Blog

RH 4.0: Sua empresa está preparada para o RH estratégico?

Por Equipe Mobiliza
@Destaques
RH estratégico

A era digital trouxe para as nossas vidas mudanças irreversíveis. No mercado de trabalho, a revolução 4.0 também já está presente em diversas áreas, incluindo a de recursos humanos. 

Com a inovação tecnológica cada vez mais acelerada, vemos uma grande mudança nas operações dos setores de serviços, indústrias e no comércio.Tarefas que antes eram manuais, agora são automatizadas. 

E neste cenário de automação, o tempo agora pode ser distribuído para outras atividades mais estratégicas, representando um avanço sem precedentes. Como isso afeta o RH das empresas? 

E de que maneira é possível transformar o seu RH para que ele seja cada vez mais estratégico? Acompanhe os detalhes em nossos artigos a seguir. Boa leitura! 

O que significa RH 4.0? 

Vamos começar falando sobre a indústria 4.0. O conceito foi desenvolvido pelo economista alemão Klaus Schwab em seu livro intitulado “A quarta revolução industrial”. 

Ela é caracterizada como a integração entre os sistemas digitais e físicos, com uma forte automação industrial e união entre diferentes tecnologias, como: inteligência artificial, robótica, computação em nuvem, big data e internet das coisas (IoT)

Isto significa que já existem fábricas inteligentes em diversos países, além de uma mudança significativa no design de produtos e serviços, para atender a consumidores também diferenciados. 

Os anseios das gerações inseridas neste contexto são diferentes dos de 30 anos atrás, de modo que os reflexos destas mudanças são observados no dia a dia das empresas. 

Um RH 4.0 ou estratégico é o que já está transformando seus processos manuais em automação, o que possibilita que o foco do time de recursos humanos seja mais na parte da estratégia da empresa e nos objetivos específicos da área. 

Qual é o cenário do RH brasileiro? 

Segundo dados da Pricewaterhousecoopers (PwC), apenas 9% das empresas brasileiras estão em nível avançado de digitalização – que é a transformação dos processos nos mais automatizados e digitais possíveis.

Dessa forma, o potencial de crescimento nas organizações nos próximos anos é grandioso e, para acompanhá-lo, é preciso que o RH também esteja familiarizado com a transformação digital. 

O aumento do uso de tecnologias no cotidiano também possibilita uma coleta de dados consistente, permitindo o acompanhamento dessas informações por períodos. Daí a possibilidade de ações mais assertivas com o RH estratégico. 

Por que tornar seu RH mais estratégico? 

Você sabe por que é vantajoso tornar o RH mais estratégico? Porque a inovação na área ajudará a melhorar aspectos, como: 

  • Atração e retenção de talentos

Com uma gestão eficiente da EVP (Employee Value Proposition), seus colaboradores tendem a valorizar suas posições e permanecer na empresa por mais tempo. Dessa forma, é possível promover uma melhor visão externa do ambiente de trabalho, o que contribui para o seu crescimento e reconhecimento como Employer Branding. 

  • Tendências de turnover 

Identificando padrões de comportamento nos colaboradores, você poderá acompanhar uma propensão ao desligamento e criar ações para contornar a situação. 

  • Pessoas no centro

No RH estratégico, os colaboradores da empresa são considerados o pilar mais importante da estratégia e isso ajuda a nortear as ações da área para proporcionar a melhor experiência. 

Entender quais são os melhores benefícios para oferecer aos funcionários, as necessidades específicas de cada setor da empresa e promover melhorias contínuas na cultura organizacional transformarão a maneira como as pessoas vivenciam o trabalho. E você tem essa oportunidade em mãos! 

Como tornar seu RH o mais estratégico possível? 

Agora que você já sabe das vantagens de tornar seu RH mais estratégico, pode estar se perguntando como tornar isso realidade. 

As ações que a sua empresa adotará terão consequências a longo prazo, mas certamente contribuirão para alcançar os objetivos da transformação digital. 

1 – Desenvolva as lideranças 

É sempre importante ter influenciadores dentro da organização para propagar e defender as novas ideias. Se essas pessoas forem líderes, melhor ainda. 

Procure desenvolver as lideranças para utilizarem as novas ferramentas tecnológicas da melhor forma possível, para se tornarem embaixadores da cultura frente aos outros funcionários. 

Além do conhecimento tecnológico, a habilidade com seres humanos é um fator fundamental na era 4.0. Procure estimular e educar os líderes com o conhecimento necessário para promover metas de inclusão e diversidade nas equipes. 

2 – Coloque a experiência dos colaboradores em primeiro lugar

De que maneira seu colaborador pode se adaptar mais facilmente à sua empresa? Seria com um onboarding bem feito? Uma apresentação com todos os setores? Ou seria com um treinamento? 

Dedique tempo do seu trabalho para conhecer as reais necessidades de quem está com você. Seja dos novos funcionários, seja dos mais antigos: busque informações que te ajudem a fomentar inovação dentro da sua empresa. 

Com a ajuda de formulários online e outras plataformas, você poderá receber opiniões mais facilmente e ter ideias de como melhorar o clima organizacional e as ações práticas no dia a dia da empresa. 

3 –  Fomente a mudança de modelo mental 

Muitas pessoas confundem a inovação tecnológica com “substituir pessoas por máquinas”. Essa não é a proposta do RH estratégico. Pelo contrário: a mentalidade é justamente otimizar processos da equipe, para que os profissionais possam focar no desenvolvimento de pessoas e da cultura organizacional. 

4 – Considere utilizar ferramentas tecnológicas

Como o cerne da mudança da era digital é utilizar a tecnologia a favor da melhor performance, não deixe de pesquisar quais ferramentas farão a diferença no seu dia a dia e no da sua equipe.  

Com o direcionamento estratégico, a aquisição de uma plataforma poderá automatizar atividades e simplificar as entregas. 

Como é possível alcançar o máximo de produtividade? 

Trabalhar para melhorar a produtividade dos seus colaboradores é uma tarefa desafiadora, mas possível. 

Comece buscando conhecer quais os gaps das áreas da sua empresa com líderes e liderados. Quais são os entraves para entregas mais rápidas e efetivas? 

Com estes dados evidenciados, faça uma análise de quais as soluções possíveis para os problemas identificados. Não tenha muitos filtros nesse momento, a ideia é fazer um verdadeiro brainstorming.

Depois, selecione as opções que melhor se encaixam na realidade do orçamento da área e apresente aos líderes as opções de ações para elevar a produtividade. 

Uma ideia interessante é habilitar lideranças e suas equipes a utilizarem ferramentas que permitam os times se tornarem mais autônomos e ágeis. Com o pensamento de entregar melhor em menos tempo, os resultados da sua empresa serão os melhores a cada dia!  

Quais paradigmas o trabalho remoto ajudou a quebrar? 

A necessidade de trabalhar remotamente fez com que parte das empresas repensassem o método de trabalho e as ferramentas utilizadas até então. 

A pandemia de 2020 mostrou ser possível manter expedientes online sem perder a tração e a performance das equipes. Mas tudo isso porque o nível de avanço da tecnologia permitiu. 

Além da proteção e segurança durante a quarentena, as soluções trouxeram organização para a estrutura de trabalho, simplificação de processos, além de permitirem o acesso de qualquer dispositivo a treinamentos, cursos e etc. 

Manter este sistema funcionando mesmo após a retomada de algumas atividades presenciais pode reduzir custos e otimizar o tempo das equipes. 

Como unir a tecnologia com a capacidade humana das equipes na estratégia?

Para o RH ser verdadeiramente estratégico, vimos que ele pode e deve unir a tecnologia com a capacidade humana das equipes. E para que isso aconteça na prática, é necessário ter o conhecimento do perfil de colaboradores com o qual a equipe de RH está trabalhando. 

Defina bem o público-alvo dos seus projetos antes de iniciar a estratégia. Busque saber a fundo de que maneira eles serão beneficiados, para defender as ações do RH da forma mais eficaz possível. 

Promova também ações híbridas, ou seja, com partes executadas online e outras trabalhadas no presencial. Um exemplo seria a promoção de um evento pela internet, com o envio de kits com materiais ou mimos diretamente para a casa dos colaboradores. 

Por que trabalhar com dados? 

Uma das características mais marcantes do RH 4.0 é tomar decisões baseadas em dados. Isso porque as chances de acertar aumentam consideravelmente e podem ser defendidas de forma mais consistente. 

Com um sistema eficiente para a sua equipe, o trabalho de seleção, assinatura de contratos, onboarding, treinamento e desenvolvimento podem ser otimizados e ajudar a tornar o RH uma área assertiva e eficiente. 

Como o treinamento e desenvolvimento ajudam na performance do RH?  

Já falamos sobre como o cenário da indústria 4.0 ajudou a transformar as operações das empresas quando se trata de tecnologia. Mas as mudanças culturais dos locais de trabalho e os requisitos para os colaboradores permanecerem em uma organização também mudaram. 

Hoje, as pessoas pensam em como poderão crescer dentro daquela estrutura e de que maneira a empresa apoiará o seu crescimento. A oferta de cursos e treinamentos por parte da empresa já é uma realidade e um diferencial para o funcionário escolher se deseja continuar ou não na sua equipe. 

Oferecer treinamentos de produtos, novas técnicas do mercado em que a empresa atua, novas funcionalidades/serviços é essencial para motivar os colaboradores  a se atualizarem. Também é uma excelente maneira de formar os profissionais de áreas muito novas ou aumentar o nível de conhecimento em áreas que requerem muito estudo e atualização. 

Os resultados desta prática são claramente percebidos com o aumento de vendas, melhoria da customer experience e através de outras métricas. 

Já com o desenvolvimento, é possível melhorar as soft skills dos times, de modo a direcionar as pessoas para assimilarem a cultura da empresa em sua totalidade. 

Além de promover a capacitação da equipe, treinamento e desenvolvimento também ajudam na redução da taxa de turnover. Ou seja, o RH estratégico é aquele que utiliza técnicas de gestão de pessoas e cultura para viabilizar a melhor experiência de trabalho e crescimento dentro da empresa. 

Unindo a gestão de pessoas, escuta ativa para o levantamento e a implementação de benefícios e a capacitação continuada, seu RH certamente apresentará resultados elevados dentro da sua organização. 

Qual é a tendência do treinamento e desenvolvimento nas empresas? 

Conforme dissemos, o contexto da pandemia acelerou a necessidade de tornar diversos processos digitais, incluindo o processo de aprendizagem. Para se ter uma ideia, a busca por cursos online aumentou 161% no Brasil em 2020. 

Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais buscando alternativas para melhorarem a sua formação e o seu desempenho no mercado de trabalho. 

As empresas que corresponderem a essa expectativa de aprimoramento dos funcionários certamente sairão ganhando com o engajamento e os resultados a médio e longo prazo. 

Como uma Plataforma LMS pode te ajudar?

 

Falando ainda em capacitação, a utilização de ferramentas tecnológicas para oferecer cursos, treinamentos e o desenvolvimento de lideranças é um passo importante no sentido de tornar seu RH estratégico. 

Você sabe o que é uma plataforma LMS? Plataforma LMS é uma ferramenta digital utilizada para oferecer cursos online. Alguns desses sistemas suportam a gestão de cursos presenciais também. 

Este software basicamente permite a organização de cursos, o gerenciamento deles e a inscrição de alunos, facilitando tanto o compartilhamento de conteúdo, quanto a jornada de aprendizagem. 

Além disso, com ele é possível o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, o que facilita na leitura geral da empresa em termos de desenvolvimento. 

Implementar uma plataforma LMS significa tornar digital o processo dos seus colaboradores rumo à capacitação, facilitando o acesso a treinamentos. Além disso, a sua equipe de RH também consegue fazer o acompanhamento do progresso dos colaboradores por meio de avaliações e reações automáticas de aprendizagem. 

A importância da trilha de aprendizagem

Muito mais que apenas oferecer a possibilidade de treinamentos, com uma plataforma LMS, seu RH estratégico consegue elaborar treinamentos com métodos eficientes, como a trilha de aprendizagem. 

A trilha é uma sequência de conteúdos e atividades com temas que se complementam e tornam o aprendizado mais simples. Dessa forma, seus colaboradores acessam o material do curso de forma mais lúdica e intuitiva, facilitando o aprendizado.

O nível de engajamento costuma ser maior quando o assunto tratado é dividido em tópicos, com a utilização de diferentes formatos (vídeos, gifs, materiais de apoio). E você pode criar todo esse tipo de interação utilizando uma plataforma LMS. 

Plataforma LMS Mobiliza: a escolha certa para focar no desenvolvimento de pessoas

A Plataforma LMS Mobiliza, além de ser extremamente intuitiva para os usuários, também possui a funcionalidade de criação de trilhas de aprendizagem e muito mais: 

  • Área de acesso customizada com as cores e logo da sua empresa
  • Fluxos automatizados de comunicação, conteúdo e guia de próximos passos para os colaboradores
  • Acesso pelo computador, tablet ou celular
  • Suporte direto e em português

E para a sua equipe de RH, conte com estes benefícios da Plataforma LMS Mobiliza:

  • Gerenciamento de diferentes cursos em um só lugar
  • Avaliação de reação automática nos conteúdos
  • Relatórios de desempenho e engajamento 

É a plataforma LMS ideal para tornar o seu RH mais estratégico e adequado às transformações digitais pelas quais o mercado de trabalho está passando. 

Faça um teste gratuito e sem compromisso da Plataforma LMS Mobiliza por 7 dias! 


Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Quer iniciar sua carreira como designer instrucional?
Perfil comportamental Como utilizar a análise de perfil comportamental para melhorar a produtividade das equipes?
Mudança cultural Jornada de mudança cultural: como resolver este desafio?

Vamos mobilizar
pessoas
juntos?

Trabalhe Conosco