@Destaques
9box

Neste conteúdo você vai saber um pouco mais sobre a 9box, seu conceito, suas funcionalidades e a diferença entre as outras avaliações de desempenho e potencial

Como surgiu?

A avaliação 9box surgiu na década de 70 na General Eletric para priorizar os investimentos, dentre as suas centenas de unidades de negócios. Algumas iam bem e outras não, e a empresa usava a avaliação 9box para medir a performance de cada uma delas. Esse método facilitava a visualização, análise e acesso a todos os dados coletados e assim ajudava em uma tomada de decisão mais assertiva no quesito de investimentos, bem como nas metas. 

Vendo isso, resolveu-se implantar a mesma avaliação para medir o desempenho e potencial dos colaboradores. Perceberam que por meio da matriz 9box poderiam direcionar cada um aos próximos passos exigidos para seu desenvolvimento profissional. A partir daí a 9box tornou-se uma ferramenta de gestão de pessoas indispensável em todas as organizações. 

Como funciona?

A 9box é uma matriz contendo 9 quadrantes, onde cada um tem seu significado e um conjunto de ações a serem tomadas com cada colaborador que está sendo avaliado. Temos um eixo da matriz que mede a entrega/resultados planejados pela empresa e no outro eixo mede-se as competências de cada indivíduo ou o fit cultural.

9box

Vou discorrer um pouco sobre os 9 quadrantes da matriz:

1º quadrante: temos um baixo potencial e baixa performance, denominando assim um colaborador insuficiente para as funções exercidas. 

2º quadrante: temos baixo potencial e média performance, denominando assim um colaborador Questionável, que precisa melhorar seu desempenho para as atividades de seu cargo. 

3º quadrante: médio potencial e baixa performance, denominamos de um colaborador Enigma, que é um iniciante ou tem problemas de gestão, podendo estar no trabalho errado ou mal adaptado à situação atual. 

4º quadrante: alta performance e  baixo potencial, denominamos de um colaborador Eficaz, que  é considerado um especialista de Alto Valor, 

5º quadrante: médio potencial e média performance, denominamos Mantenedor,  em que esse colaborador possui boa performance com espaço para crescimento e desenvolvimento profissional. 

6º quadrante: alto potencial e baixa performance, denominamos Crescimento, em que o colaborador tem uma progressão para alto desempenho e espaço para crescimento e desenvolvimento na função atual.

7º quadrante: médio potencial e alta performance, denominamos Comprometido, em que o colaborador é especialista na função, e é difícil de ser substituído. 

8º quadrante: alto potencial e média performance, denominamos Alta Performance, em que o colaborador tem um potencial para outro trabalho de mesmo nível, podendo se adaptar a novas situações e aprender novas áreas. 

9º quadrante: alto potencial e alta performance, denominamos de Exemplar/futuro líder ou especialista, em que tem um potencial além da função, tem habilidade de assumir importantes funções de extensão e novas áreas com promoções e movimentos laterais em praticamente qualquer situação. 

Como utilizar?

Para sua utilização é necessário fazer uma avaliação de performance e potencial e depois o colaborador é inserido no quadrante correspondente às suas análises..Assim fica fácil visualizar e tomar decisões tanto de sucessão e promoção quanto de desligamento dentro da equipe. Pensando na cultura organizacional, ressalta-se as competências indispensáveis para atingir os resultados, tornando essa equipe mais produtiva e melhorando a performance geral da empresa, retendo e engajando os colaboradores. 

Mas, antes dessas decisões serem tomadas, precisa-se ter uma calibragem com os gestores e o RH da empresa. Esses colaboradores serão analisados e comparados entre si, e a equipe deve a um acordo no posicionamento de cada colaborador dentro dos quadrantes da matriz.    

Vantagens da matriz 9box

As vantagens de utilizar a matriz 9box são:

– Melhor direcionamento: os resultados da avaliação deixam bem claro o que a empresa espera de cada um, dos seus pontos fortes e pontos a serem melhorados.

– Análise bem fundamentada: a matriz 9box é bem direcionada no sentido de avaliar todos da mesma forma, com os mesmos critérios, e também pode ser utilizada na integração de outras ferramentas de avaliação para uma completa e assertiva análise do colaborador para as tomadas de decisão da empresa. 

– Retenção de Talentos: o colaborador consegue ter um feedback a partir da avaliação do gestor, para assim saber onde está e onde pode chegar em seu desenvolvimento profissional. A retenção de talentos é muito importante para motivar os profissionais, pois eles têm a certeza de que a empresa investe em plano de carreira e que todos que fazem parte terão as mesmas oportunidades de crescimento.

– Qualificação de equipes de forma constante: o benefício da 9boox tem a capacidade de facilitar a gestão de RH no que diz respeito aos feedbacks e PDIs (planos de desenvolvimento individual) a serem executados dentro da empresa. Essa ferramenta é importante para o levantamento das necessidades de treinamento e uma equipe mais preparada para atingir os resultados da empresa. 

Desvantagens da matriz 9box

Agora a desvantagem da matriz 9box:

É ter uma ferramenta robusta para avaliação e ter uma gestão de liderança despreparada para avaliar de forma assertiva através de indicadores de performance. 

Conclusão

Como você observou, a metodologia tem mais vantagens do que desvantagens, então cabe a cada empresa preparar suas lideranças para as execuções de metodologias poderosas para avaliar o desempenho e potencial do colaboradores.  O objetivo deve ser sempre reter, engajar e motivar os colaboradores para um desenvolvimento profissional, alinhado com as diretrizes definidas pela empresa. 

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

O que é LMS LMS: o que é e como utilizar?
gamificação Gamificação: guia completo
O papel do líder no desenvolvimento de seu time
  • Kaio César Faustino de Araújo disse:
    Your comment is awaiting moderation. This is a preview; your comment will be visible after it has been approved.
    Ótimo conteúdo, Karina. Simples, direto e de Fácil absorção
  • Fabiane Aparecida Cassimiro disse:
    Your comment is awaiting moderation. This is a preview; your comment will be visible after it has been approved.
    Oi boa tarde gostei Guia definitivo: 9box… Eu entendo texto