Aonde você centraliza as informações dos seus treinamentos hoje? Numa pasta? Num documento? Num e-mail?
Você sabia que centralizar em um ÚNICO DOCUMENTO é o mais recomendado porque fica fácil encontrar todas as informações além de ser um arquivo simples de compartilhar com fornecedores e gestores, por exemplo?
No conteúdo de hoje você vai ler um passo a passo de como montar um plano de treinamento online para suas ações.
Mas antes de ir para “os finalmentes” é importante ficar claro algumas boas práticas de planejamento também. Vamos começar?
Conteúdo
1º passo: planejar sua ação de treinamento
Bom, eu sei que parece óbvio a etapa de planejamento ser o primeiro passo de qualquer coisa, seja de uma viagem, a construção de uma casa ou uma ação de treinamento para seus colaboradores. Mas é importante estarmos alinhados sobre.
Por exemplo, se você quer planejar uma viagem você precisa definir algumas premissas para conseguir tomar decisões. Como por exemplo: Quando tempo você ficará viajando? Quanto você pode gastar? Quais cidades visitará? Aonde você vai se hospedar e assim por diante.
Ao responder essas perguntas básicas você já consegue um bom rascunho do planejamento da sua viagem. Aí você parte para a pesquisa de passagens e hotéis, cupons de desconto para passeios até que você percebe ideias que aumentam a economia e ainda otimizam o seu aproveitamento na viagem. Opa, aqui já podemos ver o benefício de ter se preparado antes, certo?
Para criar o seu plano de treinamento, a ideia é praticamente a mesma!
O que é um plano de treinamento e pra que serve?
Mas então, o que é e pra que realmente serve um plano de treinamento?
É um documento que vai centralizar todos os detalhes como os objetivos, a estrutura, prazos e características da sua ação de capacitação. E este arquivo servirá como um guia para a elaboração do seu material e-Learning. Quando seu plano está bem definido, a produção do seu treinamento será ainda mais assertiva.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO NOSSO MODELO DE PLANO DE TREINAMENTO.
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Este modelo que liberamos gratuitamente para você, é composto por um conjunto de perguntas formuladas para esclarecer 8 principais tópicos sobre sua ação de treinamento:
1. Características gerais do projeto
2. Características gerais do treinamento
3. Objetivos do treinamento
4. Descrição do público-alvo
5. Estrutura do treinamento
6. Projeto institucional e mídia
7. Bases tecnológicas
8. Equipe e qualidade
Características gerais do projeto
Um projeto básico inclui nessa etapa, 3 fatores. Aproveitei e trouxe alguns exemplos para conseguimos visualizar melhor as informações desses campos:
- Prazo: Período de duração do seu projeto.
Exemplo: Precisamos treinar a equipe de vendas para o evento anual do mercado do Produto X, que ocorre em três meses. É o evento mais importante do setor, e nossa liderança no mercado está em jogo.
- Investimento: Capital que será investido ou que deve ser levantado.
Exemplo: Neste treinamento temos R$ 15.000,00 para investir. A expectativa é criar um treinamento interativo com a apresentação do Produto X.
- Escopo: Esse aspecto é tratado ao longo de todo o plano.
Características gerais do treinamento
Nessa etapa também temos 3 fatores e exemplos em seguida:
- Nome do treinamento: O nome do seu treinamento deve ser objetivo para ficar claro o valor da capacitação.
Exemplo: Como vender o Produto X.
- Descrição do treinamento: Descreva brevemente seu treinamento.
Exemplo: Como o título diz, o treinamento vai ensinar o consultor a vender o Produto X. A capacitação aborda essencialmente as partes reformuladas devido à mudança da tecnologia vigente no mercado. Assim, a justificativa do treinamento é acabar com as lacunas de conhecimento dos consultores em relação às novas funcionalidades.
- Carga horária do treinamento: Quanto tempo seu colaborador deve dedicar aos estudos?
Exemplo: 2h de dedicação do colaborador.
Objetivos do treinamento
Os campos destinados aos objetivos do treinamento são os mais importantes do plano. Eles definem aonde a capacitação quer chegar e por que o projeto deve ser desenvolvido. E nessa etapa também temos 3 pontos para considerar:
- Objetivo estratégico da sua empresa para o treinamento
Quais são os benefícios e resultados que sua organização terá com o treinamento? Normalmente no planejamento estratégico da empresa uma série de metas são traçadas para alcançar o resultado do ano.
E é seu dever como profissional de treinamento oferecer programas que impulsionem uma ou algumas delas. Também é importante que o treinamento seja relevante para a organização, dessa forma você consegue justificar melhor o investimento que precisará.
Dica! Seja específico na hora de definir o objetivo estratégico do treinamento para sua empresa. Evite respostas vagas ou muito amplas como “ter uma equipe bem treinada”.
- Objetivo geral de aprendizagem
O objetivo geral de aprendizagem, descrito no plano, indica aquilo que o treinamento pretende ensinar ao funcionário. Que tipo de resultados em conhecimento, habilidade, e atitude são esperados do seu colaborador?
Exemplo: Fornecer informações e argumentos de venda sobre o Produto X que permitam à equipe de vendas a correta aproximação com clientes durante as abordagens e ofertas do produto. Como objetivo geral secundário, deseja-se aumentar a qualidade das vendas — entregando mais funcionalidades para cada cliente — e evitar mal-entendidos com a equipe de operação — garantindo a satisfação do cliente e casando a venda com a entrega.
Dica! Treinamentos corporativos são focados em adultos, que se motivam a estudar assuntos de aplicação imediata no dia a dia.
- Objetivos específicos de aprendizagem
Os objetivos específicos são um desdobramento dos objetivos gerais.
Exemplo: Aprender as novas funcionalidades. Aprender o diferencial competitivo das funcionalidades e seus argumentos de venda. Diminuir a insegurança da equipe de vendas em relação a abordagens do novo produto. Como objetivo complementar, entender as mudanças no mercado e na tecnologia que motivaram a reformulação do produto.
Para resumir os 3 tipos de objetivos que vimos até então, dê uma olhada neste desenho:
Descreva seu público-alvo
Essa definição de público guia a produção do treinamento em termos de linguagem e escolha de recursos. Ao determinar o público-alvo, o melhor é ser específico, mesmo que o treinamento consiga atender outros perfis de colaboradores.
Aproveitei para criar agora mesmo a persona do seu treinamento com este modelo gratuito.
Estrutura do treinamento
O foco, aqui, é no conteúdo e em como ele será organizado.
É o momento de definir:
- Trilha de aprendizagem: É formada por uma sequência de treinamentos que devem ser realizados na ordem estipulada.
Exemplo: Este treinamento é uma iniciativa solo e não pertence a uma trilha de aprendizagem. Porém, como ele é focado nas mudanças do Produto X, como pré-requisito, o colaborador deverá ter estudado os módulos 1, 2 e 3 do treinamento “Aplicando o X”.
- Taxonomia: É a divisão dos conteúdos em módulos ou aulas. Momento de definir o tempo de estudo de cada parte e os recursos instrucionais esperados para cada módulo.
Exemplo: Introdução ao treinamento. Aula 1: as novas funcionalidades do X (30 min). Aula 2: diferencial competitivo e argumentos de venda do X (30 min). Aula 3: como se portar em abordagens e ofertas do X (30 min). Conclusão do treinamento. Avaliação (30 min).
- Conteúdo complementar: Indique se existem conteúdos extras para que seu colaborador se aprofunde naquele tema.
Exemplo: Disponibilizar, no treinamento, o relatório de mudanças do ambiente tecnológico e do mercado, para que o aluno entenda a motivação para reformular o produto.
Projeto instrucional e mídia
Aqui vamos nos aprofundar na parte criativa do projeto ao descrever a mídia do seu treinamento. Portanto, você deve refletir e apontar as seguintes características da sua mídia:
- Metáfora e formato
Exemplo: Este treinamento não terá uma metáfora. Seremos bem objetivos em relação à apresentação do Produto X. Na aula 1, o colaborador conhecerá para que servem as novas funcionalidades por meio de telas de conteúdo. Então, vai interagir com a simulação de uso de software, experimentando as novas funcionalidades de forma guiada. Nas aulas 2 e 3, vamos apresentar o conteúdo em slides. Depois, teremos um storytelling com cases próximos da realidade, ramificando o conteúdo conforme as interações do aluno (não são necessárias muitas ramificações).
Dica! Metáforas devem ser utilizadas com cuidado para que o foco do treinamento não se perca.
- Visual
Exemplo: O treinamento precisa utilizar a identidade visual da empresa e o logo do Produto X. Deve-se evitar linhas retas e também ilustrações de pessoas, dando preferência a fotos.
- Linguagem
Exemplo: A linguagem do treinamento será formal e direta, utilizando um tom coloquial nos cases do storytelling nas aulas 2 e 3.
- Restrições
Exemplo: Evitar linhas retas e ilustrações de pessoas, preferindo curvas e fotos, respectivamente. Sempre que utilizar o texto “Produto X”, ele deve ser escrito dessa forma, com P maiúsculo e X em caixa alta.
- Avaliação
Exemplo: O treinamento terá uma atividade final. Deve-se criar um banco com 30 questões (simples escolha, quatro alternativas), de onde serão selecionadas automaticamente dez questões para o aluno responder. O estudante poderá realizar duas tentativas. A nota de corte é 8. Caso ele não a atinja, deverá fazer sua rematrícula no treinamento.
Bases tecnológicas
A entrega de treinamento online interativo, ou e-Learning, requer uma estrutura tecnológica para funcionar corretamente. É o momento de detalhas pontos como:
Exemplo: O treinamento será publicado no LMS da empresa, que funciona com SCORM 1.2. Futuramente, poderá ser publicado em LMSs de parceiros, mas não está no escopo deste projeto.
- Dispositivos e navegadores
Exemplo: O treinamento poderá ser assistido em computadores de mesa (desktops), laptops e tablets. Não é necessário atender smartphones (talvez com o conteúdo complementar ou um guia rápido de consulta dos principais assuntos). O treinamento será feito sempre dentro da empresa, em horário de trabalho. Aqui, são utilizados o Internet Explorer 9 e o Google Chrome.
- Infraestrutura
Exemplo: O colaborador vai fazer o treinamento dentro da empresa, em seu computador, no horário de trabalho. Ele tem à disposição uma rede de internet de alta velocidade e fones de ouvido.
Equipe e qualidade
Você deve falar sobre as pessoas-chave no processo de produção e validação do treinamento, como:
- Fatores de sucesso
Exemplo: O projeto deve ser executado até um mês antes do evento de mercado do Produto X e dentro do orçamento esperado. Precisa ter, pelo menos, dois cases, um na aula 2 e outro na aula 3.
- Itens ausentes no projeto
Exemplo: Este projeto não conta com manutenção do LMS, versionamento para qualquer outro idioma ou público-alvo, custos com viagens e tutoria dos alunos durante os estudos.
- Equipe de validação e aprovação
Exemplo: LMS e tecnologia: nome completo da pessoa (email@dapessoa.com.br) – Publicar o treinamento no LMS e validar o funcionamento tecnológico.
- Observações gerais
Exemplo: Para este projeto, vamos procurar um parceiro experiente nesse tipo de abordagem e que garanta o prazo de entrega.
Ufa! Bastante coisa, né? Mas acredite, a dedicação que você teve em colocar no papel vai trazer resultados e ainda uma super organização e preparação para os seus conteúdos.
Quando todas as informações estão centralizadas num único lugar, fica muito mais fácil de envolver diversas pessoas no projeto e ainda manter o foco. Além dar mais autonomia para o seu time e mais informações para fornecedores e gestores, por exemplo.
Você vai ter na ponta da língua, os “porquês”, o orçamento, o público e o conteúdo. Tudo perfeito para alguém com as responsabilidades de garantir uma boa entrega e o desenvolvimento dos colaboradores.
Por fim, dá uma olhada nesses 2 resumos eu separei sobre o passo a passo que você acabou de ler:
Espero que esse artigo tenha te ajudado!
Ah! E não esquece de baixar o modelo gratuito que disponibilizamos para você montar os seus próprios planos de treinamento. Se ainda não baixou, é só clicar aqui.
Aproveite e até a próxima.
Parabéns pelo excelente conteúdo! Linguagem simples e direta.
Muito bom excedente