Cases

Como a Educação Corporativa pode ser estratégica conectando conteúdo e dia a dia dos colaboradores

Olá! Essa é a primeira edição da Vitrine Mobiliza. Nossa proposta é trazer, de forma periódica, cases de sucesso para te inspirar na sua missão de desenvolver pessoas.

Para inaugurar a nossa Vitrine, contamos com a participação da Fernanda Harres, analista de Educação e Desenvolvimento da AMAGGI, que fala  um pouco sobre o desenvolvimento do projeto “Integra para Crescer”. Esse projeto teve como foco principal a criação de um senso de unidade entre os colaboradores e as diferentes áreas da AMAGGI. Além de falar sobre o projeto, Fernanda destaca a importância do posicionamento estratégico, das métricas de desempenho e de como gerar resultados para o negócio, a partir das ações de Educação Corporativa. Vamos conferir?

Pra começar, quem é a Fernanda?

Fernanda Harres é formada em Letras, trabalha há 7 anos na AMAGGI e atua na área de Educação e Treinamento desde 2012. Ela iniciou como analista júnior em 2014 e, atualmente, atua como analista sênior de Educação e Desenvolvimento, sendo responsável pela Escola de Líderes da empresa.

Como foi identificada a demanda para o projeto Integra para Crescer?

Percebendo que a forma de consumir conteúdo tem se transformado devido ao amplo acesso a informações disponíveis na Internet, a área de Educação e Desenvolvimento da AMAGGI identificou a necessidade de desenvolver um treinamento de integração com abordagem diferenciada, que tivesse uma maior conexão com o dia a dia dos colaboradores.

A iniciativa de promover um conteúdo aplicável à rotina dos colaboradores, com potencial para impactar os resultados para empresa não se refere apenas ao projeto “Integra para Crescer”. Ela se estende a outros projetos da AMAGGI e tem demandado uma verdadeira imersão da equipe de Educação e Desenvolvimento no ambiente de trabalho do público dos treinamentos. Esse contato direto envolve observação do dia a dia de trabalho, além de entrevistas realizadas com líderes e colaboradores. Como resultado, a área tem produzido conteúdos contextualizados e bem aplicados à prática.

educação corporativa template
Tela do treinamento Integra para Crescer

Como foi a parceria com a Mobiliza no desenvolvimento do projeto?

A missão de trazer um tom diferente para o “Integra para Crescer” fez com que Fernanda buscasse a parceria com a Mobiliza para desenvolver o projeto. Os mobilizadores Caio Fraile – designer instrucional,  Marina de Brito – designer gráfico,  e Jéssica Taís – revisora juntaram-se ao desafio de criar uma ação de aprendizagem significativa, que surpreendesse e engajasse os colaboradores da AMAGGI.

Com a intenção de gerar uma conexão maior com o negócio da empresa, a estratégia escolhida foi um curso desenvolvido a partir de um storytelling, que contasse ainda com recursos dinâmicos e interativos, como vídeo com atores. 

Assim, ao fazer  o treinamento, os colaboradores acompanham histórias que relatam o cotidiano de uma equipe de trabalho, suas atividades e o relacionamento entre as pessoas do time, podendo se projetar nas situações apresentadas e observar como devem se comportar em diferentes contextos.

Os vídeos dessa trilha de aprendizagem abordam temas comportamentais, como o medo de conflitos, a falta de comprometimento e a relevância da confiança, da responsabilidade e da atenção no ambiente de trabalho. Todos esses são tópicos sensíveis a qualquer empresa e que demandam estratégias educacionais com potencial de gerar  identificação e conexão com o público. 

Confira o que Fernanda comentou sobre o projeto e sobre a parceria com a Mobiliza:

Fernanda destacou a escolha da estratégia educacional: “Nosso público começou a dar feedback que achava os cursos com personagens ilustrados muito infantil, então trouxemos o desafio para a Mobiliza de criar um treinamento com uma forte conexão com o negócio e, ao mesmo tempo, o mais real possível. Chegamos, então, à estratégia de usar vídeo com atores, que promoveu um treinamento muito relacionável.”

Definir o que mais gostou do projeto foi difícil, mas Fernanda destacou alguns pontos positivos de sua relação com a Mobiliza, principalmente a flexibilidade e a qualidade das entregas: “A criação de um curso customizado é um processo complexo e que exige bastante ajustes, porém trabalhar com a Mobiliza é ter a certeza que no final teremos um treinamento de alto nível e que supera expectativas.”

educação corporativa estratégica
Depoimento sobre trabalhar com a Mobiliza

Por fim, ela destacou a importância de se investir em ações de transferência de aprendizagem e da conexão da área de Educação Corporativa com o negócio da organização para alcançar os resultados dos projetos: “Para posicionar, de forma estratégica, a área de Educação e Desenvolvimento, os treinamentos que realizamos precisam ter uma aplicabilidade no dia a dia, é o que chamamos de transferência da aprendizagem. Tudo que produzimos está conectado com o negócio”

O que aprendemos com essa parceria?

A Educação Corporativa tem a importante missão de desenvolver pessoas e, para que esse processo seja efetivo, é preciso conhecer o público e criar conexões entre o conteúdo e o dia a dia dos colaboradores, escolhendo estratégias que promovam interesse e engajamento deles, melhoria de performance e impacto direto no negócio, como a AMAGGI tem feito.

O papel da área não se encerra com a publicação dos cursos no LMS. É preciso acompanhar as interações do público, promover ações de reforço e de transferência e aplicar ferramentas que permitam mensurar os resultados de aprendizagem e de negócio.

Enfim, ser estratégico é essencial para garantir a melhoria de performance das pessoas e os resultados da sua organização. E, nesse desafio, você pode contar com a Mobiliza.  Faça como a AMAGGI e junte-se a nós na missão de desenvolver e mobilizar pessoas! 

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Planejamento de treinamento 2022: como fazer em uma grande empresa?
treinamentos de segurança do trabalho Conheça a plataforma ideal para treinamentos de segurança do trabalho
Universidade Corporativa Como utilizar o modelo ADDIE no Design Instrucional?