Treinamento corporativo
pra-que-serve-treinamento

Quando falamos em desenvolver pessoas, é comum pensarmos de cara em treinamento e desenvolvimento. Mas você já parou pra pensar o que significa desenvolver pessoas no ambiente corporativo?

Pergunto isso porque antes de nos aprofundar no assunto, é importante alinhar que o objetivo de desenvolver seus COLABORADORES é de aumentar o desempenho da sua empresa. Ou seja, o que sua organização mais espera quando investe nos colaboradores é um aumento de performance ou habilidade que agregue para os objetivos estratégicos dela.

E não há mal nenhum envolver bem-estar e inteligência emocional, por exemplo, nesse combo. Quanto melhor o cenário atual de um colaborador, melhor será a entrega dele. Mas entenda que treinamento e desenvolvimento é uma área estratégica da sua empresa que precisa visar a melhora nos resultados ao investir na performance dos seus colaboradores.

Aqui no blog nós falamos muito sobre treinamento e desenvolvimento mas muitas vezes T&D não é a solução para desenvolver pessoas. Por isso no artigo de hoje, nós vamos falar sobre o que impacta o desempenho dos seus funcionários e qual o papel de T&D nesses fatores. Vamos lá?

Fatores que impactam DIRETAMENTE o desempenho dos seus funcionários

Vamos direto ao ponto? Basicamente, são 4 elementos nada básicos. 😅

  • O trabalhador
  • O trabalho em si
  • O ambiente de trabalho
  • O mundo.

Isso significa que esses elementos impactam DIRETAMENTE a produtividade e a satisfação do seu colaborador em trabalhar na sua empresa. Eu explico melhor:

O trabalhador é quem desenvolve as atividades e as responsabilidades da sua função nas empresas, o que significa envolvimento direto na entrega dos seus próprios resultados para a organização. Se um vendedor não vende, não há resultado, certo?

O trabalho em si é quando estamos falando da própria atividade que o colaborador executa. Seu colaborador precisa gostar, ver propósito no que faz.

O ambiente de trabalho é literalmente, o local, cenário e contexto que seu funcionário trabalha. Oferecer um ambiente estruturado para a função dos seus times é essencial para um bom desempenho.

E o mundo, durante uma pandemia é fácil de entender. Não importa o quão satisfeito seu colaborador esteja com sua carreira, suas atividades e seu local de trabalho. Se uma doença surge a ponto de colocar em perigo seus familiares e amigos, esse é um fator que pode impactar o desempenho dele.

Entre todos esses fatores, pasme, treinamento e desenvolvimento consegue impactar único e exclusivamente aqui: no trabalhador. Todos os outros 3 fatores, a área de T&D não resolve.

Descubra se treinamento e desenvolvimento é a solução

O primeiro passo para descobrir se treinamento e desenvolvimento é a solução que você precisa investir é bem básico: diagnosticar o problema.

Isso porque existem diversos desafios corporativos que treinamento e desenvolvimento não vão resolver. Imagine que muitas vezes um feedback pode ser a solução, ou definir bem o que se espera do seu colaborador e alinhar com ele também pode ser uma solução. Criar processos, estruturar documentos podem melhorar a performance de um time numa área e não estão ligados com T&D.

Por isso é importante você que trabalha com T&D diagnosticar o problema quando a demanda é levantada. Você precisa considerar os objetivos estratégicos da sua empresa para conseguir definir onde alocar recursos e investimentos internos.

Muitas vezes os líderes que trazem as demandas pode estar com uma visão limitada de que treinamento resolverá, mas é seu papel buscar a raiz do desafio para não remediar com um conteúdo que a longo prazo não vá trazer benefícios nem para o colaborador quanto para a empresa.

Pra concluir esse artigo, sugiro que você faça o download do nosso modelo de LNT, levantamento das necessidades de treinamento, para conseguir listar todas as demandas que surgem e ainda priorizá-las. Só nesse processo você pode descobrir que as demandas que não são prioritárias podem ser resolvidas de outras formas. O link do modelo de LNT está aqui, download gratuito 🙂

Conta pra gente nos comentários como a área de T&D e a sua empresa lida com os 4 fatores que mais impactam o desempenho dos seus colaboradores? Vou adorar saber!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

protagonismo-1 3 principais formas de incentivar o protagonismo dos colaboradores na sua empresa
cultura-da-empresa Como treinamentos fortalecem a cultura da sua empresa?
Respondemos as 13 perguntas mais comuns sobre treinamento corporativo online