Você que está no mercado de varejo concorda que ao trabalhar com treinamentos, o módulo presencial é o que é priorizado? Afinal, é importante acompanhar de perto este segmento que está tão próximo dos consumidores finais, certo?
E se eu te disser que é possível sim mesclar treinamentos presenciais com online? Além de continuar acompanhando de perto, você ainda consegue otimizar custos e escalar conhecimento.
Hoje a ideia deste artigo é exemplificar de como é possível, sim, trabalhar o treinamento de varejo no formato de blended learning. Ou seja, presencial e online juntos. Trouxe um pouco de teoria e um infográfico com 4 cenários do mercado de varejo onde pode-se trabalhar com este modelo de treinamento para ilustrar de fato essas diversas possibilidades!
Partindo do princípio de que você tem seu público-alvo bem claro, e que o treinamento já foi todo definido dentro de uma trilha de aprendizagem, inicia-se então a definição de formato para cada curso. Vamos lá?
Público e trilha definidos, como começo com o blended learning?
O primeiro passo é escolher dentro da listagem de cursos da sua trilha, quais precisam ser presenciais e quais podem ser online (conteúdos mais teóricos por exemplo). Desta forma você já otimiza tempo dos colaboradores, e ainda reduz custos.
Trazer treinamentos presenciais para o ambiente online é uma das melhores formas de reduzir custos na área de treinamento, pois muitas vezes as empresas possuem uma dispersão geográfica e os custos com deslocamentos e tempo investido são altos.
Outro ponto muito importante para ressaltar sobre este formato, é que a equipe que irá fazer o treinamento online fica nivelada ao chegar num treinamento presencial. Ou seja, você pode focar no treinamento presencial em outros pontos, pois sua equipe já está preparado com a teoria. Hoje com a tecnologia conseguimos entender que cada pessoa aprende de uma forma e em tempos diferentes. Quando oferecemos a possibilidade de uma parte do conteúdo em treinamento online, estamos oferecendo também oportunidade para o colaborador estudar no dia e no horário que melhor lhe convir.
Você lembra que na época de colégio quando algum professor repetia muito uma matéria a qual você já sabia, a aula acabava se tornando monótona? E quando era algo que você não dominava, quanto mais ele falava, mais você gostava?
Pois então, agora chegou a hora de ver como o blended learning pode funcionar na prática para o mercado de varejo!
Conclusão
No artigo de hoje eu trouxe alguns exemplos de como otimizar custos e escalar conhecimento mesclando treinamento presencial com treinamento online no mercado de varejo.
O segmento de varejo ainda é um segmento que utiliza pouco treinamento online para capacitar sua empresa, e o artigo foi para mostrar como atrelar a tecnologia pode trazer os mesmos resultados, e até melhorá-los.
A rotatividade de pessoas no varejo é uma dor percebida por muitos, e isso sobrecarrega a área de treinamentos, investindo energia e tempo que poderiam ser utilizados de formas mais pontuais, com conteúdos mais estratégicos. Então, aquilo que pode ser transformado em conhecimento digital libera o profissional e otimiza tempo com novos colaboradores, além de ser ideal para reciclar conhecimentos.
Trabalhar treinamentos presenciais e online ajuda o colaborador a ter mais contato com cada tema abordado e a se sentir mais seguro com o que aprendeu. E você, é do varejo e já está incluindo o digital como formato de treinamento? Me conta como foi sua experiência!