Treinamento corporativo
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A qualidade do conteúdo que você oferece aos seus colaboradores, tanto presencial quanto a distância, é a parte do programa de treinamento em que você mais dedica tempo? Acontece que divulgar treinamentos é um ponto essencial que já deve ser considerado desde a etapa de planejamento.

Os envolvidos em qualquer programa de treinamento precisam ter informação de fácil acesso e com antecedência sobre o que está por vir. Portanto um plano de comunicação deve fazer parte do seu planejamento. Mas afinal, quais as opções de canais que você tem para explorar essa divulgação interna?

Este é o tema do artigo de hoje. A seguir você vai encontrar canais de comunicação e formas de utilizá-los para fazer seus treinamentos chegarem aos seus colaboradores.

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1. E-mail

Vamos começar pelo canal corporativo mais popular. E-mails são ferramentas básicas para comunicação interna em geral. Na hora de divulgar um programa de treinamento, não deixe de comunicar os envolvidos por e-mail.

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Parece básico, mas quando utilizamos e-mails, fica a cargo de cada envolvido marcar o compromisso, retornar com dúvidas e sugestões. O e-mail serve como um registro do evento que está por vir, com informações mais detalhadas como tema do treinamento, duração, formas de acesso ou local, por exemplo.

Você pode utilizar texto simples ou elaborar templates de e-mails mais visuais com a identidade do treinamento ou da sua empresa. Personalizar a comunicação deixa esse tipo de informativo mais profissional.

Se você já tem plataforma LMS, vale ressaltar que é comum encontrar no mercado algumas que enviem comunicados por e-mail diretamente da plataforma. Informe-se se seu LMS tem esse recurso.

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2. Agenda online

Aqui na Mobiliza, a agenda do Google é quase a página inicial dos nossos computadores. Digo isso porque é uma ferramenta muito útil para acompanharmos os nossos compromissos e de nossos colegas. Se você também utiliza com frequência, aproveite o recurso para divulgar seus treinamentos.

Assim que você tem informações como a data que seus colaboradores ou equipes precisam finalizar um treinamento ou até mesmo treinamentos com datas de início e fim, insira na agenda dos participantes e facilite o lembrete e a organização de estudo.

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3. Redes social corporativa e/ou intranet

Redes sociais corporativas normalmente são utilizadas para mensagens instantâneas. Ou seja, uma conversa mais informal ou comunicados e lembretes curtos. Portanto evite utilizar para informações longas e/ou complexas já que podem ser facilmente perdidas. Se utilizar rede social corporativa para comunicar seus programas de treinamentos, garanta o recebimento e a compreensão do que foi informado.

A rede intranet varia de empresa para empresa mas também é uma importante fonte de informação. Atente-se para comunicações em massa, pois podem ser facilmente dispersadas ou não dada devida atenção.

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4. TVs internas

Diversas empresas utilizam TVs internas para passar informações como dados da empresa, últimas atualizações de redes sociais, mensagem do presidente, e etc. É um canal legal de comunicação para divulgar ações de treinamento que estão para acontecer.

É difícil deixar a empresa inteira a par do que acontece em todas as áreas, e as TVs são um bom meio de fazer essas ações se espalharem.

Portanto, utilize para divulgação de ações de treinamento, mas não apenas para convidar para um novo programa. Porque novamente, mídia de massa costuma não alcançar todas as pessoas que você espera e alguém pode acabar ficando sem essa informação.

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5. Banners e Murais

Aqui entra bastante a parte visual e personalizada que você pode colocar na comunicação dos seus programas de treinamento. Deixa a sua informação profissional e passa credibilidade de uma ação ou programa de treinamento que a empresa está oferecendo em prol do colaborador.

Distribuir esses banners em murais ou mesmo pela empresa, podem servir apenas como divulgação do que está sendo feito (isso se você distribui por todos os setores), mas também pode servir como um convite para os próximos programas (se espalhados apenas pelos departamentos ou para as pessoas interessadas). A finalidade você acaba decidindo de acordo com seus objetivos de divulgação.

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6. Ações diferenciadas

Se você é responsável pela comunicação de treinamento, você também pode explorar ações pontuais. Por exemplo, aproveite as particularidades do público que você vai treinar para incentivar um engajamento maior na hora dos estudos. Equipes comerciais normalmente são competitivas e trabalham com metas. Imagine um jogo pré-treinamento alinhando expectativas e preparando seus colaboradores para a ação. É um exemplo que pode instigar e motivar ainda mais na hora de aplicar seu conteúdo.

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Conclusão

Você deve planejar quais canais utilizar de acordo com cada programa e pessoas envolvidas. A ideia aqui não é incentivar a utilização de todas as opções de uma vez só.

Utilize canais que seus colaboradores confiem que quando surgir a necessidade de informações sobre treinamento, eles consigam encontrar. Acompanhe e cobre retorno dos seus comunicados para sempre ter claro que a sua mensagem passada foi recebida e entendida. Afinal se você é responsável pela comunicação, garanta a qualidade da informação.

Neste artigo explorei canais de comunicação interna que você pode aproveitar para divulgar seus programas de treinamento. Você já utiliza algum dos já citados, ou tem alguma sugestão para adicionar ao tema? Conta pra gente nos comentários!

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