Você sabe quais são as principais soft skills que os seus colaboradores precisam ter? Não? Pois todo gestor de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento precisa conhecê-las. Afinal, elas devem ser levadas em consideração durante uma contratação e na elaboração de treinamentos.
Sim, apesar de não serem técnicas, as habilidades comportamentais influenciam diretamente a forma como um colaborador age dentro da empresa, se comunica, produz e alcança os resultados propostos.
Por isso, neste artigo, vamos falar das principais soft skills dentro de um ambiente corporativo e dar uma dica valiosa de como desenvolvê-las na sua equipe de forma simples e prática. Veja só!
10 principais soft skills

Existem mais de 20 soft skills. No entanto, neste conteúdo, trouxemos as 10 principais e indispensáveis para o bom andamento da sua empresa:
1. Pensamento crítico e estratégico
Essa soft skill envolve duas habilidades: a de pensar com clareza, racionalidade, lógica e bom senso, auxiliando na tomada de decisões e resolução de problemas (pensamento crítico); e a de pensar com planejamento, com um olhar para o futuro, a fim de identificar oportunidades e riscos (pensamento estratégico).
- Exemplo prático: análise de mercado apurada para definir os riscos e benefícios de se investir em um novo segmento para aumentar o faturamento da empresa.
2. Comunicação eficaz
Capacidade de transmitir informações e conhecimentos aos demais colaboradores e líderes de forma clara, eficaz, direta e simples. Essa habilidade vale tanto para a linguagem escrita quanto falada.
- Exemplo prático: em uma reunião com a equipe, o gestor consegue se fazer ser entendido igualmente por todos os colaboradores, dos operacionais até o de alto escalão dentro da empresa.
3. Liderança
A liderança é uma importante soft skill para colaboradores que almejam cargos de liderança ou de chefias dentro de suas equipes. Isso significa saber direcionar um grupo de maneira positiva e em prol de um mesmo objetivo.
- Exemplo prático: convencer a equipe a se engajar em uma produção pontual que ultrapassa aquela que os colaboradores estão acostumados no cotidiano.
4. Inteligência emocional
A inteligência emocional consiste na habilidade de reconhecer suas emoções e gerenciá-las. Pessoas que a detém lidam bem com as situações adversas, resolvem conflitos de forma pacífica e possuem relacionamentos positivos.
- Exemplo prático: diante da provocação de algum cliente, o profissional consegue reagir de forma racional, sem revidar com a mesma agressividade.
5. Trabalho em equipe
De forma básica, a soft skill de trabalho em equipe refere-se à disposição do indivíduo de trabalhar de forma harmoniosa com outras pessoas para alcançar metas e objetivos comuns a todos.
- Exemplo prático: se o colaborador precisar mudar de equipe temporariamente (como diante das férias de um outro funcionário), ele deve conseguir se manter produtivo e se manter harmonioso.
6. Resolução de conflitos e problemas
Essa habilidade envolve saber analisar e avaliar soluções para problemas e conflitos que possam surgir na empresa diante de imprevistos. No entanto, mais do que resolver, é importante que o colaborador faça isso de forma organizada, para que outros contratempos não sejam gerados como consequência.
- Exemplo prático: diante do atraso em uma entrega da equipe, o profissional responsável por essa deve conseguir manter a calma, evitar apontar um culpado e encontrar uma solução imediata para inibir as consequências do ato.
7. Criatividade e inovação
É interessante que todo colaborador contribua de forma ativa para os processos de melhorias dentro da empresa, e essa é uma função que se adquire com a habilidade da criatividade e inovação. A partir dela, é possível ter boas ideias para fornecer aos superiores.
- Exemplo prático: sugestão aos líderes imediatos para agregar mais recursos a algum produto e/ou serviço comercializado pela empresa.
8. Mentoria e coaching
Essa é uma soft skill que está, de certa forma, relacionada ao trabalho em equipe. Isso porque a mentoria e coaching referem-se à capacidade de orientar pessoas com menos experiências dentro de uma equipe, contribuindo para o seu progresso.
- Exemplo prático: acompanhamento espontâneo das atividades de um novo profissional que acabou de entrar para o quadro de funcionários da empresa.
9. Gerenciamento de tempo
Gerir bem o tempo significa planejá-lo e organizá-lo de forma eficiente para aumentar a produtividade, evitar atrasos e conseguir lidar com imprevistos sem que isso prejudique o andamento das tarefas rotineiras.
- Exemplo prático: anotação das atividades diárias e semanais em uma agenda por ordem de prioridade/relevância.
10. Adaptabilidade e flexibilidade
Por mais planejamento que haja em uma empresa, imprevistos acontecem. Nesse sentido, os colaboradores devem ser adaptáveis e flexíveis para conseguirem se ajustar às novas circunstâncias que possam surgir de forma receptiva.
- Exemplo prático: diante de um contexto específico, aceitar um ajuste temporário no horário de trabalho.
Leia mais: Competências e Habilidades no Ambiente Corporativo
Como capacitar os colaboradores com as principais soft skills?
Apesar de serem habilidades consideradas como “subjetivas”, elas não só podem como devem ser desenvolvidas junto aos trabalhadores por meio de treinamentos.
Sim, a equipe de Treinamento & Desenvolvimento pode incluir em sua universidade corporativa cursos de soft skills. Para isso, é imprescindível contar com uma plataforma LMS, como a Mobiliza, para hospedar este conteúdo, emitir certificados automaticamente e ter acesso a relatórios sobre o progresso dos profissionais.

No entanto, como sabemos que pode haver uma dificuldade em criar treinamentos de equipes no segmento das habilidades comportamentais, oferecemos diversos cursos prontos para isso, como os dos seguintes temas:
- Inteligência emocional;
- Tomada de decisões;
- Pensamento crítico e clareza mental;
- Criatividade e inovação;
- Comunicação eficaz;
- Gestão de mudanças e adaptabilidade, e muito mais!
Contratando os cursos prontos da Mobiliza, que são focados em desenvolver as principais soft skills, a equipe de T&D economiza tempo e recursos na hora de capacitar os colaboradores com as principais soft skills.
Assim, fica muito mais fácil capacitar os colaboradores com as principais soft skills e ter uma equipe harmônica e produtiva.
Por isso, conheça todos os cursos prontos da Mobiliza hoje mesmo e saiba como aprimorar as habilidades comportamentais dos funcionários de forma simplificada!
