Está escolhendo uma plataforma LMS (Learning Management System)? Se você está começando com a EaD, ou se está pensando em trocar de plataforma, este artigo vai te ajudar considerando quatro fatores:
1 – Objetivos com a plataforma LMS
Sua ação de implantação de uma plataforma LMS deve estar vinculada à um objetivo estratégico da empresa. Aumentar vendas, diminuir custos, expansão, entre outros possíveis motivos. Baseado nestes objetivos, liste o que se deseja com a plataforma LMS. Para te ajudar, este artigo apresenta as principais dificuldades que a EaD resolve.
Com essa lista em mãos, considere: quais relatórios você deseja ter? Quais setores da empresa serão afetados? Quais suas expectativas com a plataforma? Deseja ter gestão de competências, gestão do conhecimento ou plano de cargos e salários vinculado ao desempenho dos alunos na sua plataforma? Como serão as avaliações?
Como boa prática, sugerimos que você revisite sua estratégia atual de T&D e avalie o que funciona e o que precisa ser melhorado. Assim, você será capaz de secionar uma plataforma LMS que se baseie em processos e métodos que funcionam para sua empresa. Além disso, na parte de conteúdo, você terá a chance de “salvar” os materiais bem-sucedidos e modificar aqueles que não estão se saindo tão bem.
Com essas questões em mente, vamos para o próximo fator.
2 – Tamanho da organização, investimento e cultura
Existem plataformas LMS de vários portes, funcionalidades, preços. Pense no tamanho da sua companhia e quantos alunos terá: 1000, 10000, 100000 usuários? As plataformas tendem a ter o seu preço baseado na quantidade de alunos matriculados em cursos, então isso impactará diretamente nos custos envolvidos.
Outro fator de investimento é o formato da plataforma. Existem LMSs que são instalados em servidores, e outros que são no formato SaaS (traduzido do inglês, Software como Serviço). O formato SaaS considera uma mensalidade, nenhuma instalação, e pode ser acessado por qualquer navegador de internet.
Caso esteja começando agora, implantando cultura da EaD na sua empresa, comece pequeno. Mesmo se desejar alcançar milhares de alunos, pense em um LMS que possa ser expandido no futuro, mas que te atenda em um piloto menor.
Lembre-se que o investimento em plataforma é apenas um dos itens para se implantar EaD, e ainda utilizará o orçamento para treinamento em equipe de gestão e conteúdo dos cursos.
3 – Equipe
Como toda plataforma, um LMS precisa de uma equipe para operar, tirar relatórios, fazer matrículas, e fazer campanha para que os colaboradores façam os cursos. Algumas empresas consegue alocar equipes exclusivas para essa atividades, outras, não.
Considere também a competência técnica da sua equipe. Alguns LMSs são mais complexos, mais técnicos, e precisam de pessoas mais capacitadas em tecnologia para operar. Outros são mais simples, mas normalmente possuem menos recursos. Essa escolha também irá impactar nos custos com treinamento no uso da plataforma, além de curva de aprendizado para ganhar ritmo na operação.
4 – Tecnologia suportada pela plataforma LMS
Leve muito em consideração esse fator. Ele é um pouco técnico, mas pode te livrar de dores de cabeça no futuro.
Não é novidade que a tecnologia evolui em alta velocidade. E uma plataforma LMS, por ser um produto de tecnologia, que deve ser constantemente atualizada e aprimorada. Evite ao máximo plataformas antigas ou com versões desatualizadas. Com certeza, pelo mesmo investimento, existem plataformas semelhantes no mercado com tecnologia de ponta.
Um item importantíssimo é a compatibilidade com HTML, tablets e celulares. É um assunto um pouquinho técnico, mas te garanto que vale entender. Tablets e celulares não aceitam tecnologia Flash, que caiu em declínio rapidamente e logo será totalmente descontinuada. Você pode saber mais sobre o declínio do Flash neste link.
Dessa forma, todo conteúdo dos seus cursos e treinamentos EaD devem ser em HTML. Cursos feitos em Flash logo estarão obsoletos, uma vez que os navegadores vão parar de suportar esse formato. A própria Adobe, que é dona do Flash, descontinuou a plataforma. Ou seja, qualquer investimento em Flash agora poderá ser perdido em 2 ou 3 anos.
Bônus
Como um fator bônus, listo aqui alguns fatores adicionais que você pode considerar ao escolher sua Plataforma LMS:
- Suporte consultivo pode ser uma boa para quem está começando com EaD, mas uma equipe mais experiente deve precisar apenas de suporte técnico e implantação da plataforma;
- Tutoriais e trials são ótimas maneiras de comprovar sua análise de pré-requisitos. É um bom momento para incluir sua equipe: passe o acesso para alguns membros para que eles deem suas opiniões;
- Observe se na carteira de clientes da plataforma LMS pesquisada há outras empresas do mesmo segmento e porte da sua. Observe também o que os clientes falam sobre a empresa e outros projetos que ela tenha desenhado, caso o LMS seja sob medida;
- Se você já tiver parceiros que produzam conteúdo para seu EaD ou mesmo colegas de profissão em outras empresas, conseguir indicações e opiniões destas pessoas te ajudará muito. É um tipo de informação mais relevante do que o que o fornecedor tem a dizer sobre ele mesmo;
- Pense em quais funcionalidades engajaria os colaboradores no estudo. Fóruns, conferências, batepapo, aprendizagem social são algumas funcionalidades a serem consideradas na sua estratégia de treinamento.
Para concluir
No fim das contas, o mais importante no processo de escolha é você ter em mente os objetivos bem claros e ouvir o que sua equipe tem a dizer. Isso te ajudará a alinhar as expectativas e a conseguir a plataforma LMS mais adequada para o seu time de treinamento, o que te renderá melhores chances de sucesso.
O que achou deste artigo? Você pode enviar sua opinião e sugestões para o email conexão@mobiliza.com.br ou entrar em contato conosco pelas redes sociais.