A difícil decisão entre comprar cursos prontos ou cursos customizados para treinamento corporativo é mais comum do que você imagina. Por isso, trouxemos uma especialista no assunto, nossa Designer Instrucional, Stephany Kaori Yoshida, pra te dar dicas práticas e bem pontuais na hora de escolher.
Mas antes das dicas, vamos reforçar o que são essas possibilidades dentro de treinamento online:
Cursos Prontos
Os Cursos Prontos (também chamados de Cursos de Prateleira) são aqueles que você encontra, literalmente, prontinhos para distribuir no seu LMS e começar a treinar o quanto antes os seus colaboradores. Eles são no formato e-Learning e você os encontra no mercado por tema, trilha e muitas vezes por assinatura, o que te dá maior liberdade na hora de planejar seu programa de treinamento.
A maior vantagem de comprar cursos prontos é poder disponibilizá-los em pouco tempo. Quando precisar popular uma plataforma LMS, por exemplo, você consegue comprar e subir uma trilha inteira para sua Universidade Corporativa no mesmo dia, sem precisar desenvolver ou esperar seus projetos ficarem prontos.
Cursos Customizados
Os cursos customizados são construídos sob demanda, isso significa que, diferente dos cursos prontos, eles precisam de um tempo de produção que você deve considerar no seu planejamento.
A maior vantagem de comprar cursos customizados é que eles serão produzidos exclusivamente para sua empresa, e têm diferentes tipos de recursos personalizados como gamificação e storytelling, que podem ajudar bastante no engajamento dos seus colaboradores.
Cursos Prontos X Cursos Customizados
Mas, a pergunta que não quer calar: qual escolher?
Já entregamos alguns spoilers ao explicar cada um, mas existem outros pontos que você precisa saber na hora de decidir entre um ou outro.
A Steph (nossa especialista e Design Instrucional aqui na Mobiliza) recomenda que o primeiro passo na hora de escolher é pensar nos objetivos de aprendizagem que você quer alcançar.
De forma bem pontual ambos alcançam objetivos bem distintos: os cursos prontos abordam temas mais universais como liderança, gestão do tempo, entre outros.
Normalmente são cursos que não precisam de muita personalização do conteúdo, e são indicados para desenvolver habilidades e competências mais genéricas, as famosas “soft skills”. Então se esse é o seu desafio, esta pode ser a sua melhor opção!
Já os cursos customizados são personalizados de acordo com o contexto e o público da sua empresa, então são indicados para desenvolver habilidades e competências específicas da organização ou da função do colaborador.
Aqui na Mobiliza recebemos muitas demanda de treinamentos customizados para vendas, principalmente de empresas que têm lançamentos recorrentes de produtos, como modelos de carros e medicamentos, por exemplo.
Perceba que são temas exclusivos à organização e que você não encontra prontos no mercado. Assim como também cultura organizacional, processos, produtos e serviços sempre serão temas específicos do seu negócio.