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Treinamento de software: 4 formas de treinar seus clientes

Treinamento de software: 4 formas de treinar seus clientes

23 de fevereiro de 2017

Se você trabalha em uma empresa de software, sabe que a correta utilização do produto faz toda a diferença na satisfação do cliente. Assim, ele pode explorar ao máximo todo o potencial da ferramenta, certo?

Por isso, é fundamental oferecer um treinamento que o cliente aproveite de fato.

Talvez você já tenha um canal aberto de comunicação, com suporte consultivo, central de ajuda e bons tutoriais. Mas cada vez mais as empresas vêm investindo em outras formas de treinamentos de software para potencializar esse aprendizado.

Mas qual a melhor forma de realizar esses treinamentos?

Não tem mágica. Você deve identificar a forma mais adequada de acordo com seus objetivos e com a complexidade da ferramenta que você oferece.

Por isso, selecionei as 4 principais formas de realizar treinamentos sobre software, começando pelo treinamento presencial até o ensino a distância.

treinamento-presencial-software

#1 – Treinamento de software presencial

O treinamento presencial aproxima a relação entre empresa e cliente, além de facilitar a percepção quanto às dúvidas e sensações que podem vir à tona.

Por outro lado, o treinamento presencial costuma ter um custo consideravelmente alto, já que exige deslocamentos, e o investimento de horas dedicadas de um profissional. Além disso, caso alguma informação se perca no processo de treinamento, o cliente não tem onde buscá-la no futuro, a não ser por materiais impressos disponibilizados que costumam ter uma vida útil curta por não ter a possibilidade de atualização.

Uma opção para ter as vantagens do treinamento presencial, e minimizar seus custos, é utilizar o método do Blended Learning que já citamos em alguns artigos. Mesclar o ensino a distância com o ensino presencial pode ser uma boa solução para equilibrar a teoria e prática na hora de treinar a utilização de um software.

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#2 – Conferência com compartilhamento de tela

Essa alternativa possibilita a proximidade e a resolução imediata das dúvidas. Da mesma forma que o treinamento presencial, citado acima. Em contrapartida, seu custo de investimento será bem menor por ser feito a distância.

Pode ser realizado em etapas, oferecendo um treinamento mais contínuo ao cliente. Dessa forma, ele dá ao aprendiz um prazo e uma segurança a mais em poder questionar o instrutor nos próximos encontros.

O Skype é uma popular ferramenta que permite o compartilhamento de tela durante um call. Por exemplo, aqui na Mobiliza nós utilizamos frequentemente o recurso de compartilhamento de tela do Skype para treinamentos e para tirar dúvidas pontuais.

Dessa forma, você demonstrar seu software sem precisar gravar conteúdo ou mesmo se deslocar para algum lugar.

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#3 – Vídeos explicativos

Outro caminho é utilizar vídeos para demonstração de software, permitindo que o cliente reveja os passos sempre que quiser.

Este, como treinamento assíncrono (aquele que é feito de acordo com a disponibilidade do cliente, ao invés de determinar datas e horários para aprender), dá a vantagem ao cliente de buscar as informações no momento que desejar. No entanto, vídeos são recursos que não exigem interação, e por isso devem ser utilizados com cuidado, já que o aprendizado pode se tornar monótono.

Quando utilizados, é ideal oferecer algum tipo de suporte e acompanhamento durante o período de aprendizagem, para que o aprendiz aproveite melhor o conhecimento oferecido.

Como sugestão de ferramenta que grava a tela do computador para fazer vídeos, temos o Camtasia e você pode conferir outros cinco programas gratuitos que o site TechTudo compilou.

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#4 – Simulação de software

Trabalhar com simulação de software é um seguro meio para seu cliente explorar, dentro da própria ferramenta. Com a vantagem de ser dentro de um ambiente controlado e direcionado no qual você ainda consegue levantar um relatório de aprendizagem, com o desempenho dos seus clientes no seu curso.

Desta forma, evita-se falhas de uso do software quando ocorrem pela falta de orientação, podendo comprometer seu entendimento total sobre a ferramenta.

Simulação de software é uma boa escolha para quem quer oferecer um método interativo e com um bom engajamento por parte do aprendiz, mesmo a distância.

Mas atente-se, pois este tipo de implementação requer uma equipe mais técnica do que as formas anteriormente citadas.

Conclusão

Cada treinamento tem sua peculiaridade, por isso você precisa identificar qual é o mais adequado conforme a complexidade do seu software.

Mas saiba que você não precisa escolher apenas uma forma. Sempre há a possibilidade de mesclar as técnicas mencionadas acima a fim de oferecer um bom treinamento de software para seus clientes. Assim você garante que seu cliente aproveite ao máximo o que a sua ferramenta oferece.

Para concluir, última dica. Se você quer saber mais sobre como medir a efetividade deste ou qualquer outro treinamento matricule-se no curso gratuito abaixo sobre Métricas e Metas de Treinamento. Ali você tem um conteúdo completo sobre como mensurar resultados no EaD.

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Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

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  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
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  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
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Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • O poder do fracasso
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Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
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Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
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  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
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  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
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Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

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Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções