Atualizado em 19/05/2021.
Ter projetos aprovados nas empresas é sempre um desafio. Você viu aquele problema latente e teve uma ideia de como resolver, mas, para tornar a ideia realidade, precisa de recursos (pessoas, capital, equipamentos), tem que apresentar a ideia/projeto para o seu chefe e convencê-lo a topar a briga com você.
Se você chegou aqui, ótimo! Tem a proatividade e a coragem de enfrentar o incerto. E, para você, levantei algumas dicas para fortalecer o seu posicionamento e argumentos e para montar a sua estratégia. Não considere como um checklist. Em algum destes pontos você pode não ter vantagem, mas não será um impeditivo para o seu projeto. Boa leitura!
Antes de mais nada…
A primeira consideração a ser feita é se você está em posição de vender suas ideias para a empresa e seu chefe. Não me leve a mal, mas isso é bem sério. Me lembro até hoje que, com menos de um mês trabalhando em uma empresa nos EUA, tinha rastreado um problema gravíssimo de logística e desenhei uma solução com um colega americano. Apresentei na reunião mensal da equipe e fui esculachado categoricamente pelo gestor americano. Ele não estava errado em fazer aquilo, afinal, era um comportamento aceito culturalmente e, cá entre nós, quem era aquele brasileiro recém-contratado?
Outra coisa, seu chefe tem que ter certeza que você irá executar o que está propondo. Então, um histórico de credibilidade e responsabilidade ajuda bastante.
Por fim, veja a possibilidade de incluir o decisor ainda na fase de ideias. Essa parte pode ser difícil dependendo da cultura da empresa. Aqui, na Mobiliza, somos bem abertos a ideias partindo de qualquer pessoa. Se a proposta for relevante, se atacar uma dor latente da empresa, pedimos para a pessoa desenvolver o projeto e apresentar. Mas existem locais que, para apresentar a ideia, já se deve ter o projeto. Então, analise bem como é culturalmente o local onde você trabalha.
Antes de escrever o projeto
Pense nos objetivos estratégicos da empresa e o que ela quer conquistar. Think about the big picture! (em uma tradução livre: pense no macro, na missão!). Mesmo que seu projeto seja super importante, pode haver ações com prioridades maiores ou que solucionem problemas mais urgentes, de maior impacto.
Pense na frente de Marketing de uma montadora de automóveis, por exemplo. O problema maior, normalmente, é vender e treinar a equipe de vendas. Então, oferecer um projeto que melhore a comunicação entre os setores – diminuindo perda de informações – pode ser super relevante, mas não está na prioridade. Não é um impeditivo, mas é uma situação do ambiente, onde você quer propor o projeto, que deve ser levada em conta.
Comece a escrever o projeto!
Aqui você vai ter um bocado de trabalho além de suas atividades normais na empresa. Não custa dizer para não blefar em nenhum momento. Dedique-se e faça sua pesquisa, construa o projeto e prove valor tangível com fontes confiáveis. Desenhar um projeto demonstra responsabilidade e comprometimento. Afinal, você não está ali de brincadeira.
Com sua pesquisa, tente levantar números concretos. Dependendo do perfil do seu decisor, levante mais ou menos números (falo disso mais abaixo). E, se for possível, tente estruturar o seu projeto em etapas que diminuam o risco de execução. Uma boa tática é começar com investimento em um piloto. Caso ele não seja bem aceito, pode-se escolher uma rota alternativa ou até mesmo cancelar o projeto. De qualquer forma, etapas diminuem o risco e aumentam a chance do projeto ser aprovado.
Para desenhar o projeto, responda pelo menos as perguntas abaixo:
- Qual é o problema que vai ser atacado? (um problema apenas!)
- Quem vai se beneficiar com essa solução? Como?
- Quem consegue nos ajudar neste projeto?
- Qual é o custo de implantação?
- Qual é o cronograma de execução?
- Quem vai gerenciar esse projeto?
- Quais são as principais tarefas e marcos do projeto?
Não é necessário montar um projeto mega detalhado, mas um desenho macro bem feito e embasado já resolve. Tente prever perguntas difíceis que podem ocorrer na apresentação. E, sempre que possível, coloque estudos de caso semelhantes do seu mercado ou indústria, ou mesmo de empresas com operação e gestão análogas à sua.
Por exemplo, startups podem usar cases de startups que atendem outro mercado.
Apresente sua ideia e projeto
Antes de apresentar, entenda qual é o perfil do seu chefe e/ou decisor:
- Como ele gosta de receber ideias e conversar: por e-mail, em reunião presencial, por skype ou em um almoço?
- Como gosta de ver as informações? Por meio de apresentações visuais, planilhas (com mais ou menos números)?
Apresente o seu projeto da forma que ele gosta de receber ideias. Um erro comum é montar o projeto da forma que você acredita ser a melhor. Pessoas são diferentes e gostam de receber informações de modos diferentes.
No meu caso, por exemplo, eu gosto de receber documentos por e-mail com etapas do projeto. Aí eu tenho tempo para ler, fazer pesquisas e digerir a informação. Não gosto de receber ideias no almoço.
Na hora, faça uma apresentação pelo ponto de vista do seu chefe. O que ele ganha ao aprovar o projeto? O que o projeto tem de sinergia com a visão dele? Como o projeto pode gerar resultados positivos para ele e para a empresa? Aqui não estamos falando em bajular o chefe, mas sim de inserir ele na ideia, comprar a briga e te ajudar a defender o projeto. Mais do que a aprovação, é imprescindível que o chefe queira o sucesso do projeto.
Dica extra: uma estratégia muito boa é chamar um parceiro ou fornecedor para te ajudar na apresentação do seu projeto. Muitas informações técnicas o seu parceiro pode contornar, enquanto você pode se dedicar ao plano estratégico do projeto.
No final, se não deu certo…
Não fique chateado se seu chefe não aprovou a ideia. Tente entender porque não deu certo: orçamento, prioridades, apresentou mal, muito novo na empresa, pouco relacionamento com o chefe. Tente entender e aprender com o motivo e siga em frente!
Resumindo, os 10 pontos principais que vimos neste artigo:
- Verifique se está em posição de vender ideias na sua empresa.
- Gere um histórico de credibilidade.
- Veja a possibilidade de incluir o decisor ainda na fase de ideias do projeto.
- Pense no que a empresa quer conquistar e como seu projeto pode ajudar.
- Faça pesquisa, levante informações relevantes e prove valor tangível.
- Tente diminuir o risco do projeto dividindo-o em etapas menores.
- Desenhe seu projeto!
- Busque estudos de casos semelhantes.
- Apresente o projeto na forma e no modelo que o seu chefe gosta de receber ideias.
- Defenda o projeto pelo ponto de vista do seu chefe na organização.
Extra: chame um parceiro para te ajudar com os pontos técnicos do projeto.
Espero que eu tenha ajudado. Te desejo muita sorte e, principalmente, perseverança. Afinal, proatividade e coragem já tem.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse artigo tomou como referências artigos do Havard Business Review, da Hubspot, do Richard Fowler, do Bridgin the Gap, e por fim, o post de Bruce Kassanoff no LinkedIn.
Adorei,me ajudou muito como começar
João Romão, me vi no seu post, entrei faz 20 dias na logística de uma gigante Italiana, e tenho visto tanta coisa, que ao meu ver estão “erradas”, gerando custo alto e uma rotatividade de pessoal gigante. Pensei em propor algo a gestão, mas não sabia por onde começar. Vou seguir suas dicas. Obrigada Érica
Muito bom, pra quem quer começar a aventura de expor idéias, e fazer dinheiro. Estou iniciando o caminho.
Muito interessante, acredito que irá me ajudar no início de minha carreira!
Muito obrigada!!! Seu texto me ajudou muito!
Muito Obrigado, ajudou bastante
oi,
nao ta abrimdo o kit gratuito de plano de cursos. E gostaria de saber no caso vc tem uma projeto para outra company que nao a sua como poderia me defender de nao roubar minha ideia depois?
obrigada pela a materia.
Oi, Rita! Tudo bem?
Testamos o link do Kit aqui na Mobiliza e funcionou certinho, você pode tentar acessar pelo link abaixo, por favor?
http://acervo.mobiliza.com.br/kit-plano-de-curso-metricas-e-templates
Se não der certo por esse link, por favor, me avisa 🙂
Sobre o projeto, você pode me explicar melhor a sua dúvida?
Abraçaõ!
Gostei das informações claras e diretas. Lembrei do meu projeto que apresentei a 4 supervisores da minha área. Tentei ajudar com o meu projeto, porém o resultado foi outro. Mas depois disso, fiquei tranquilo por ter tido coragem para apresentar o projeto. Isso foi em 2008 e quando foi 2010, foi implantado o meu projeto, mas somente com um dos supervisores da época. Vejo muito chefe olhando pro próprio umbigo, tomando decisões sem envolver as pessoas de sua equipe.
Parabéns!!!
Texto riquíssimo!
Linguagem clara e objetiva!
Informações extremamente eficientes, sucintas e precisas!!!
Oportuniza a todos um norteamento das intencionalidades a serem executadas!
Grata!!!
Nossa, adorei!! Parece que você escreveu para mim! Estou começando nesse ramo de projetos e gostei muito da maneira simples e esclarecedora que você escreveu o seu artigo. Vou usar as idéias para poder montar um projeto que gostaria de vender para escolas. Você tem alguma dica sobre montar projetos para vendas em escolas? Obrigada e Parabens!
Ola boa tarde! Eu amei suas dicas,valor inestimável! muito obrigada.
Sou vendedor em uma startup com dois meses de operação.Como posso apresentar uma idéia de uma nova ferramenta, pois não sou programador?
Opa, Luis, tudo certo? Obrigado pela pergunta. Ser programador não impacta em nada em ter ideias que resolvem problemas relevantes ao mundo (eu sou programador de excel haha). O quão apaixonado você está pela ideia? Ela resolve um problema relevante, em um mercado com um tamanho suficiente para valer o uso de recursos (tempo e dinheiro)?
De qualquer forma, você pode escolher dois caminhos:
1) Vai lá e fala a ideia. Estrutura e pesquisa um mínimo para dar corpo para o que você está apresentando e utilize o poder da colaboração para florecer a ideia.
2) Se não tiver tanta intimidade com as pessoas da empresa, faça uma boa lição de casa, verifique tamanho de mercado, concorrentes, soluções similares, pense um pouco em como vai levar a nova ferramenta para o mercado, e aí sim, apresente.
Lembre-se que ideias existem aos milhares no mundo. Execução é o que realmente vale. Se eles não aceitarem a sua ideia ou sua argumentação não foi boa, ou ela realmente não é interessante para esse grupo.
Boa sorte!
Muito bom, ótimas dicas!
sou estudante de engenharia, nunca fiz um projeto mais tenho um em mente mais não sei como colocar no papel para apresentar para a diretoria.
Preciso apresentar uma campanha para meu chefe beneficies para vendedor
Bom dia, preciso fazer uma apresentaçao de um projeto para hotel para crianças, mas mostrando pq minha idéia. É melhor que as demais que são. Restaurante fast food Light, salão de beleza, cestas básicas, hotel para cachorro e escola particular para pessoas de classe c. Não sei como apresentar é para o curso técnico de administração. Pode me ajudar?