Uma das possibilidades de enriquecer e dinamizar um treinamento EaD interativo (como os produzidos por ferramentas como o Applique) é o uso de mídias como vídeos, áudios e tipos específicos de imagem.
Porém, para quem está começando a produzir treinamentos EaD muitas vezes fica na dúvida: Como criar e editar áudios e vídeos para incluir nos meus cursos? Como criar GIFs animados? Onde posso encontrar imagens mais específicas como ícones de certa cor e texturas?
Então, este é o primeiro de uma série de três posts com listas de ferramentas e sites com simples utilização, para ajudar no desafio de criar cursos ainda mais visualmente ricos e dinâmicos. Ah, e em sua maioria ainda são ferramentas e repositórios gratuitos que muitas vezes nem precisam ser instaladas!
Vamos começar com vídeos, mas acompanhe nosso blog pois os artigos das duas próximas semanas serão sobre a utilização de áudios e GIFS em treinamentos EaD.
Certo! Mas sobre vídeos, por que…
…criar? Alguns conteúdos rápidos ficam melhor em vídeo, assim como ter uma quebra no seu conteúdo com uma pessoa falando e olhando no olho pode ter mais apelo em um momento mais emocional. Vídeo é um assunto bem extenso (e pode contar que haverão mais posts sobre isso), mas aqui tem algumas ferramentas básicas para usar esse tipo de mídia sem complicações.
…converter? No Applique (e na internet em geral) os vídeos utilizados são em formato MP4, então se o formato é outro, é necessário mudar seu formato para que os alunos possam acessar via internet.
…cortar? Às vezes o vídeo é muito grande, ou tem uma parte que fala uma informação irrelevante ou desatualizada. Além disso, você pode dividir um vídeo em partes menores, e intercalar com outros conteúdos e atividades!
…disponibilizar? Vídeos são arquivos muito pesados, e alguns ambientes de aprendizagem podem não ter uma velocidade grande o suficiente para carregar esses vídeos de forma rápida para o aluno. Além disso, você que faz cursos, vai ter um pacote bem grande para baixar e publicar toda vez que atualizar seu curso (e tem plataformas que nem aceitam pacotes grandes). Por isso, hospedar em um ambiente específico vai solucionar esses problemas.
Vamos às ferramentas!
Video recorder
- O que faz: grava vídeos via WebCam
- Instalação: não, 100% online
- Quanto custa: gratuito
Screencastify
- O que faz: captura vídeo da tela do seu computador
- Instalação: extensão do Chrome
- Quanto custa: versão gratuita até 10min e com marca d’água, paga a partir de US24/ano.
Video Cutter
- O que faz: conversão e corte de vídeos com fade (corte suave)
- Instalação: não, 100% online
- Quanto custa: gratuito
Clipchamp
- O que faz: converte e compacta vídeos (deixar arquivos menores). Grava vídeos via WebCam.
- Instalação: versão online (sem instalação) ou extensão do Chrome
- Quanto custa: possui versão grátis
Vimeo
- O que faz: lugar para disponibilizar, automaticamente converter e disponibilizar o vídeo em várias qualidades.
- Instalação: não, 100% online
- Quanto custa: gratuito para videos abertos, pago para vídeos fechados (US$5/mês)
Obs.: Youtube também pode ser uma opção, mas tem propaganda e opção de ver outros vídeos, além de ser mais comum ser bloqueado em empresas.
E aí, qual você mais gostou? Você conhece outras ferramentas? Comente abaixo suas ideias, experiências e dúvidas. Vamos conversar para fazer seus cursos cada vez melhores.
Ótimas criações!
Kit de templates para roteirizar conteúdos em audiovisual
100% Gratuito
Também tem o TinyTake. É um app gratuito que faz vídeos da tela do computador. Usei algumas vezes e não me arrependo. 😉
Opa, obrigada pela dica Guilherme!