>
>
7 habilidades organizacionais e COMO DESENVOLVER

7 habilidades organizacionais e COMO DESENVOLVER

As habilidades organizacionais são capacidades práticas ou comportamentais que um colaborador precisa desenvolver para realizar sua função, inclusive aquelas atividades que são essenciais no dia a dia da organização. 

Convém mencionar que essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos corporativos, mas também das vivências da profissão – as experiências. 

Neste artigo, trouxemos os principais tipos de habilidades organizacionais, exemplos práticos e dicas de como desenvolvê-las. Boa leitura!

Tipos de habilidades organizacionais

7 principais habilidades profissionais

Existem várias habilidades organizacionais importantes, no entanto, a seguir, separamos as principais e mais acionadas no mundo corporativo:

1. Planejamento

De forma geral, a habilidade de planejamento consiste em conseguir estabelecer estratégias e organizar recursos para alcançar metas e objetivos. 

Ela é, sem dúvidas, uma das mais importantes. Afinal, líderes e colaboradores sempre precisam alcançar resultados propostos, o que implica em saber planejar e se organizar para isso, desde a área operacional até a estratégica.

2. Gestão do tempo

Outra importante habilidade organizacional é a gestão do tempo. Ela refere-se à capacidade do indivíduo de alocar a quantidade certa de tempo para determinadas tarefas. Portanto, tem a ver com a produtividade. 

Convém mencionar que o gerenciamento de tempo pode envolver a divisão de tarefas em um certo período de tempo (dia, semana e mês), a priorização e delegação de tarefas e a capacidade de dizer “não” – uma vez que, tendo o controle do tempo, é identificável se há a possibilidade ou não de absorver mais demandas. 

3. Organização de espaço e materiais

O profissional que não consegue organizar seu espaço de trabalho e seus materiais dificilmente se manterá produtivo, uma vez que a desorganização interfere no raciocínio e nas atividades práticas – como encontrar uma ferramenta de trabalho. 

Portanto, a habilidade de organização é crucial, independentemente se o funcionário trabalha na modalidade presencial ou remota. 

4. Tomada de decisão 

Essa é uma habilidade que está bastante relacionada ao planejamento e à organização. Afinal, para tomar decisões assertivas, é preciso saber planejar o futuro e organizar informações e recursos.

Nesse sentido, a tomada de decisão consiste em conseguir fazer escolhas e dar direcionamentos tanto no dia a dia quanto – e especialmente – em situações emergenciais e não-programadas.

5. Resolução de problemas

A habilidade de resolver problemas é um diferencial enorme para qualquer colaborador que a detenha. Ela envolve pensar de forma estratégica em um contexto e desenvolver soluções para os conflitos apresentados.

Para cargos de liderança e de grandes responsabilidades, a resolução de problemas é indispensável. Assim, apesar de não ser uma habilidade que pode levar tempo, ela vale muito a pena, sendo que a sua base é a segurança. 

6. Comunicação

Saber se comunicar de forma clara e assertiva é essencial para qualquer profissional. Afinal de contas, as interações são a base de qualquer empresa – seja entre funcionários, seja com os clientes.

Nesse sentido, a comunicação contribui para a melhora na qualidade dos relacionamentos profissionais, apoia a resolução de conflitos, auxilia na liderança e, ainda, promove o trabalho em equipe.  

7. Trabalho em equipe 

Falando em trabalho em equipe, essa é uma outra habilidade organizacional entre as principais. Com ela, o colaborador consegue se relacionar com empatia e cordialidade com os demais colegas, o que diminui as chances de conflitos.

Além disso, vale dizer que o ambiente de trabalho se torna agradável e saudável, o que contribui para a motivação e produtividade de todos. 

Leia também: Ciclo motivacional e treinamento corporativo

Exemplos práticos

Não conseguiu visualizar como essas 7 habilidades organizacionais podem ser aplicadas no dia a dia dos colaboradores e da empresa? Então veja alguns exemplos práticos: 

  1. Planejamento: Quando o gestor planeja as atividades que cada colaborador de uma equipe deve realizar no prazo de uma semana. 
  2. Gestão do tempo: Quando uma demanda de última hora chega na empresa e o colaborador precisa saber priorizar quais atividades serão realizadas a fim de cumprir com os prazos de entrega.
  3. Organização de espaço e materiais: Quando o profissional separa as notas fiscais por ano e por cliente/fornecedor. 
  4. Tomada de decisão: Quando o gestor reduz uma determinada produção porque, segundo a análise do mercado, a demanda reduzirá. 
  5. Resolução de problemas: Quando um cliente entra em contato para reclamar sobre um serviço e o colaborador contorna a situação.
  6. Comunicação: Quando o gestor se reúne semanalmente com os funcionários para dar e receber feedbacks. 
  7. Trabalho em equipe: Quando um colaborador percebe a dificuldade de um colega e se propõe – por decisão própria – a auxiliá-lo. 

Saiba mais: Competências e habilidades no ambiente corporativo

Como desenvolver habilidades organizacionais?

Como desenvolver habilidades profissionais

Diante da relevância dessas e de outras tantas habilidades corporativas, o próximo passo é saber como desenvolvê-las. Portanto, se você é gestor e deseja aprimorar as habilidades da sua equipe, confira os passos a seguir: 

Identificar áreas de melhoria

Primeiramente, é necessário identificar os setores da empresa em que há necessidade de melhoria. A partir disso, é possível identificar os gaps de competência e, consequentemente, as áreas e os colaboradores que precisam ser melhores desenvolvidos para exercer suas funções de forma ideal.

Estabelecer metas claras

Outro passo é estabelecer metas claras e tangíveis a curto, médio e longo prazo para os setores e para a empresa de forma geral. Essa é uma forma de orientar e definir quais são as habilidades organizacionais mais urgentes a serem trabalhadas. 

Utilizar ferramentas e técnicas

Após o diagnóstico e a definição de metas, então é preciso executar o desenvolvimento de habilidades nos colaboradores. Para isso, o gestor e a equipe de T&D podem (e devem):

  • Implementar programas de desenvolvimento;
  • Utilizar plataformas LMS – como a Mobiliza – para oferecer cursos online;
  • Utilizar recursos de gamificação para tornar o aprendizado mais completo;  
  • Investir em testes e exercícios práticos para a aplicação das habilidades. 

Saiba mais em: Fast Learning: ensino rápido e eficaz para o treinamento corporativo

Praticar regularmente

Um indivíduo apenas consegue incorporar determinada habilidade quando a pratica regularmente. Por isso, é importante que os gestores possibilitem a prática dessas de forma recorrente, seja delegando novas tarefas ou criando situações para tal. 

Buscar feedback

Por último, o feedback é algo que deve fazer parte do desenvolvimento de qualquer ação dentro da empresa, inclusive do treinamento de habilidades corporativas. 

Nesse sentido, do mesmo modo que a gestão precisa oferecer o feedback aos colaboradores sobre a implementação na prática das novas habilidades, é preciso estimular os profissionais a também oferecer esse retorno sobre o aprendizado. 

Conheça a Mobiliza!

A Mobiliza é uma plataforma LMS voltada para a criação, organização e gerenciamento de treinamentos corporativos. Por meio dela, é possível criar cursos personalizados ou contar com opções prontas, em que será necessário apenas inserir informações da empresa, economizando tempo da equipe de T&D.

Mas, para além disso, nossa plataforma também conta com diversos recursos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem dentro da sua organização, como:

  • Emissão de certificados e relatórios automatizados;
  • Personalização da aparência da plataforma;
  • Configuração de jornadas e trilhas de conteúdo;
  • Recursos completos de aprendizagem, como gamificação;
  • Indicadores e dashboards personalizados para acompanhar a evolução das capacitações, etc.

Portanto, aproveite o momento e faça um teste grátis na Mobiliza para saber como ela pode revolucionar o desenvolvimento das habilidades organizacionais entre os seus colaboradores! 

Compartilhe
João Romão
Defensor da quebra de paradigmas da educação de adultos e das construções sociais, para desenvolvimento pessoal e único. Além disso, faz uma ótima panqueca com Nutella, gosta de uma planilha e é CEO da Mobiliza.
CTA
Conheça os cases

Assine nossa newsletter

Estamos comprometidos em ser o parceiro de confiança que o seu time de T&D precisa, focando em um relacionamento sólido e duradouro.

Conhecemos os desafios brasileiros de gestão, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Seja em T&D ou RH, sabemos como a ineficiência pode levar a baixos resultados, rotatividade alta e vulnerabilidade. Por isso criamos nossas soluções:

Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
  • Como mudar e prosperar com mudanças?

Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
  • Como tomar decisões certas

Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
  • O poder da reciprocidade na influência
  • Compromisso e coerência
  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
  • O poder dos seus relacionamentos fracos
  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
  • Neurociência

Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

Acesse o catálogo de Cursos Prontos

Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções