@Destaques
Estreitar relacionamento

Os sindicatos têm papel importante ao lutar por melhores condições de trabalho para os colaboradores de diversos setores. Por isso, estreitar o relacionamento com as entidades sindicais ajuda no desenvolvimento de um relacionamento saudável entre RH e sindicatos. 

Neste artigo, vamos destacar como seu RH pode ajudar os trabalhadores a conhecerem seus direitos, bem como melhorar a comunicação entre empresa e sindicato. Tudo para o fortalecimento das relações de “ganha-ganha”. 

Vamos juntos? Boa leitura! 

Como tornar o RH um setor estratégico para estreitar o relacionamento? 

Você já ouviu falar sobre o RH 4.0? É a nova maneira de fazer a gestão cultural e de RH nas empresas, colocando as pessoas no centro dos processos. Uma outra característica deste momento é a utilização da tecnologia para simplificar e acelerar estes processos. 

Outra forma de ser mais estratégico é ouvindo os colaboradores em relação aos benefícios que fazem mais sentido para eles. Flexibilidade e saúde mental tem sido tema de diversos debates dentro do mercado de trabalho.

Além destes dois fatores, o desenvolvimento profissional contínuo também tem sido uma demanda dos colaboradores às empresas. Oferecendo oportunidades de crescimento, treinamento e benefícios, o nível de satisfação interno aumenta e propicia uma queda na rotatividade de trabalhadores. 

Com uma taxa de retenção cada vez maior, sua empresa se torna um modelo, fortalecendo a marca e a sua reputação diante do mercado, dos candidatos e dos sindicatos também.

Trabalhando a comunicação com os funcionários e os sindicatos

Uma das frentes de trabalho mais importantes nesse aspecto é a comunicação. Não adianta oferecer uma cultura bacana, um ambiente empresarial que privilegia o trabalho colaborativo e diversos outros benefícios, se eles não forem amplamente divulgados.

Comunicação intensa e transparente é o caminho mais fácil para estabelecer acordos eficientes. Por isso, invista em manter um diálogo eficaz com os sindicatos, demonstrando abertura e flexibilidade. 

Uma vez que os acordos forem estabelecidos, formalize e divulgue as informações pelos canais da empresa. 

Não deixe de abrir um espaço para tirar dúvidas de colaboradores e ouvir feedbacks em relação a negociações, pois poderão gerar insumos para novas discussões saudáveis. 

Quais as ferramentas para estreitar o relacionamento com os colaboradores e os sindicatos? 

Muitas vezes, a filiação sindical é um grande desafio aos sindicatos. Para que tanto as entidades sindicais, quanto os filiados saibam dos benefícios e garantias de direitos trabalhistas, promover uma comunicação eficiente é fundamental. 

Além disso, educar os colaboradores para diminuir os níveis de inadimplência, bem como sobre organização e gestão sindical fortalece as relações entre RH, filiados e sindicatos. Para tornar esta educação mais acessível, a equipe de RH poderá utilizar ferramentas para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. 

Aqui na Mobiliza, nós oferecemos uma ferramenta de autoria de conteúdos corporativos com facilidade de edição, que pode simplificar – e muito! -, este processo. 

Com Applique, você cria treinamentos e comunicações de forma prática e com a vantagem de poder editar os materiais sempre que precisar. Tudo para o seu RH estreitar o relacionamento e facilitar a conexão entre empresa, colaboradores e sindicatos. 

Conheça as funcionalidades do Applique agora mesmo!  

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Universidade Corporativa Universidade Corporativa: Guia definitivo para implementar a sua UC
Onboarding Onboarding: quais conteúdos e temas não podem faltar?
Design Instrucional Design Instrucional: tudo o que você precisa saber na sua empresa