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Como mensurar resultados antes, durante e após as ações de treinamento e desenvolvimento

Como mensurar resultados antes, durante e após as ações de treinamento e desenvolvimento

As métricas e análises da sua área de educação corporativa devem estar alinhadas aos objetivos definidos no levantamento de necessidades e, consequentemente, à visão estratégica da empresa, concorda?

Para mensurar resultados, é importante coletar dados e informações de diferentes fontes e analisá-los em conjunto, obtendo uma visão ampla dos impactos das ações da área de T&D na performance dos colaboradores e no negócio.

Para ajudar você nesta tarefa, vamos apresentar algumas métricas e testes a serem utilizadas antes, durante e após as ações de treinamento e desenvolvimento na sua empresa. Vamos lá?

Como mensurar ANTES E APÓS uma ação de treinamento

Pesquisas de clima para treinamento

Realize pesquisas de clima com os colaboradores, antes e após a ação de aprendizagem. Assim, você conseguirá mensurar o impacto da ação, comparando os dados:

  • Antes: a pesquisa vai te ajudar a compreender o cenário e a identificar lacunas de conhecimentos, habilidades e competências a serem superadas com a experiência de aprendizagem.
  • Após: a pesquisa vai te ajudar a verificar as melhorias de performance dos processos da organização. Você pode questionar aos colaboradores se perceberam o impacto e a aplicabilidade das ações de educação corporativa no dia a dia de trabalho.

Como mensurar DURANTE uma ação de treinamento

Enquetes e pesquisas de satisfação para treinamento

Durante a ação de aprendizagem, é importante verificar se os aprendizes estão envolvidos e interessados nas ações de treinamento. 

Assim, você poderá corrigir rotas na sua estratégia e desenvolver novas ações de reforço e de engajamento.

A realização de enquetes e de pesquisas de satisfação, após cada tópico da experiência de aprendizagem, é uma boa alternativa para coletar o feedback dos colaboradores no decorrer do processo.

Como mensurar APÓS uma ação de treinamento

Performance em treinamento

Após a ação de aprendizagem, é importante mensurar a retenção do conhecimento e acompanhar o desenvolvimento e a atuação dos colaboradores.

Além da avaliação de conhecimento, utilize estratégias, como entrevistas com gestores, avaliação por pares, observação e análise de indicadores, como produtividade, para avaliar a melhoria de performance e a capacidade de resposta dos colaboradores a questões relacionadas aos conhecimentos, habilidades e competências abordados. 

Dica: verifique, também, a capacidade de multiplicação de conhecimento entre pares e equipes.

NPS para treinamento – Net Promoter Score

Para avaliar a satisfação e a lealdade dos aprendizes, após a ação educacional, você pode utilizar a pesquisa NPS. Ela avalia cada questão qualitativa, utilizando uma escala de 0 a 10. 

Veja um exemplo de questão que você pode usar: De 0 a 10, quanto você recomendaria os nossos cursos para seus colegas de trabalho?

Avaliação de reação para treinamento

A avaliação de reação é um questionário ou pesquisa que avalia aspectos relacionados à qualidade da ação de aprendizagem. Essa é uma ótima forma de analisar a percepção dos aprendizes a respeito dos pontos fortes e fracos da experiência de aprendizagem e pode envolver desde a avaliação de infraestrutura e layout até da metodologia utilizada e da carga horária do treinamento. Com base nos dados e nas informações coletados, você poderá aperfeiçoar as próximas ações.

E lembre-se de que essa métrica deve ser analisada em conjunto com as demais, pois uma ação bem avaliada pelos aprendizes nem sempre resulta em resultados estratégicos para a organização.

Níveis de Kirkpatrick

Você pode usar também o modelo de Kirkpatrick, que é uma das teorias mais aceitas para medir os resultados das ações de educação corporativa. São 4 níveis:

  • Nível 1: No primeiro nível, está a avaliação de reação, sobre a qual já comentamos neste artigo. Ela busca verificar o grau de satisfação e a percepção dos aprendizes em relação ao conteúdo, à experiência de aprendizagem e à relevância da ação para o dia a dia de trabalho.

  • Nível 2: No segundo nível, está a avaliação de aprendizagem, que mencionamos anteriormente como uma das estratégias para mensurar a performance. Ela procura analisar se o colaborador, de fato, aprendeu o conteúdo. Procuramos saber se a ação gerou aprendizado, alcançando os objetivos educacionais propostos.

  • Nível 3: O nível 3 consiste na avaliação de comportamento, que é uma estratégia para avaliação de performance. Aqui, o objetivo é avaliar se o conhecimento retido foi aplicado, resultando em mudanças de comportamento por parte do aprendiz. Essa análise pode ser feita com base na comparação de resultados de pesquisas realizadas antes e após a ação, para verificar se houve mudanças. Também é possível coletar percepções dos líderes e dos colaboradores a respeito dessas mudanças.

  • Nível 4: O último nível tem como foco os resultados gerados para a empresa, ou seja, o objetivo é analisar como a mudança de comportamento promovida pela ação educacional contribui estrategicamente para se alcançar os objetivos da organização. Isso pode ser medido por meio de pesquisas feitas com os líderes ou de métricas mais objetivas, como ROI, aumento de vendas, redução de turnover, entre outras.

Cálculo do ROI para treinamento – Retorno sobre Investimento

Também inserido no nível 4 de Kirkpatrick, o ROI pode ser utilizado para medir o lucro obtido com a realização de uma ação de aprendizagem, o que te ajuda a requisitar orçamento para sua área, uma vez que você consegue mostrar o impacto real das ações de educação corporativa para a sua empresa.

Como você pode perceber ao longo desse artigo existem inúmeras formas de medir e comprovar os resultados das ações de treinamento na sua empresa. Mas não esqueça que o grande diferencial está na forma que você atua diariamente na área.

O que vou falar agora pode soar repetitivo mas dedique tempo no levantamento de necessidades, no relacionamento com gestores e colaboradores e na divulgação dos resultados estratégicos da área, tendo como foco o desenvolvimento de pessoas.

Essa é a sua principal missão.

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Equipe Mobiliza
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Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

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  • Empatia é um poder seu
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  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
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Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
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Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
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  • Compromisso e coerência
  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
  • O poder dos seus relacionamentos fracos
  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
  • Neurociência

Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
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  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
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Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
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  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

Acesse o catálogo de Cursos Prontos

Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções