de uma métrica que obrigatoriamente precisa constar no radar da área de Recursos Humanos. 

Essa métrica indica basicamente o tempo em que um funcionário antigo é substituído por um novo. Ou seja, é um indicador que espelha a rotatividade de pessoas na empresa. Por isso, se traduzirmos o termo, ele significará renovação.

Agora, analisar essa métrica depende do contexto. Qual o tipo de empresa? Qual o perfil profissional desejado? Qual o impacto nos custos operacionais o índice de turnover gera? São esses e outros questionamentos que são necessários antes de considerarmos o turnover como o “grande vilão” das corporações.

E para melhor compreendermos esse cenário, precisamos conhecer quais são os tipos e subtipos de turnover existentes.

Quais tipos de turnover existem?

Para fins didáticos, classificamos o turnover em duas categorias principais: voluntário e involuntário. A seguir, falamos melhor sobre cada um deles:

Turnover voluntário

O turnover voluntário, como o nome já deixa claro, é quando o colaborador decide que não fará mais parte de uma empresa ou que não tem mais o desejo de entrar para o seu time, quando em casos de um candidato desistir da vaga para a qual foi selecionado.

Esse tipo de turnover é mais comum em níveis hierárquicos mais especializados de profissionais, onde geralmente estão pessoas com maior qualificação, como ensino superior, por exemplo.

Turnover involuntário

Já no caso do tipo involuntário, ele decorre na maioria dos casos do fato do empregado apresentar um baixo rendimento, não atender às expectativas geradas no momento da contratação ou até mesmo em casos de reestruturação da empresa, como em casos de redução de custos com folha de pagamento ou mudanças na estrutura organizacional. 

Ou simplesmente pelo fato daquela função, dentro de um novo cenário, não fazer mais sentido à empresa e sua operação.

As estratégias de como lidar com cada um desses são diferentes. Mas, em todos os casos, é necessário que os envolvidos no processo tomem ciência dos motivos geradores deste turnover, para compreender o contexto.

Turnover funcional e disfuncional

Dentro do turnover voluntário existem subtipos: o turnover funcional e o disfuncional. E cada um deles merece uma atenção diferenciada.

  • No caso do turnover funcional, o colaborador, por entender que não está entregando no nível exigido pela empresa, por uma decisão pessoal, solicita a sua saída da empresa. Para esta pode ser uma oportunidade, pois evita assim uma situação muitas vezes desgastante, tanto no nível administrativo (trâmites demissionais), quanto de relacionamento e até mesmo imagem corporativa.
  • Já no caso do turnover disfuncional o cenário é diferente. Aqui a decisão do empregado sair não é em função da sua performance, mas por conta da empresa em si. 

Ou seja, a companhia foi incapaz de, mesmo tendo uma pessoa de grande valor e com grande capacidade de contribuir com o seu crescimento, não conseguiu garantir muitas vezes as mínimas condições para mantê-lo em seu quadro. Ou seja, ele prefere sair da empresa a continuar a trabalhar naquela situação.

Da mesma forma que no caso dos turnovers voluntários e involuntários, as estratégias de tratamento dos problemas gerados pelos turnovers funcional e disfuncional serão diferentes. 

No primeiro o olhar pode ser voltado para a forma como o recrutamento e seleção estão ocorrendo, o que pode gerar a contratação de profissionais com performance abaixo do necessário. 

Já no segundo o foco será para a empresa e sua estrutura de benefícios e estratégias de retenção, de acordo com a função e da sua relevância para a organização. 

Perder um grande talento pode resultar em perda da produtividade, interrupção de projetos estratégicos ou mesmo a necessidade de adaptação de uma determinada estrutura organizacional para que esta não pare até que um novo colaborador seja contratado.

Como calcular a rotatividade de funcionários?

Como já dito, turnover é uma métrica e deve constar no radar do RH. E para que o seu monitoramento seja possível, precisamos ter claro e de fácil acesso os dados de entrada e saída de colaboradores.

O cálculo será feito da seguinte forma: será encontrada a média entre a quantidade de entradas e saídas de colaboradores. Este número será dividido pela quantidade de funcionários da empresa e por fim o resultado desta conta será multiplicado por 100, para que se tenha o percentual. Veja abaixo como fica a fórmula:

Fórmula mostra como deve ser feito o cálculo do índice de turnover de uma empresa

Vejamos um exemplo:

A empresa Lemmon Pepper no mês de novembro contratou 20 colaboradores, mas sofreu a perda de outros 8. No total ela tem em seu quadro 140 funcionários. Neste cenário, temos:

Fórmula mostra exemplo de como deve ser feito o cálculo do índice de turnover de uma empresa

Ou seja, o índice de turnover naquele momento é de 10% do quadro. E o que quer dizer isso? De forma isolada, esse índice pode não representar nada. 

Por isso, para a sua correta análise devemos considerar outras métricas, como taxa geral de rotatividade, taxa geral de retenção, rotatividade voluntária, dentre outras.

Dependendo do cenário ou mesmo o tipo de negócio, talvez um turnover nesse nível não seja considerado crítico. Mas, como já dito, as suas causas precisam ser conhecidas e definidas estratégias para o seu tratamento. Assim, precisamos conhecer as principais causas.

Causas do turnover

Conhecer as causas que motivam o turnover é como fazer um mergulho profundo na forma como a empresa se organiza, como é a sua cultura organizacional, como são os relacionamentos entre os colaboradores e até mesmo o tipo de estrutura física e tecnológica é fornecida a eles. 

São vários aspectos. Mas, aqui, vamos nos concentrar em alguns deles.

Perfil e desalinhamento de expectativas

O processo de Recrutamento e Seleção (R&S) deve ser conduzido da melhor maneira possível. Aqui é necessária a sinergia entre a área demandante da contratação e o RH. Um processo bem realizado começa com um perfil profissional bem definido. 

A partir deste perfil é que o processo de R&S terá início. E caberá ao profissional que assume a demanda como recrutador buscar o melhor candidato, aquele que está alinhado com o perfil desenhado, mas que também apresente o chamado fit cultural. Ou seja, que ele está em sintonia com a cultura organizacional da empresa.

Porém, expectativas são criadas em ambos os lados da mesa. Assim como o recrutador, ao apontar um candidato como sendo a melhor opção para aquela vaga gerará expectativas na área demandante, o selecionado também esperará que tudo o que foi prometido seja cumprido pela empresa. 

Nada mais decepcionante para um colaborador ao iniciar as suas atividades na empresa e descobrir que o quadro “pintado” pelo recrutador e demais envolvidos no processo de R&S não é bem aquele.

Falta de oportunidades

Outro ponto relevante é a falta de oportunidades. Pessoas com perfil de alto desempenho tendem a procurar formas de mostrarem que são capazes de absorver novos desafios, sejam projetos mais complexos ou até mesmo subir na hierarquia.

Se a empresa não possibilita isso, seja por conta de uma estrutura organizacional que não foi bem desenhada,  em casos onde parentes assumem preferencialmente cargos de liderança ou ainda quando a empresa não possui um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) que deixe claro aos colaboradores os caminhos que ele poderá percorrer dentro da empresa, tudo isso pode ser motivo para a saída de grandes talentos.

Falta de desenvolvimento

Para crescerem e desempenharem melhor as suas atividades, os colaboradores precisam de oportunidades de desenvolvimento. Neste caso, processos de treinamento de desenvolvimento (T&D) são fundamentais para garantir isso.

Porém, a empresa que não investe nessa área pode, além de sofrer com a baixa produtividade em função da falta de capacitação dos seus funcionários, também perder pessoas para outras empresas que oferecem oportunidades de treinamentos, mentorias e outras estratégias.

Liderança 

O estilo de liderança está intimamente ligado ao turnover. Como as lideranças conduzem os seus times poderá definir se um colaborador ficará ou não em uma equipe, ou mesmo na empresa.

Um gerente funcional tóxico, que trata mal os liderados, que cria um clima de terror, falta de clareza nas demandas e cobranças excessivas e sem fundamento são alguns dos pontos que podem levar um empregado a pedir o desligamento da empresa.

Sobrecarga, desgaste físico e emocional

O colaborador é altamente demandado. Trabalho em excesso, horas extras sem fim, cobranças excessivas e clima organizacional ruim podem gerar na pessoa um quadro de burnout. E esse é um problema sério, pois afeta a saúde de maneira global, ou seja, tanto física quanto emocional. 

Quando isso ocorre, o afastamento do funcionário será quase certo. E se o quadro persistir, será quase certo que ele saia do quadro.

Como resolver esses problemas?

Primeiramente é necessário definir em que nível esse turnover é um problema. E isso vai de análise por análise. O perfil da organização vai ditar muito sobre isso.

Ao saber o contexto em que o índice de turnover chega naquele ponto também é de suma importância. Quais são os verdadeiros motivos?

Conhecendo os motivos, é necessário definir uma série de estratégias para eliminar ou ao menos mitigar os riscos. E como estratégias temos muitas. 

Desde treinamentos até mesmo uma revisão de processos internos, chegando até mesmo ao ponto de determinados colaboradores serem desligados, pois o seu perfil acaba prejudicando o bom andamento da empresa. 

Então, analise bem os dados, conheça bem a empresa e busque a parceria das lideranças para que juntos criem as soluções para lidarem com o problema do turnover.

Compartilhe
Pedro Furquim
Consultor e designer instrucional. Com 14 anos de experiência em educação a distância, produção de materiais didáticos e gestão de projetos e 21 anos de experiência com treinamentos.
CTA
Conheça os cases

Assine nossa newsletter

Estamos comprometidos em ser o parceiro de confiança que o seu time de T&D precisa, focando em um relacionamento sólido e duradouro.

Conhecemos os desafios brasileiros de gestão, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Seja em T&D ou RH, sabemos como a ineficiência pode levar a baixos resultados, rotatividade alta e vulnerabilidade. Por isso criamos nossas soluções:

Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
  • Como mudar e prosperar com mudanças?

Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
  • Como tomar decisões certas

Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
  • O poder da reciprocidade na influência
  • Compromisso e coerência
  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
  • O poder dos seus relacionamentos fracos
  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
  • Neurociência

Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

Acesse o catálogo de Cursos Prontos

Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções