Storytelling tem como “significado literal” a capacidade de contar histórias relevantes. Esta técnica é conhecida por ser muito utilizada em publicidade, mas também é muito eficiente em treinamentos corporativos, como em toda cadeia EaD.
Aproveitando a semana do dia das crianças, vale trazer a reflexão de como “contar histórias” é uma das formas mais antigas de passar conhecimento.
Lembrando que o storytelling é o módulo “contador de histórias” dentro do e-Learning, resolvemos esclarecer suas características e quais são seus diferenciais para o treinamento corporativo. Além de te dar dicas práticas de como valorizar o seu conteúdo através dessa abordagem.
Este método, quando utilizado no contexto da aprendizagem, traz uma taxa positiva de retenção do conteúdo. Isso porque histórias ativam a imaginação e mexem com o lado emocional, aumentando a capacidade de interpretação do público do treinamento.
O storytelling dá um significado a mais para o conteúdo, facilitando a aprendizagem. É uma mistura de entretenimento e conhecimento!
Reconhecer o papel e os benefícios do storytelling é o primeiro passo para inseri-los em sua cultura e-Learning. Além disso, é necessário o planejamento dos treinamentos nesse formato. Por isso, listamos 5 dicas sobre storytelling em treinamento online corporativo:
Dica #1 | Utilize os elementos chaves do storytelling
Algumas características comuns na estruturação de um storytelling são:
- Cenário;
- Enredo;
- Personagens;
- Ponto de vista narrativo;
- Desafio.
Dica #2 | Equilibre história e tecnologia
O storytelling como treinamento online é um casamento entre história e tecnologia. Equilibre o conto e a utilização de recursos tecnológicos para não deixar a história confusa. Lembre-se: o foco do treinamento é educacional.
Dica #3 | Valorize a cultura da empresa
O método de storytelling é comumente utilizado em empresas que queiram transmitir elementos culturais da corporação como regras e valores éticos, ou como motivação para colaboradores internos. Isso porque é mais simples relacionar histórias da empresa e experiências positivas e negativas já vivenciadas.
Contar histórias sobre a trajetória da empresa, mostrando erros e acertos, é uma forma de incentivar os colaboradores a trilharem um futuro de sucesso para a empresa.
Dica #4 | Adeque a linguagem
Além de ser um grande aliado para treinamentos que conte e valorize a história da empresa, o storytelling pode ser uma história qualquer que você queira passar um conhecimento. Basta deixar o conto bem alinhado com a forma com que sua empresa se comunica, para que seus colaboradores se identifiquem.
Lembre-se de sempre focar em como o público da sua empresa se comunica para você conseguir definir uma abordagem. Por exemplo se seu público for mais antigo, tenha uma abordagem mais tradicional, mas se for geração millenials, uma abordagem mais interativa e tecnológica pode ser mais adequada.
Dica #5 | Utilize storytelling para simular o cotidiano
Um forma interessante de aplicar o storytelling é contar histórias fictícias que exemplificam o cotidiano da empresa. Assim, você estimula a criatividade e incentiva os alunos a resolverem problemas práticos de forma lúdica.
Conclusão
Valorize as experiências vivenciadas pela sua empresa, assim você ajuda os alunos a visualizarem o contexto do treinamento com mais clareza, e a história já está criada. Só precisa de organização e planejamento para estruturá-la em forma de treinamento.
Faça do storytelling uma forma memorável e relevante de transmitir conhecimento para seus colaboradores.
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