As habilidades organizacionais são capacidades práticas ou comportamentais que um colaborador precisa desenvolver para realizar sua função, inclusive aquelas atividades que são essenciais no dia a dia da organização.
Convém mencionar que essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos corporativos, mas também das vivências da profissão – as experiências.
Neste artigo, trouxemos os principais tipos de habilidades organizacionais, exemplos práticos e dicas de como desenvolvê-las. Boa leitura!
Tipos de habilidades organizacionais

Existem várias habilidades organizacionais importantes, no entanto, a seguir, separamos as principais e mais acionadas no mundo corporativo:
1. Planejamento
De forma geral, a habilidade de planejamento consiste em conseguir estabelecer estratégias e organizar recursos para alcançar metas e objetivos.
Ela é, sem dúvidas, uma das mais importantes. Afinal, líderes e colaboradores sempre precisam alcançar resultados propostos, o que implica em saber planejar e se organizar para isso, desde a área operacional até a estratégica.
2. Gestão do tempo
Outra importante habilidade organizacional é a gestão do tempo. Ela refere-se à capacidade do indivíduo de alocar a quantidade certa de tempo para determinadas tarefas. Portanto, tem a ver com a produtividade.
Convém mencionar que o gerenciamento de tempo pode envolver a divisão de tarefas em um certo período de tempo (dia, semana e mês), a priorização e delegação de tarefas e a capacidade de dizer “não” – uma vez que, tendo o controle do tempo, é identificável se há a possibilidade ou não de absorver mais demandas.
3. Organização de espaço e materiais
O profissional que não consegue organizar seu espaço de trabalho e seus materiais dificilmente se manterá produtivo, uma vez que a desorganização interfere no raciocínio e nas atividades práticas – como encontrar uma ferramenta de trabalho.
Portanto, a habilidade de organização é crucial, independentemente se o funcionário trabalha na modalidade presencial ou remota.
4. Tomada de decisão
Essa é uma habilidade que está bastante relacionada ao planejamento e à organização. Afinal, para tomar decisões assertivas, é preciso saber planejar o futuro e organizar informações e recursos.
Nesse sentido, a tomada de decisão consiste em conseguir fazer escolhas e dar direcionamentos tanto no dia a dia quanto – e especialmente – em situações emergenciais e não-programadas.
5. Resolução de problemas
A habilidade de resolver problemas é um diferencial enorme para qualquer colaborador que a detenha. Ela envolve pensar de forma estratégica em um contexto e desenvolver soluções para os conflitos apresentados.
Para cargos de liderança e de grandes responsabilidades, a resolução de problemas é indispensável. Assim, apesar de não ser uma habilidade que pode levar tempo, ela vale muito a pena, sendo que a sua base é a segurança.
6. Comunicação
Saber se comunicar de forma clara e assertiva é essencial para qualquer profissional. Afinal de contas, as interações são a base de qualquer empresa – seja entre funcionários, seja com os clientes.
Nesse sentido, a comunicação contribui para a melhora na qualidade dos relacionamentos profissionais, apoia a resolução de conflitos, auxilia na liderança e, ainda, promove o trabalho em equipe.
7. Trabalho em equipe
Falando em trabalho em equipe, essa é uma outra habilidade organizacional entre as principais. Com ela, o colaborador consegue se relacionar com empatia e cordialidade com os demais colegas, o que diminui as chances de conflitos.
Além disso, vale dizer que o ambiente de trabalho se torna agradável e saudável, o que contribui para a motivação e produtividade de todos.
Leia também: Ciclo motivacional e treinamento corporativo
Exemplos práticos
Não conseguiu visualizar como essas 7 habilidades organizacionais podem ser aplicadas no dia a dia dos colaboradores e da empresa? Então veja alguns exemplos práticos:
- Planejamento: Quando o gestor planeja as atividades que cada colaborador de uma equipe deve realizar no prazo de uma semana.
- Gestão do tempo: Quando uma demanda de última hora chega na empresa e o colaborador precisa saber priorizar quais atividades serão realizadas a fim de cumprir com os prazos de entrega.
- Organização de espaço e materiais: Quando o profissional separa as notas fiscais por ano e por cliente/fornecedor.
- Tomada de decisão: Quando o gestor reduz uma determinada produção porque, segundo a análise do mercado, a demanda reduzirá.
- Resolução de problemas: Quando um cliente entra em contato para reclamar sobre um serviço e o colaborador contorna a situação.
- Comunicação: Quando o gestor se reúne semanalmente com os funcionários para dar e receber feedbacks.
- Trabalho em equipe: Quando um colaborador percebe a dificuldade de um colega e se propõe – por decisão própria – a auxiliá-lo.
Saiba mais: Competências e habilidades no ambiente corporativo
Como desenvolver habilidades organizacionais?

Diante da relevância dessas e de outras tantas habilidades corporativas, o próximo passo é saber como desenvolvê-las. Portanto, se você é gestor e deseja aprimorar as habilidades da sua equipe, confira os passos a seguir:
Identificar áreas de melhoria
Primeiramente, é necessário identificar os setores da empresa em que há necessidade de melhoria. A partir disso, é possível identificar os gaps de competência e, consequentemente, as áreas e os colaboradores que precisam ser melhores desenvolvidos para exercer suas funções de forma ideal.
Estabelecer metas claras
Outro passo é estabelecer metas claras e tangíveis a curto, médio e longo prazo para os setores e para a empresa de forma geral. Essa é uma forma de orientar e definir quais são as habilidades organizacionais mais urgentes a serem trabalhadas.
Utilizar ferramentas e técnicas
Após o diagnóstico e a definição de metas, então é preciso executar o desenvolvimento de habilidades nos colaboradores. Para isso, o gestor e a equipe de T&D podem (e devem):
- Implementar programas de desenvolvimento;
- Utilizar plataformas LMS – como a Mobiliza – para oferecer cursos online;
- Utilizar recursos de gamificação para tornar o aprendizado mais completo;
- Investir em testes e exercícios práticos para a aplicação das habilidades.
Saiba mais em: Fast Learning: ensino rápido e eficaz para o treinamento corporativo
Praticar regularmente
Um indivíduo apenas consegue incorporar determinada habilidade quando a pratica regularmente. Por isso, é importante que os gestores possibilitem a prática dessas de forma recorrente, seja delegando novas tarefas ou criando situações para tal.
Buscar feedback
Por último, o feedback é algo que deve fazer parte do desenvolvimento de qualquer ação dentro da empresa, inclusive do treinamento de habilidades corporativas.
Nesse sentido, do mesmo modo que a gestão precisa oferecer o feedback aos colaboradores sobre a implementação na prática das novas habilidades, é preciso estimular os profissionais a também oferecer esse retorno sobre o aprendizado.
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Mas, para além disso, nossa plataforma também conta com diversos recursos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem dentro da sua organização, como:
- Emissão de certificados e relatórios automatizados;
- Personalização da aparência da plataforma;
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