Todas as pessoas interessantes que conheci tinham um objetivo na vida que mudava sua situação atual para algo além da zona de conforto. Algumas buscavam liberdade financeira, outras crescimento ou mudança de carreira. São diversos os objetivos e diversas as motivações. Eu, por exemplo, tenho um objetivo para daqui a 6 anos me tornar escritor. E, como você vai perceber pelos próximos parágrafos, existe uma lacuna considerável entre as minhas habilidades e conhecimentos atuais em escrita até alcançar a competência mínima necessária para ser um escritor profissional.
Essa lacuna existe para empreitadas que visam um objetivo diferente ou maior do que o atual. Para empresas não é diferente. Empresas têm objetivos diversos, e as mais maduras formalizam um plano de ação para alcançar esses objetivos em um documento, chamado planejamento estratégico.
Para alcançar os objetivos, a equipe da empresa precisa adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes que atendam os requisitos deste novo posicionamento. Essa tríade de necessidades também é conhecida como competência, e esse artigo te explica o que é gerenciar a competência da sua equipe, e como investir em treinamento online e desenvolvimento de pessoas.
O que é competência?
Qualquer característica fundamental requerida para executar com sucesso uma dada tarefa, atividade ou cargo, pode ser considerada como competência. Sua base é formada pela tríade: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, também conhecido como CHA.
- Conhecimentos é ter o conjunto de informações integrado com sua experiência, é o saber.
- Habilidades é basicamente saber fazer.
- Atitude é mais do que querer – é ter intrinsecamente a ação de fazer.
Obs: A literatura ainda fala sobre outros quatro elementos básicos da competência (valores, experiência, fé e expectativas), que ficam para um outro post.
Competência afeta a execução de um trabalho e a responsabilidade pelo seu resultado. É correlacionado com performance e, logo, pode ser medida com base em padrões pré-definidos. Ela diferencia a empresa da concorrência e, principalmente, é diretamente afetada e melhorada por treinamento e desenvolvimento.
Mapeamento de competências
Com os objetivos e o plano de ação em mãos, conseguimos elencar os cargos e atividades fundamentais para a empresa. E visando a execução dessas atividades, executa-se um processo de levantamento das competências mínimas. Esse processo se chama Mapeamento de Competências.
Consiste em quebrar um cargo ou trabalho em atividades e identificar quais competências são necessárias para executá-las com sucesso, sendo elas de cunho técnico, gerencial, comportamental, de atitudes ou habilidades.
Surge então a Gestão por Competências, que é mapear e buscar preencher as competências básicas, correlacionando investimento em treinamento e desenvolvimento e as estratégias da empresa. É um método que visa garantir que as competências corretas estejam disponíveis no momento certo.
Benefícios da gestão por competências
Aplicar a gestão por competências esclarece as regras do relacionamento profissional entre a empresa e sua equipe desde a seleção para um cargo, desenvolvimento do profissional, até os motivos de um possível desligamento. Os benefícios são:
- Traduz os objetivos e visão da empresa em comportamentos esperados no colaborador;
- Implementa um processo de recrutamento e seleção mais eficaz;
- Cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira;
- Identifica áreas de desenvolvimento do colaborador ligada diretamente aos resultados e objetivos da empresa;
- Determina onde o investimento em treinamento terá o maior retorno;
- Determina critérios mais válidos e eficazes para desenvolvimento e avaliação de performance;
- Identifica as lacunas de habilidades atuais para as fundamentais futuramente;
- Garante retenção das competências essenciais para o sucesso da empresa;
- Empodera os colaboradores a assumirem suas carreiras, direcionando seu próprio desenvolvimento e melhoria contínua.
- Direciona a cultura da empresa.
Conclusão
Ações de desenvolvimento do capital humano devem ter objetivos e propósitos claros. Afinal, tempo e dinheiro são recursos escassos em qualquer organização. A gestão por competências é um processo simples, e ajuda a priorizar como e onde investir seu capital em treinamento online e desenvolvimento de pessoas.
Como qualquer ação nova na empresa, comece rapidamente e em ações pequenas, elencando competências extremamente estratégicas e então invista em treinamento. Uma forma objetiva é se questionar com as perguntas abaixo:
- Quais competências são críticas para o sucesso da estratégia da sua empresa? Quantas dela sua empresa tem e quem as tem?
- Quão bem você sabe quais responsabilidades e atividades seu time performa, e quão bem eles sabem?
- Como você sabe quão bem seu time performa?
- Quão melhores são seus melhores talentos?
- Onde são necessárias melhorias?
- Qual o percentual do seu orçamento que está relacionado a desenvolvimento de pessoas?
Aproveito e recomendo utilizar este checklist gratuito para te ajudar a priorizar onde investir em treinamento e orçamento ead. Facilita bastante para se ter uma visão clara e documentada de onde vale a pena dedicar energia tanto da equipe de treinamento, quando dos colaboradores treinados.
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