Treinamento corporativo
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É comum ver ações de treinamento corporativo se fecharem na aula presencial, ou no curso online. O planejamento é focado nos aspectos práticos da aula (coffee, local, professor, conteúdo), mas poucas vezes vi avaliarem os objetivos da aplicação do novo conhecimento no dia a dia. Ou mesmo, estar no planejamento a data de análise dos resultados, impactos e melhorias futuras.

Se isso acontece na sua empresa, fique tranquilo. É bem comum, normalmente pelo nosso dia a dia corrido, onde fica muito difícil priorizar outras atividades. Esse artigo está aqui para te guiar nos passos iniciais, e lhe apresentar uma visão completa da ação de treinamento.

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1º Passo: Planejamento (além da parte prática)

Falar que qualquer ação ou projeto deve começar no planejamento é chover no molhado, eu sei. Porém, pouco se fala sobre o que planejar. Cronograma, o que deverá ter no treinamento, recursos internos e externos, coffeebreak para treinamentos presenciais, isso é o padrão.

Porém, existem duas etapas do planejamento que normalmente ficam de fora.

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A primeira etapa é a definição de ações após o dia do treinamento. Pense em como será o apoio e suporte ao treinando após o treinamento. Após estudar entramos na curva de esquecimento, faz com que a gente esqueça aprendizados recentes com o passar do tempo. Para conter esse problema, recomenda-se fazer reforços de conteúdos em 15, 30 e 45 dias após o treinamento.

A segunda etapa é definição de métricas de sucesso. Nesta etapa você define um objetivo claro para o seu treinamento, e depois determinar um objetivo numérico que você deve alcançar para a ação de treinamento ser um sucesso. Métricas comuns são quantidade de concluintes e nota média dos treinandos. Determinar qual o objetivo numérico que você está focando facilita tomar decisões e direcionar esforços.

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2º Passo: Produção

Aqui é a parte que somos treinados desde pequenos: fazer. Nas atividades de produção estão estrutura do treinamento presencial, contratar fornecedores para seu treinamento online, alinhar diversos fornecedores para um evento de treinamento. Neste passo é que tornamos o treinamento realidade.

Para ter maior impacto e resultado do treinamento na sua empresa, mantenha seu foco no envolvimento dos colaboradores com o treinamento, principalmente em uma ação online.

Desde o momento do convite do treinamento, o colaborador deve entender os benefícios para ele, pessoalmente. Afinal, como adultos, gostamos de ser respeitados em nossas decisões, e gostamos de controlar a nossa vida. Ao mudar o foco do convite ao treinamento de uma “convocação” para apresentar algo que ele tem a ganhar, o colaborador será melhor estimulado, e terá melhor chance de participar do treinamento e ter melhor retenção do conteúdo.

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3º Passo: Acompanhamento

Acompanhamento é o passo que dá orientação e apoio para o treinando durante e depois do dia de treinamento. É uma atividade que tende a perder prioridade por demandar muito trabalho da equipe de treinamento, e por perder muito valor ao ser automatizada.

Após o treinamento, como falamos acima, é necessário enfrentar a curva de esquecimento. Se o treinando não tem contato com o que acabou de estudar alguns dias depois dos estudos, ele irá esquecer o que aprendeu. A tática recomendada são reforços de conteúdo, que podem ser atividades (as mesmas do treinamento) – em um prazo de no máximo 15 dias após o término do curso. Além de atividades, artigos de internet (como este aqui), ebooks, outros cursos, palestras, ou qualquer outro conteúdo rico que possa acrescentar ao que foi aprendido na aula, para que o treinando mantenha contato com o material.

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4º Passo: Análise

O passo da Análise é um dos mais importantes. É neste momento que você irá comparar os resultados dos treinamentos com as métricas, os objetivos numéricos que você definiu lá no 1º passo, com o objetivo de verificar se obteve sucesso com sua ação de treinamento. É com essa análise que você poderá melhorar as suas próximas ações, defender orçamentos para treinamento, e apresentar melhoria de desempenho para o seu diretor.

As análise quantitativas mais comuns são:

  • Conseguimos chegar nos valores esperados? (nota média, concluintes).
  • Conseguimos os comportamentos e atitudes esperados?

Entenda que o foco não é encontrar culpados ou problemas. O objetivo é entender como foi a ação de treinamento e buscar melhorias para as próximas ações. Afinal, haverão próximas ações para que a empresa consiga alcançar seus objetivos de negócio.

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Conclusão

Comece aos poucos a implementar outras etapas no seu dia a dia de aplicação de treinamentos. Se você não fizer algumas destas atividades, deixe seu comentário embaixo e nos conte a sua experiência. E, caso faça algo que não estamos considerando aqui, nos conte também. Adoramos aprender.

E se estiver planejando sua primeira ação de treinamento online, existe um curso gratuíto disponível pra ti nos primeiros passos da EaD corporativa. Acesse o curso abaixo.

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