O mercado de capacitação online está cada vez mais em evidência. Segundo a 1ª Edição Setorial, que apresentou um panorama do futuro do e-Learning nas empresas brasileiras:
- Do total de investimentos em T&D das empresas pesquisadas, 11,8% é exclusivamente em e-Learning;
- E, 21% do investimento anual em T&D está diretamente relacionado à algum recurso tecnológico (treinamento a distância ou videoconferência e e-Learning).
Esses dois dados nos mostra que as empresas estão cada dia mais buscando novas formas de capacitar seus colaboradores de maneira mais ágil e intuitiva. Por este motivo, hoje vou falar de como a Gamificação e Big Data estarão presentes em 2018 em nosso mercado de capacitação online e de como utilizar essa tecnologia pode melhorar ainda mais a experiência do seu colaborador.
Vamos lá?
Gamificação – Interatividade e dinamismo nos seus treinamentos
Gamificação em capacitação online tem como principal objetivo engajar e motivar os colaboradores através de dinâmicas de jogos, ao resolver problemas e melhorar o aprendizado. Este formato já superou expectativas no ano de 2017, e com certeza estará em alta em 2018.
Esse conceito de gamificação atrelado ao e-Learning é naturalmente considerado uma aposta certa! Mas, é importante destacar que, quando falamos de capacitação online, não queremos dizer apenas transferir conteúdo para uma plataforma digital. O treinamento a distância vai muito mais além, desde o planejamento, a produção de conteúdo, o acompanhamento do aluno e a análise de resultados. Portanto dedique tempo ao processo do início ao fim para obter resultados, ok?
Voltando a gamificação, trouxe dois números para termos uma visão mais ampla do quanto ainda vamos ouvir falar em 2018. Se liga nessa pesquisa realizada pela e-Learning Brasil:
- 78% dos participantes afirmaram que a gamificação ajuda muito na retenção do conteúdo;
- 94% dos participantes acreditam que jogos educativos aplicados a capacitação online pode melhorar o desempenho do aluno.
A pesquisa também revelou que as pessoas acreditam que a gamificação ajuda na motivação no processo de aprendizagem e que é algo adaptável para todo tipo de ensino.
A gamificação por utilizar muita interação do aluno e ser muito dinâmica é um dos formatos preferidos e muito utilizado dentro das organizações corporativas, pois possui um resultado mais expressivo nos treinandos.
Big Data a favor da capacitação online
Big Data é um conjunto de dados armazenados. Ele permite coletar e analisar dados com destreza, aproveitando o máximo de informações para trabalhar os dados com inteligência e transformá-los em ideias e processos inovadores. Utilizar toda essa tecnologia de informação para enriquecer seus treinamentos com certeza será uma tendência em 2018.
Afinal, com o grande volume de dados e informações gerados por todos os cantos: smartphones, tablets, redes sociais… não seria ótimo poder aproveitar tudo isso para melhoria de processos, ou para avaliar o clima da empresa e como anda a motivação do seu time? O Big Data permite exatamente isso.
Assim como a gamificação, o Big Data surgiu para trazer mais eficácia nos resultados e nos processos, se tornando um grande aliado não só nas grandes organizações, mas na hora de planejar capacitação online também.
Ao olhar Big Data dentro do universo de capacitação online, imagine um treinamento online e gamificado, onde através do trajeto dos alunos no decorrer do curso seja possível mapear no final da experiência um padrão de comportamento. E poder utilizar de forma mais assertiva essa informação, num e-Learning. Seus projetos serão mais assertivos e direcionados por utilizar como base do planejamento, as experiências anteriores do aluno.
De fato, este conceito auxilia na capacitação online por enriquecer o processo de treinamento com informações dos seus próprios colaboradores. Desta forma você consegue trazer métodos mais direcionados e com objetivos coerentes com as necessidade de cada empresa, área e colaborador.
Conclusão
Neste artigo abordamos gamificação e big data como duas tendências para 2018 no mercado de capacitação online. Vamos recapitular?
Gamificação é a utilização de técnicas de design, jogos e metodologias lúdicas com o pensamento orientado para enriquecer conteúdos que normalmente não são associado ao mundo dos games. Promovendo uma experiência mais dinâmica e interativa ao usuário.
O Big Data é o pote de ouro no fim do arco-íris das informações. Através dele é possível extrair diversas métricas e dados que juntamente com a tecnologia se torna possível elaborar treinamentos mais assertivos e personalizados.
E você e a sua empresa, já utiliza alguma destas duas tendência citada no artigo? Ou quem sabe pretendem usar em 2018? Conta nos comentários sua experiência ou seus planos!