>
>
Como mapear o público-alvo para aumentar o engajamento

Como mapear o público-alvo para aumentar o engajamento

No meu primeiro post aqui na Mobiliza, quero abordar um assunto bem importante no universo corporativo: público-alvo. Quem é o seu público? O que ele faz, onde vive, o que consome?

Brincadeira à parte, responder essas (e outras) perguntas pode ajudar você a melhorar o engajamento dos seus colaboradores nos treinamentos e, consequentemente, melhorar a performance da sua empresa.

Vem comigo que, além de mostrar as vantagens, vou ajudar você a definir o seu público.

Por que preciso mapear o meu público-alvo?

Antes de iniciarqualquer treinamento, você precisa ainda na parte de planejamento, saber pra quem você está comunicando, ou seja, quem vai fazer o curso?

Mapear o público no momento de planejamento pode ajudar você:

  • No direcionamento dos conteúdos a serem produzidos
  • No estilo de linguagem que você vai utilizar
  • Na definição do formato do curso
  • Nos recursos interativos que podem ser utilizados
  • E até na estrutura ou tecnologia que você vai precisar

Vamos supor que você tenha uma equipe de 100 pessoas que precisa aprender sobre aplicação de taxas e juros. Se ao mapear o público você perceba que essas pessoas são mais jovens, que a maioria gosta de assistir séries ou viajar, que elas não têm nenhuma familiaridade com termos técnicos, e que passam a maior parte do tempo no celular.? Como você criaria o conteúdo para esse público?

Talvez você opte por fazer um curso com uma linguagem menos rebuscada, ao invés de usar temos totalmente técnicos, ou utilize algum personagem que remeta à uma série famosa. Como eles passam muito tempo no celular, que tal construir seu conteúdo adaptado para o mobile?

O exemplo acima é só alguns dos insights que você pode ter quando tem um público-alvo definido.

Viu como estruturar o conteúdo pode ficar mais fácil?

Como eu posso mapear o meu público?

Uma forma bem interessante de fazer o mapeamento é através de pesquisa. Liste tudo que você precisa saber sobre o seu público (sexo, idade, interesses) e peça para que eles respondam. Pode ser algo bem simples, como um formulário no Google Forms, por exemplo.

Se o treinamento for interno, com seus colaboradores, muitas informações você pode tirar do seu banco de dados. O que já facilita bastante o mapeamento.

Perguntas que podem ajudar você a construir a sua pesquisa:

  • Onde o seu público vive? (bairro, cidade, estado)
  • O que gosta de fazer nas horas vagas?
  • Qual a área de atuação?
  • Qual o nível de instrução?
  • Quais obstáculos vivenciam no dia a dia, dentro e fora do trabalho?
  • Como prefere consumir informação (tablet/computador/celular)?

A ideia é obter o máximo de informações possíveis. Quanto mais informação, mais fácil e direta a comunicação. Lembre-se de que é uma pesquisa, não um interrogatório. Então o bom senso é importante aqui 🙂

Se você já faz treinamentos online com frequência e seus conteúdos comunicam-se via scorm com sua plataforma de distribuição, provavelmente você já tem mapeado algumas informações bem interessantes que podem te ajudar a compor o perfil do seu público-alvo. Falamos sobre esses dados neste post aqui,vale dar uma olhada também.

Tenho o público mapeado, e agora?

Um conceito mais conhecido por profissionais de marketing, é a persona. A persona seria o modelo ideal do público-alvo. Muito utilizado por profissionais de comunicação para compreender melhor e personificar um público. Basicamente você cria um “personagem” com base no conhecimento que você e os profissionais que convivem com ele, têm. É como se você desse vida ao seu público, definindo um nome, uma imagem, e determinando suas características.

A diferença entre persona e público-alvo é que enquanto no público eu tenho informações mais abrangentes (sexo, idade, escolaridade), na persona eu tenho, literalmente, uma pessoa (fulano tem 30 anos e é analista no departamento x…).

Tem uma ferramenta bem legal que já traz as perguntas pré-definidas para você criar a sua persona, mas lembre-se que antes você precisa ter o seu público-alvo bem definido para poder responder às perguntas. Para conhecer e testar, clique aqui!

Obs: Quando você tem públicos diferentes, você pode criar diferentes personas e definir a comunicação de acordo com o público que você deseja engajar.

Depois de criar suas personas, é legal expor a sua criação. Você pode imprimir e colar na parede, ou em algum lugar que você possa visualizar sempre. Assim, fica mais fácil lembrar para quem você está comunicando.

Fazemos isso aqui na Mobiliza, e ajuda bastante!

Conclusão

É muito mais fácil criar um treinamento quando a gente sabe quem vai estudá-lo. No post de hoje você viu as vantagens de mapear o público-alvo. Entre elas estão o direcionamento dos conteúdos a serem produzidos, o estilo de linguagem que você vai utilizar e definição do formato do curso.

Também mostramos como fazer o mapeamento, quais questionamentos são necessários e como uma pesquisa pode ajudar a levantar essas informações. Por último, vimos como transformar o público em persona, apresentando como fazemos aqui na Mobiliza.

Para concluir, gostaria de relembrar que mapear o público-alvo é importantíssimo se você quer melhorar o engajamento. Afinal, você vai falar a língua do seu público, sendo muito mais fácil atraí-lo para o curso e garantir com que ele conclua o treinamento.

Compartilhe
Renata Sagaz
Sagitariana com ascendente em capricórnio apaixonada por séries, gatos e sushi, não necessariamente nessa ordem. Fascinada por novas experiências, é publicitária e trabalha no marketing da Mobiliza.
CTA
Conheça os cases

Assine nossa newsletter

Estamos comprometidos em ser o parceiro de confiança que o seu time de T&D precisa, focando em um relacionamento sólido e duradouro.

Conhecemos os desafios brasileiros de gestão, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Seja em T&D ou RH, sabemos como a ineficiência pode levar a baixos resultados, rotatividade alta e vulnerabilidade. Por isso criamos nossas soluções:

Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
  • Como mudar e prosperar com mudanças?

Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
  • Como tomar decisões certas

Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
  • O poder da reciprocidade na influência
  • Compromisso e coerência
  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
  • O poder dos seus relacionamentos fracos
  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
  • Neurociência

Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

Acesse o catálogo de Cursos Prontos

Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções