Uma etapa muito relevante do processo de lançamento da Universidade Corporativa é a sua divulgação. Mas, como isso deve ser feito? Qual o melhor momento? Quais ações devem ser feitas?
Visualize a Universidade Corporativa como um meio, por meio do qual desenvolvemos pessoas, entregando a elas insumos suficientes para que conquistem objetivos pessoais, profissionais e gerem resultados para a empresa.
A divulgação da Universidade Corporativa precisa demonstrar profissionalismo para convencer seus colaboradores de que a participação e engajamento deles no projeto será fundamental para suas carreiras e desenvolvimento pessoal.
Para te ajudar nisso, montamos este artigo! Trouxemos os principais canais que nossos clientes utilizaram para divulgar suas Universidades Corporativas.
Os meios sugeridos aqui foram retirados de uma pesquisa feita internamente em 2019 com nossos clientes, e também do conhecimento que a área de marketing da Mobiliza tem em divulgar ações online.
Vamos começar? 🧡
Conteúdo
Divulgação por e-mail
Como podemos observar, a comunicação por e-mails é um canal bastante utilizado para divulgação da UC, Mas, olha só: eles sempre estão acompanhados de outras práticas – até porque, em alguns casos, os colaboradores podem não possuir e-mails corporativos.
Divulgação por eventos online ou presenciais
Uma estratégia interessante, que é bem utilizada por nossos clientes, é vincular o lançamento da UC com eventos online ou presenciais. Nesses casos, optou-se por segmentar a comunicação – inicialmente um evento para líderes e posteriormente um evento para toda empresa.
Divulgação por vídeos
O uso de vídeos também é bem comum durante o lançamento das Universidades Corporativas. Como por exemplo, o uso de vídeos teaser e de mensagens do CEO ou influenciadores à toda empresa. Busque trabalhar com vídeos curtos para garantir que seu colaborador assista até o final.
Divulgação por brindes ou tags
A ideia aqui é de fortalecer a identidade da Universidade Corporativa e criar um ambiente de recompensa. Durante a pandemia, você pode buscar uma distribuição de kits e brindes para ser enviado para a casa dos colaboradores. Esse símbolo “físico” provoca uma aproximação da empresa com o time e ao mesmo tempo demonstra o quanto é importante para a organização o desenvolvimento de pessoas.
Divulgação por intranet
Como um canal de comunicação bem direto com todos os colaboradores, você pode compartilhar informações de divulgação e reforço, além de tirar dúvidas da galera.
Divulgação por redes sociais
Um case interessante que um cliente trouxe é que ele conseguia alcançar seu público, pois grande parte deles não era interno ou não possuía e-mail corporativo. Depois de um longo período com baixo engajamento, decidiram fazer a comunicação por meio de redes sociais.
Divulgação por Whatsapp
Este canal permite comunicação direta com os colaboradores e é mais uma alternativa em casos onde o seu público não tem e-mail corporativo.
Divulgação por TV corporativa
Este é um meio para ser utilizado presencial. A TV corporativa vem também para reforçar a identidade da sua Universidade Corporativa, mas, além disso, ela também pode apresentar instruções e informações importantes sobre os próximos passos dos colaboradores durante o seu acesso.
Divulgação por banners, murais e stands
Este é um meio também para ser utilizado presencial. Uma dica bacana é pensar em espaços da empresa com bastante circulação de colaboradores – por exemplo, um hall de entrada – e também com boa visualização – como um mural de informes.
Esses foram os principais meios de divulgação que nossos clientes realizaram para disseminar a Universidade Corporativa entre os colaboradores, e assim, incentivar o time ao desenvolvimento de carreira.
Na sua empresa, quais ações de divulgação você já trabalhou para ajudar na divulgação da sua Plataforma de Treinamento Online? Conta pra gente nos comentários!