O conceito de Blended Learning, também chamado “aprendizado híbrido”, é bem conhecido por ser utilizado no meio acadêmico. Trata-se de um aprendizado que mescla as modalidades presencial e a distância.
Cada vez mais empresas têm utilizado este método de ensino em treinamentos para capacitar seus colaboradores. Casando assim a indispensável tecnologia com a empatia da sala de aula.
Por isso, compilei as 5 principais vantagens sobre como este formato de ensino pode trazer benefícios para sua corporação:
#1 – Redução de custos
Primeiro, vamos falar de números, certo? Se você trabalha ou já trabalhou com ensino presencial, sabe os altos custos e a complicada manutenção de conteúdo.
Ao implementar uma estratégia Blended Learning de treinamento, a educação a distância pode fazer com que seja reduzida a carga horária presencial. Desta forma, os custos com diárias de professores, deslocamentos e aluguéis de locais, são reduzidos em até 80%.
Além disso, o conteúdo online pode ser facilmente atualizado, o que descarta a necessidade de novos treinamentos presenciais no caso de novos funcionários, reciclagem de conhecimento e atualização de conteúdo.
#2 – Diversificação das formas de aprendizagem
É reconhecido pela neurociência que estudar em lugares diferentes facilita o aprendizado de longo prazo. Por isso, existe uma vantagem em trabalhar com aprendizagem combinada. Você oferece maiores chances de retenção a longo prazo.
Além disso, o ensino presencial impõe um ritmo (o do especialista aplicando o treinamento), enquanto o curso online permite que o colaborador siga o seu ritmo de estudos.
#3 – Introdução da cultura e-Learning na organização
O Blended Learning é uma forma interessante de introduzir a cultura e-Learning em organizações que possuem um histórico predominantemente de treinamento presencial.
Mesclar o treinamento presencial com ensino a distância ajuda os colaboradores a se adaptarem ao cenário tecnológico que vem transformando a educação corporativa mundialmente.
#4 – Abordagem mais adequada de conteúdos
Diferentes conteúdos exigem abordagens distintas. A teoria e prática são ótimos exemplos sobre como melhor utilizar o Blended Learning na sua organização.
Conteúdos teóricos, leituras, demonstração de sistemas/softwares, apresentam ótima adequação quando abordados à distância por exigirem mais atenção.
Conteúdos mais complexos e subjetivos, como os comportamentais, que exigem alguma interação social, assim como operações manuais ou conteúdos que visam discussões mais profundas, são alguns exemplos em que vale priorizar o ensino presencial.
Uma prática comum é deixar a parte técnica para o curso online, e o prático e experimental para o presencial.
#5 – Nivelamento da turma
No método presencial, é comum receber colaboradores com diferentes conhecimentos prévios, dificultando para o especialista, o planejamento das aulas para conseguir atender a todos os alunos.
Com o Blended Learning, o conteúdo online pode ser disponibilizado como pré-requisito para a aula. Assim, a turma chegará com o mesmo nível de conhecimento. O colaborador ainda tem a vantagem da gestão do seu tempo para assimilar o conteúdo novo e levar questões para a sala de aula, sem a pressão do aprendizado imediato mais comum no treinamento presencial.
Conclusão
O Blended Learning é uma ótima estratégia para treinamentos na sua empresa. Otimiza o seu orçamento dedicado a treinamentos, motiva a equipe pela mudança da rotina, e torna mais fácil a adaptação aos diferentes tipos de conteúdos que você precisa treinar.
Já trabalha com treinamento presencial e quer migrar para os treinamentos online? Com certeza o Blended Learning é o primeiro passo!
Clarissa, parabéns pelo conteúdo compartilhado.
Um dúvida, como medir os resultados dá eficácia do elearning?
Como medir o Foi para um investimento em plataformas?
Um abraço
Leonardo Barbato
Olá Leonardo! Muito obrigada!
Para medir os resultados, sugiro um curso básico e gratuito que temos sobre Métricas e Metas de Treinamento.
http://acervo.mobiliza.com.br/metricas-e-metas-de-treinamento
Ali você vai encontrar um material bem completo sobre como mensurar os resultados com treinamentos EaD! Depois me diz o que você achou.
Um abraço!