Treinamento corporativo
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Que gestor comercial nunca se deparou, “aos 45 do segundo tempo”, com a tarefa de vender um novo produto, com o qual a equipe não estava familiarizada? Treinamento de produto é fundamental para que esses episódios sejam cada vez mais raros.

É comum nas empresas que exista uma certa distância, até mesmo física, entre a equipe de desenvolvimento de produtos e a de vendas. Então o treinamento de produto surge como uma ponte entre desenvolvimento, marketing e vendas.

Sabemos que nem sempre é fácil reunir toda a equipe comercial a cada lançamento ou alteração de produto. Por isso os treinamentos online vêm se tornando a primeira opção para comunicar as novidades à equipe comercial.

Com treinamentos online, cada vendedor pode estudar nos horários alternativos que se encaixam em sua rotina. Além disso, todo o conteúdo fica disponível para consultas dos vendedores e gestores, o que facilita a gestão do conhecimento na empresa.  

O treinamento de produto está entre os processos mais estratégicos dentro do setor, já que impactam diretamente os resultados em vendas. Por isso, reunimos as características essenciais para um bom treinamento online de produto em 3 dicas:

 

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Envolva a área de marketing no planejamento

Conhecer o produto, seus aspectos técnicos, valores tangíveis e intangíveis e mercado é atribuição do pessoal de marketing. Então por que deixá-los fora do planejamento do treinamento de produto para vendas?

A troca entre as áreas de treinamento e marketing será um dos grandes responsáveis pelo sucesso do treinamento sobre produto e melhorará os resultados na ponta. Então traga o time de marketing para a mesa e definam juntos o plano de curso.

Ao reunir as informações necessárias para o conteúdo do treinamento, peça para que o marketing documente o que considera relevante sobre o produto. Esse documento será um grande aliado na definição do conteúdo.

Quando formular o plano de curso, você irá definir a estratégia geral do curso, com objetivos, duração, linguagem, metodologia, recursos, etc. Nesse momento, o marketing será essencial, afinal essa área conhece como ninguém o público final, e a linguagem mais adequada para a oferta do produto.

 

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Considere a futura edição do treinamento de produto

Produtos passam por alterações e processos de melhoria, e se você precisar realizar novamente um treinamento toda vez que isso ocorrer, terá altos custos. Por isso, cursos de fácil edição podem ser uma saída econômica e estratégica para treinamentos sobre produtos.

Considerando a futura edição do conteúdo, tenha cuidado ao usar treinamentos  em vídeo, já que editá-los pode custar caro. Uma forma interessante de produzir o material é mesclar diferentes mídias dentro de um treinamento e-Learning, utilizando os vídeos apenas para conteúdos menos passíveis de alteração.

Outra forma de facilitar a futura edição dos cursos é produzir treinamentos utilizando ferramentas de autoria. Elas permitem alterações ágeis no conteúdo, sem que você precise contratar terceiros.

 

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Disponibilize o produto ao seu vendedor

Apesar de todos os novos métodos e tecnologias de treinamento, nada substitui a experiência de uso para aprender sobre um novo produto ou para identificar possíveis melhorias. Por isso, o treinamento online deve ser aliado à utilização do produto em si.

Se você tem um produto físico e equipes dispersas, envie amostras após a conclusão do treinamento online, para uso e feedback. Caso seu produto seja um software, disponibilize acesso aos seus vendedores para que mexam à vontade, testem a usabilidade e, também, deem feedback.

O teste é uma experiência de aprendizado enriquecedora para o vendedor, que se sentirá muito mais seguro ao explicar um produto que ele de fato conhece. Isso além de ajudar a empresa e o setor de desenvolvimento, que terá acesso a opiniões super sinceras sobre o novo produto, os melhores insumos para melhorias e novas oportunidades.

Espero que essas dicas estratégicas sejam úteis para você e sua empresa. Se você ainda não faz treinamentos online, mas quer saber um pouco mais sobre EaD corporativo, é só se matricular neste curso gratuito sobre a prática do ensino a distância (EaD). Em 10 minutos, tire todas as suas dúvidas sobre EaD de uma vez por todas.

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Sobre o autor

Kalina Renno

Apaixonada por comunicação, marketing e ensino, acredito que o mundo pode ser transformado por cada um de nós. Internacionalista por curiosidade, marketeira por decisão e otimista por natureza.

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