Treinamento corporativo

O ano já começou e já está mais do que na hora de apresentarmos aquele planejamento de Treinamento e Desenvolvimento. Alguns começam com “é a hora de olhar para o futuro e planejarmos”. No entanto, em uma grande empresa, o ideal é iniciar olhando para o passado! 

Adianto que esse olhar é muito importante, principalmente em grandes empresas. A abordagem correta é tão importante que virou um curso gratuito de planejamento na educação corporativa aqui na Mobiliza.    

Quando falamos em planejamento, devemos considerar as estratégias para continuidade ou melhorias (o mundo ideal é continuidade com melhorias) dos projetos de Treinamento e Desenvolvimento. Afinal, o plano envolve pessoas, orçamentos, aquisição de novas ferramentas etc. Planejar é preciso, mas para isso precisamos olhar para trás e trazer os aprendizados. Isso fará muita diferença.

Antes de planejar o futuro, relembre o passado

Sim, fará toda a diferença! Esse é um excelente exercício para iniciarmos nosso planejamento de treinamento. Em primeiro lugar, coloque suas ideias para este ano na mesa, monte um grupo de trabalho e traga os projetos do ano anterior apontando seus erros e acertos. Em seguida, use o grupo para levantar todas as críticas para este ano. Essa é uma ferramenta muito usada na gestão de projetos. Aprender com os erros e acertos de projetos anteriores fará você evoluir.

Em uma grande empresa, tudo é considerado e calculado. Quando apresentamos um planejamento de treinamento com base nos erros anteriores, mostramos que aceitamos e nos responsabilizamos pelos erros cometidos. Além disso, que serão convertidos em lições aprendidas para determinar o que será feito no novo ano. Esse é um ponto muito positivo para iniciar um bom planejamento. Normalmente, ele envolve orçamento estipulado, então nada melhor do que reconhecer o que foi gasto com erros e acertos.

Falando em verba

Nosso planejamento de treinamento precisa ser realizado dentro de um orçamento. Isso é fato! Extrapolar qualquer valor estipulado dentro de um ano mostra que o plano foi ineficaz. Portanto, durante seu planejamento considere tudo que envolve custo. 

Para grandes demandas, planeje seus custos internos e externos. Acima de tudo, analise se é viável fazer treinamentos internamente ou contratar uma empresa parceira. Lembre que o tempo da sua equipe tem um custo altíssimo. Considere no seu planejamento orçamentos para demandas com seus fornecedores e parceiros. As resolvidas externamente farão seu orçamento valer a pena. Além disso, vão poupar tempo da sua equipe para outros projetos. 

Você está cansado de ouvir que seu planejamento deve ser de acordo com seu orçamento, e sempre chegamos à conclusão que o orçamento é baixo. Ah, quem da área de treinamento nunca falou isso (risos)? Reformule essa frase dizendo que você irá usar bem o seu orçamento! Tudo que você incluir no seu planejamento deve ter um retorno. Ao usar o seu orçamento considere:

  • Economia de tempo;
  • Entregas ágeis;
  • Facilidade nas entregas;
  • Facilidade na manutenção dos treinamentos;
  • Visibilidade dos resultados.

Tempo é bom e eu gosto

Este é um ganho importante no seu planejamento: o tempo. Costumo dizer que aqui você consegue fazer seu orçamento render. Portanto, invista em tudo que for relacionado à economia de tempo! 

Existem muitas ferramentas que agilizam o dia a dia no setor de Treinamento. Considere esses recursos o ápice do seu planejamento. Isso fará com que seus resultados surjam ao longo do ano, cumprindo seu planejamento por meio de entregas organizadas e assertivas.

Ainda não possui um LMS? Está aí a primeira dica:

Considere uma plataforma LMS no seu planejamento. Elas agilizam muito o seu dia a dia. Além disso, organizam todas as suas entregas e facilitam a gestão dos treinamentos. 

Ferramentas de criação de conteúdo:

Existem várias para treinamento EAD. Elas devem estar no seu planejamento. Por exemplo: as ferramentas de criação de conteúdo possibilitam agilidade na construção e manutenção dos treinamentos, além de trazer novas funções como interatividade, gamificação e engajamentos de alunos aos treinamentos. Isso é investimento! A agilidade que algumas ferramentas trazem faz valer muito a pena o investimento, possibilitando criar templates, reciclar e alterar cursos de forma muito rápida. 

Otimize o uso de seu time interno:

O que seu time mais precisa para desenvolver suas atividades do dia a dia é o tempo! Conte com a equipe para desenvolver os projetos planejados ao longo do ano. E use a habilidade de cada um para trazer benefícios para todos. Por exemplo: se seu time possui um Designer Instrucional, aproveite as habilidades dele como poço de ideias. No entanto, terceirize o que puder. Lembrando que isso não é custo, é investimento. Pouco acima falamos sobre realizar orçamentos para demandas com seus fornecedores e parceiros. É uma forma de transformar seus planejamentos em materiais excelentes, enquanto sua equipe trabalha nas outras entregas. Isso é saber usar o tempo a seu favor.

Busque as tendências para este ano

As tendências devem estar no seu planejamento de treinamento do ano. Pesquise junto ao seu time para compreender para que caminho estão indo as empresas e principalmente qual é a preferência do seu público quanto a treinamento. Já sabemos, por exemplo, que o trabalho híbrido é preferência de 48% das empresas em 2022.

Além disso, faça pesquisas internas e considere suas preferências e expectativas quanto aos treinamentos. A experiência dos usuários fará todo o sentido para que seu planejamento seja assertivo.   

Seu planejamento de treinamento deve fazer sentido

Outro fator importante que deve estar no seu plano são as métricas e avaliações dos treinamentos para 2022. Todo planejamento executado deve fazer sentido e mostrar resultados ao final. Portanto, todas as ações de melhoria e de engajamento dos times e clientes da sua empresa devem refletir no final em boas avaliações e resultados obtidos por meio do treinamento. Monte seu planejamento considerando a visibilidade desses números. Dessa forma, os times de treinamento passam a ganhar voz e vez nas empresas. Tudo fica melhor vendido da maneira correta! Por isso, inclua uma apresentação de resultados da Educação Corporativa no cronograma.

Agora, mão na massa

Nas grandes empresas, usam-se muito as boas práticas da gestão de projetos para fazer o planejamento anual dos times de treinamento. Em suma, são ferramentas simples, porém assertivas, que você pode praticar no seu planejamento. Garanto que fazem total diferença. 

Além disso, use seu time no planejamento. Cada um passou por uma experiência durante o ano anterior. Aproveite essas situações, sendo elas positivas ou até negativas. Em conclusão, explore acertos para criar novos projetos ou dar continuidade a grandes projetos. Já os erros, tome como lições aprendidas.

Sobre o autor

Edemilson Correia da Silva

Design Instrucional na Portobello Grupo 💙 | Editor da plataforma Educa Editec 💡 | UI/UX Designer 🎫 📲 | Parceiro Mobiliza 🤜🤛

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

treinamentos de segurança do trabalho Conheça a plataforma ideal para treinamentos de segurança do trabalho
Universidade Corporativa Como utilizar o modelo ADDIE no Design Instrucional?
Educação Corporativa Estratégica na AMAGGI