Treinamento corporativo
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Atualizado em 19/05/2021.

Ter projetos aprovados nas empresas é sempre um desafio. Você viu aquele problema latente e teve uma ideia de como resolver, mas, para tornar a ideia realidade, precisa de recursos (pessoas, capital, equipamentos), tem que apresentar a ideia/projeto para o seu chefe e convencê-lo a topar a briga com você.

Se você chegou aqui, ótimo! Tem a proatividade e a coragem de enfrentar o incerto. E, para você, levantei algumas dicas para fortalecer o seu posicionamento e argumentos e para montar a sua estratégia. Não considere como um checklist. Em algum destes pontos você pode não ter vantagem, mas não será um impeditivo para o seu projeto. Boa leitura!

Antes de mais nada…

A primeira consideração a ser feita é se você está em posição de vender suas ideias para a empresa e seu chefe. Não me leve a mal, mas isso é bem sério. Me lembro até hoje que, com menos de um mês trabalhando em uma empresa nos EUA, tinha rastreado um problema gravíssimo de logística e desenhei uma solução com um colega americano. Apresentei na reunião mensal da equipe e fui esculachado categoricamente pelo gestor americano. Ele não estava errado em fazer aquilo, afinal, era um comportamento aceito culturalmente e, cá entre nós, quem era aquele brasileiro recém-contratado?

Outra coisa, seu chefe tem que ter certeza que você irá executar o que está propondo. Então, um histórico de credibilidade e responsabilidade ajuda bastante.

LNT

Por fim, veja a possibilidade de incluir o decisor ainda na fase de ideias. Essa parte pode ser difícil dependendo da cultura da empresa. Aqui, na Mobiliza, somos bem abertos a ideias partindo de qualquer pessoa. Se a proposta for relevante, se atacar uma dor latente da empresa, pedimos para a pessoa desenvolver o projeto e apresentar. Mas existem locais que, para apresentar a ideia, já se deve ter o projeto. Então, analise bem como é culturalmente o local onde você trabalha.

Antes de escrever o projeto

Pense nos objetivos estratégicos da empresa e o que ela quer conquistar. Think about the big picture! (em uma tradução livre: pense no macro, na missão!). Mesmo que seu projeto seja super importante, pode haver ações com prioridades maiores ou que solucionem problemas mais urgentes, de maior impacto.

Pense na frente de Marketing de uma montadora de automóveis, por exemplo. O problema maior, normalmente, é vender e treinar a equipe de vendas. Então, oferecer um projeto que melhore a comunicação entre os setores – diminuindo perda de informações – pode ser super relevante, mas não está na prioridade. Não é um impeditivo, mas é uma situação do ambiente, onde você quer propor o projeto, que deve ser levada em conta.

Comece a escrever o projeto!

Aqui você vai ter um bocado de trabalho além de suas atividades normais na empresa. Não custa dizer para não blefar em nenhum momento. Dedique-se e faça sua pesquisa, construa o projeto e prove valor tangível com fontes confiáveis. Desenhar um projeto demonstra responsabilidade e comprometimento. Afinal, você não está ali de brincadeira.

Com sua pesquisa, tente levantar números concretos. Dependendo do perfil do seu decisor, levante mais ou menos números (falo disso mais abaixo). E, se for possível, tente estruturar o seu projeto em etapas que diminuam o risco de execução. Uma boa tática é começar com investimento em um piloto. Caso ele não seja bem aceito, pode-se escolher uma rota alternativa ou até mesmo cancelar o projeto. De qualquer forma, etapas diminuem o risco e aumentam a chance do projeto ser aprovado.

Para desenhar o projeto, responda pelo menos as perguntas abaixo:

  • Qual é o problema que vai ser atacado? (um problema apenas!)
  • Quem vai se beneficiar com essa solução? Como?
  • Quem consegue nos ajudar neste projeto?
  • Qual é o custo de implantação?
  • Qual é o cronograma de execução?
  • Quem vai gerenciar esse projeto?
  • Quais são as principais tarefas e marcos do projeto?

Não é necessário montar um projeto mega detalhado, mas um desenho macro bem feito e embasado já resolve. Tente prever perguntas difíceis que podem ocorrer na apresentação. E, sempre que possível, coloque estudos de caso semelhantes do seu mercado ou indústria, ou mesmo de empresas com operação e gestão análogas à sua.

Por exemplo, startups podem usar cases de startups que atendem outro mercado.

Apresente sua ideia e projeto

Antes de apresentar, entenda qual é o perfil do seu chefe e/ou decisor:

  • Como ele gosta de receber ideias e conversar: por e-mail, em reunião presencial, por skype ou em um almoço?
  • Como gosta de ver as informações? Por meio de apresentações visuais, planilhas (com mais ou menos números)?

Apresente o seu projeto da forma que ele gosta de receber ideias. Um erro comum é montar o projeto da forma que você acredita ser a melhor. Pessoas são diferentes e gostam de receber informações de modos diferentes.

No meu caso, por exemplo, eu gosto de receber documentos por e-mail com etapas do projeto. Aí eu tenho tempo para ler, fazer pesquisas e digerir a informação. Não gosto de receber ideias no almoço.

Na hora, faça uma apresentação pelo ponto de vista do seu chefe. O que ele ganha ao aprovar o projeto? O que o projeto tem de sinergia com a visão dele? Como o projeto pode gerar resultados positivos para ele e para a empresa? Aqui não estamos falando em bajular o chefe, mas sim de inserir ele na ideia, comprar a briga e te ajudar a defender o projeto. Mais do que a aprovação, é imprescindível que o chefe queira o sucesso do projeto.

Dica extra: uma estratégia muito boa é chamar um parceiro ou fornecedor para te ajudar na apresentação do seu projeto. Muitas informações técnicas o seu parceiro pode contornar, enquanto você pode se dedicar ao plano estratégico do projeto.

No final, se não deu certo…

Não fique chateado se seu chefe não aprovou a ideia. Tente entender porque não deu certo: orçamento, prioridades, apresentou mal, muito novo na empresa, pouco relacionamento com o chefe. Tente entender e aprender com o motivo e siga em frente!

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Resumindo, os 10 pontos principais que vimos neste artigo:

  1. Verifique se está em posição de vender ideias na sua empresa.
  2. Gere um histórico de credibilidade.
  3. Veja a possibilidade de incluir o decisor ainda na fase de ideias do projeto.
  4. Pense no que a empresa quer conquistar e como seu projeto pode ajudar.
  5. Faça pesquisa, levante informações relevantes e prove valor tangível.
  6. Tente diminuir o risco do projeto dividindo-o em etapas menores.
  7. Desenhe seu projeto!
  8. Busque estudos de casos semelhantes.
  9. Apresente o projeto na forma e no modelo que o seu chefe gosta de receber ideias.
  10. Defenda o projeto pelo ponto de vista do seu chefe na organização.

Extra: chame um parceiro para te ajudar com os pontos técnicos do projeto.

Espero que eu tenha ajudado. Te desejo muita sorte e, principalmente, perseverança. Afinal, proatividade e coragem já tem.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse artigo tomou como referências artigos do Havard Business Review, da Hubspot, do Richard Fowler, do Bridgin the Gap, e por fim, o post de Bruce Kassanoff no LinkedIn.