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Soft e hard skills: diferenças e exemplos

Soft e hard skills: diferenças e exemplos

Toda gestão de T&D e RH deve conhecer e compreender a fundo as soft e hard skills, incluindo suas diferenças e a importância delas para o alcance de metas e resultados na organização. 

Afinal de contas, ambas referem-se a habilidades importantes que devem ser consideradas tanto na hora da contratação de novos funcionários quanto no momento de capacitar os colaboradores ao longo da jornada desses dentro da empresa. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que são essas habilidades, dar exemplos e dicas de como desenvolvê-las dentro da empresa e trazer um quadro comparativo das suas principais diferenças. Confira!

O que são soft e hard skills?

De forma geral, soft e hard skills são habilidades que todo profissional precisa ter (e desenvolver) para ocupar determinado cargo em uma empresa. 

Nesse sentido, as soft skills consistem em habilidades pessoais, sociais e comportamentais que um indivíduo tem. 

São características adquiridas ao longo da vida – desde a infância -, em experiências e vivências, e que, por isso, não podem ser verificadas em uma certificação, mas sim por meio de conversas, entrevistas e dinâmicas, por exemplo. 

Convém mencionar que justamente por serem subjetivas, as soft skills costumam ser mais difíceis de se avaliar em um processo seletivo. 

Por outro lado, as hard skills referem-se a habilidades técnicas de um profissional que foram aprendidas em cursos, treinamentos, workshops, etc. 

Desse modo, essas aptidões podem ser comprovadas em diplomas, currículos, portfólios e certificados, sendo, assim, objetivas e mais facilmente mensuráveis. 

Leia também: O que são Gaps de Competência e como resolvê-los

Exemplos de soft skills

Para que seja possível visualizar as soft skills de forma mais clara, trouxemos alguns exemplos dessa habilidade, que é de cunho pessoal, social e comportamental: 

  • Liderança
  • Ética de trabalho
  • Comunicação interpessoal 
  • Empatia
  • Flexibilidade e adaptabilidade 
  • Trabalho em equipe 
  • Organização
  • Planejamento
  • Pensamento criativo 
  • Pensamento crítico
  • Gerenciamento de tempo 
  • Inteligência emocional 
  • Proatividade
  • Resolução de conflitos 

Essas aptidões podem até ser citadas em um currículo ou carta de apresentação por um profissional. No entanto, cabe ao recrutador comprovar a sua existência ou não e, ainda, analisar e perceber a existência de outras soft skills não mencionadas. 

Exemplos de hard skills

Por outro lado, as hard skills apresentam uma infinidade de possibilidades, uma vez que dependem da área na qual o profissional precisa atuar. Ou seja, para cada cargo, existem aptidões técnicas essenciais que precisam ser desenvolvidas: 

No entanto, para exemplificar, listamos algumas das mais comuns exigidas no mercado de trabalho:

  • Graduação em determinado curso;
  • Pós-graduação (mestrado, doutorado e MBA); 
  • Fluência em idiomas;
  • Capacidade de trabalhar com dados e planilhas; 
  • Escrita criativa; 
  • Domínio de informática (básico, intermediário ou avançado);
  • Usabilidade em determinado software; 
  • Certificação em marketing digital; 
  • Certificação em banco de dados, etc.

Por que e como desenvolver hard e soft skills para a empresa?

Como mencionamos, as soft e hard skills não devem ser consideradas apenas em processos seletivos para a contratação de colaboradores; elas devem compor os projetos de treinamento e desenvolvimento de toda e qualquer empresa. 

E isso por diversos e importantes motivos, como:

  • Melhora no clima organizacional da empresa: esse é um benefício proporcionado sobretudo pelas soft skills, uma vez que elas possibilitam que os funcionários adquiram habilidades sociocomportamentais importantes para a construção de um ambiente de trabalho saudável e harmônico. 
  • Maior satisfação dos colaboradores: ciclo motivacional e treinamento corporativo andam juntos. Afinal de contas, ao perceber que a empresa oferece capacitações para que se torne um profissional cada vez mais qualificado, o colaborador tende a ficar mais motivado, engajado e realizado na organização. 
  • Melhora da performance dos colaboradores: esse benefício é alcançado como consequência do aumento da motivação dos funcionários, bem como da aquisição de habilidades importantes para a entrega de resultados. 
  • Alcance de metas e resultados mais rápido: o desenvolvimento de competências e habilidades no ambiente corporativo promove um fortalecimento interno e externo da empresa, o que contribui para o alcance de metas e resultados de forma mais eficaz e ágil.  

Mas como, então, desenvolver as soft e hard skills na minha empresa?

Para responder a essa dúvida, temos alguns caminhos possíveis, que variam: alguns são mais indicados para as habilidades técnicas enquanto outros mais apropriados para as habilidades pessoais. 

A seguir, listamos os principais de forma clara:

Desenvolvimento de soft skills

  1. Treinamento e desenvolvimento: esse é um dos principais caminhos para o desenvolvimento de soft skills. Aqui, a empresa pode oferecer mentorias, workshops e cursos de habilidades interpessoais (especialmente no formato fast learning). 
  2. Comunicação aberta: gestores precisam ter uma comunicação aberta e direta na empresa, em que o feedback surja sempre como forma de orientar os colaboradores sobre erros e acertos e caminhos para melhorar algumas habilidades. 
  3. Colaboração entre equipes: promover, sempre que possível, o trabalho em equipe e, inclusive, o intercâmbio de diferentes áreas contribui para o desenvolvimento de diferentes aptidões, como atuação em equipe e empatia.

Desenvolvimento de hard skills

  1. Treinamento corporativo: aqui o T&D também é imprescindível para a transmissão de conhecimento técnico aos colaboradores. Portanto, podem ser oferecidos cursos em plataforma LMS com emissão automática de certificados – como na Mobiliza, além de palestras e workshops.
  2. Incentivo ao estudo: além da capacitação interna, a organização também pode criar parcerias com faculdades e cursos de pós-graduação para que o colaborador receba descontos na mensalidade desses. Além disso, pode criar planos de carreira que proponham o aumento salarial diante do alcance de algum novo nível de escolaridade, por exemplo.

Assim, a partir desses caminhos, torna-se possível desenvolver as soft e hard skills dentro da empresa e possibilitar o alcance de benefícios incríveis como os mencionados aqui.

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Quais as diferenças entre hard skills e soft skills? 

Ainda com dúvida sobre a distinção entre soft e hard skills? Preparamos uma tabela comparativa que, com certeza, te ajudará a identificar melhor os pontos que diferem essas duas importantes habilidades: 

SOFT SKILLSHARD SKILLS
Habilidades comportamentais Habilidades técnicas
Não colocamos no currículoColocamos no currículo
Subjetiva e facilmente qualificáveisObjetiva e facilmente quantificáveis 
Desenvolvidas por meio das experiências de vida e relações sociaisAdquiridas por meio de educação técnica e aperfeiçoadas na prática 
Aptidões mentais, emocionais e sociais Aptidões técnicas e certificadas
Necessárias para a construção de uma carreira Necessárias para o desempenho de uma função
As empresas podem oferecer cursos, mentorias e um ambiente positivo para desenvolvê-las entre os colaboradores As empresas podem oferecer cursos e incentivos de estudo, como descontos em faculdades, para desenvolvê-las entre os colaboradores
Ex.: Liderança, inteligência emocional, comunicação e proatividadeEx.: Graduação, fluência em idiomas e usabilidade do Excel

Qual é a importância da combinação de hard e soft skills?

Alguns líderes podem achar que as hard skills são mais importantes que as soft skills ou vice-versa. Acontece que essa é uma visão bastante equivocada. 

Isso porque esses dois segmentos de habilidades são complementares e devem agir em conjunto para que um colaborador consiga cumprir de forma eficaz, satisfatória e produtiva com suas funções. 

Nesse sentido, apesar de as habilidades técnicas serem essenciais para realizar tarefas específicas de um determinado cargo, sozinhas elas não são suficientes para garantir um ambiente de trabalho saudável, entregas dentro do prazo, comunicação clara e eficiente, entre outros pontos fundamentais para que os resultados esperados aconteçam em uma empresa. 

Ou seja, somente com a combinação de soft e hard skills é possível ter um quadro de colaboradores completos tecnicamente e capazes de, enquanto indivíduos e equipes, entregarem aquilo que é esperado no ambiente corporativo. 

A boa notícia é que os setores de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento não precisam se desesperar diante dessa demanda de capacitarem seus funcionários nesses dois grupos de habilidades – que podem ser, de fato, extensas. 

Isso porque já existem plataformas que oferecem cursos prontos com as mais diversas temáticas para capacitar e treinar os colaboradores. E a Mobiliza é uma delas!

Sim, em nossa plataforma, você encontra variados cursos prontos, como de inteligência emocional, liderança e desenvolvimento de carreira e empreendedorismo e oportunidades de negócios, por exemplo. 

Assim, basta escolher aqueles que você deseja oferecer aos seus colaboradores, personalizar – como adicionando a identidade visual da sua empresa, acrescentando algum conteúdo pertinente, etc. – e disponibilizá-los às equipes. 

Tudo muito simples, rápido, prático e seguro! 

Portanto, conheça hoje mesmo os cursos prontos da Mobiliza e capacite os seus colaboradores com diferentes soft e hard skills!  

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João Romão
Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.
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