Produção de conteúdo
como-atualizar-treinamentos

Produzir treinamentos de qualidade é um passo primordial para o sucesso do desenvolvimento dos colaboradores, mas para que estes cursos continuem atingindo os resultados esperados, não podemos esquecer da sua constante atualização e adaptação.

Planejar um treinamento é sempre um desafio estimulante para área de T&D. Nesse momento pensamos em tudo: melhores formatos, linguagem adequada, conteúdos interessantes e todas as maneiras de engajar os colaboradores. Só que muitas vezes deixamos de refletir sobre o que iremos fazer no futuro, quando as informações deste treinamento já não forem tão atuais.

Os processos e produtos mudam, o cenário político e as leis, também. Até mesmo a cultura e a linguagem utilizada pela empresa está em constante aprimoramento. Os treinamentos devem acompanhar essas mudanças.

Por isso separamos algumas dicas para  produzir treinamentos cujos conteúdos possam ser atualizados com facilidade:

 

atualizar-treinamentos-blended-learning

Mescle treinamentos presenciais e a distância

Treinamentos presenciais são muito interessantes para engajar os alunos e demonstrar processos e produtos. No entanto, se eles não forem feitos com muita frequência, pode ser difícil atualizar as informações que foram repassadas. Por isso, uma saída pode ser mesclar cursos presenciais e a distância, no chamado Blended Learning. Dessa forma, você poderá trazer novas informações por meio de treinamentos online sempre que necessário, dispensando a realização de novos treinamentos apenas para pequenas atualizações.

 

atualizar-treinamentos-comunidade-engajada

Mantenha uma comunidade engajada em torno dos treinamentos

Estimular a formação de uma comunidade engajada em torno de treinamentos é uma forma de manter contato com os alunos para possíveis atualizações de conteúdo. Assim, após o treinamento, os estudantes podem continuar trocando informações e experiências, mantendo-se atualizados. Um exemplo prático de como estimular esse comportamento é criar grupos de WhatsApp ou Facebook após treinamentos presenciais. Neste caso, é interessante que o especialista responsável pelo treinamento esteja mediando este grupo, e trazendo novas informações sempre que necessário.

 

atualizar-treinamentos-video

Evite produzir materiais online exclusivamente em vídeo

Vídeos são muito utilizados em treinamentos online, mas esses materiais têm uma edição complexa. Para atualizar treinamentos online que possuem vídeos sem que seja necessário gravar tudo novamente, você pode produzir cursos e-Learning que mesclem conteúdos textuais e em vídeo.  Assim é possível inserir “cápsulas de conhecimento” em formato de vídeo, e linká-las através de textos e imagens. Depois, caso algum conteúdo seja alterado, você pode retirar ou inserir novos trechos de vídeo ou texto, evitando a regravação completa do material.

 

atualizar-treinamentos-lms

Utilize uma plataforma LMS para distribuir conteúdos online

Conteúdos online são muito utilizados para disponibilizar informações a colaboradores. No entanto, se esses materiais forem enviados por e-mail, podem ser buscados no futuro para consulta, e se as informações estiverem defasadas, essa leitura pode causar confusões e desentendidos. Por isso, a utilização de uma plataforma LMS pode ser bastante estratégica. Quando os materiais condensados na plataforma LMS são atualizados, os colaboradores poderão consultar sempre a última versão, o que evita mal entendidos.

 

atualizar-treinamentos-ferramenta-de-autoria

Utilize ferramentas de autoria e-Learning

Você já ouviu falar em ferramentas de autoria e-Learning? Elas possibilitam que você crie seu próprio conteúdo interativo, construindo treinamentos online que engajam os colaboradores. Utilizando ferramentas deste tipo, você mesmo poderá editar os conteúdos sem a necessidade de contratar uma equipe especializada para tal, reduzindo custos e agilizando o processo de atualização do treinamento.

Conclusão:

Os esforços empregados na produção de treinamentos online são recompensadores, mas para otimizar esse trabalho, reduzindo custos e preocupações futuras, é necessário que você leve em conta a possível atualização desse material. Ao longo deste texto mostrando algumas dicas de como produzir treinamentos que possam ser atualizados com mais facilidade e custos reduzidos.

Que ver um exemplo prático deste tipo de abordagem? Então acompanhe o treinamento totalmente editável desenvolvido pela Mobiliza em parceria com a CECRED. Com este treinamento, a CECRED poderá ofertar aos seus colaboradores um conteúdo sempre atual e atualizado, sem gastar a mais para isso.

 

 

Se estiver pensando em desenhar o seu projeto, recomendamos a baixar esse kit gratuito de planejamento de cursos EaD . Ele vai te guiar a pensar as questões fundamentais de um projeto, e melhorar o resultado dos seus cursos online. Aproveite!

Kit Projeto de Curso E-learning

Sobre o autor

Izabella Accioly

Educadora, apaixonada por tecnologia e comunicação. Acredita que a melhor forma de aprender é compartilhar!

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

[Infográfico] Educação presencial X Educação online
Glossário do treinamento online | 15 termos que você precisa saber
Guia para transformar treinamento presencial em online