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Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

A base da área de Gestão de Pessoas em específico do setor de Treinamento e Desenvolvimento é aprimorar as competências dos colaboradores, resultando numa aprendizagem organizacional, para responder aos desafios que o mercado apresenta.  

As competências já são mapeadas no processo seletivo, e sua avaliação e capacitação são constantes.

O que sabemos é que as competências podem ser desenvolvidas, criando diferenciais competitivos e o desenvolvimento da sociedade. Claro que requer tempo e dedicação e por vezes dinheiro, assim como para as organizações que precisam investir em seus colaboradores e parceiros com tempo, recursos, metodologias e projetos educacionais assertivos e duradouros. 

As expressões soft skills e hard skills têm ganhado força para identificar as aptidões de um profissional a uma vaga.

Dizemos que uma pessoa tem o “expertise”, ou seja, tem experiência, especialidade, competência ou quando ela apresenta um conjunto de habilidades em uma determinada área. 

Acompanhe nosso guia sobre as Soft Skills e Hard Skills e saiba como o profissional de T&D pode identificar as habilidades dos colaboradores e auxiliar no seu desenvolvimento.

O que são as Soft Skills e Hard Skills?

A palavra skill é um termo em inglês que significa habilidade, capacidade. 

De acordo com o dicionário, habilidade é o mesmo que aptidões, capacidades, inclinações, jeitos, orientações, predisposições, propensões, qualidades e tendências.

Significa saber colocar em prática o conhecimento adquirido ou saber fazer com maestria.

Nossa, que profundo, não é verdade?! 

Mas, você sabe o que significa Hard Skill e Soft Skill?

Soft Skill são habilidades, atitudes comportamentais ou ainda sociocomportamentais. Está ligada diretamente às emoções, aptidões mentais e  atrelado à personalidade e às experiências da pessoa.  Ela consegue medir o desempenho das tarefas que o colaborador se propõe a executar, mas são mais difíceis de mensurar e reconhecer no primeiro contato. Assim, geralmente, é utilizada uma avaliação como uma dinâmica de grupo por parte do RH para se ter mais precisão no fechamento da vaga.

Temos como exemplos de soft skills: a comunicação eficaz, empatia, colaboração, organização/planejamento, flexibilidade, resiliência, trabalhar sob pressão, capacidade de resolver problemas, inteligência emocional, pensamento criativo, negociação, ética,  relacionamento interpessoal e liderança.  

Hard Skills são competências técnicas. Podem ser facilmente mensuradas e identificadas através de um diploma ou certificado mencionado no currículo do candidato a uma vaga. São adquiridas por cursos e treinamentos. Tem um peso considerável a depender das necessidades e objetivos da empresa, além do tipo de cargo disputado.     

Temos como exemplos de hard skills: idiomas, curso de extensão, graduação, pós graduação, mestrado, doutorado, curso técnico e habilidades em novas tecnologias.   

Qual a importância da Soft skills e Hard skills para a empresa?

Com as crescentes transformações do mercado, as empresas passaram a exigir muito mais as habilidades comportamentais do que as técnicas num processo seletivo. Já tem até empresas que não solicitam diploma, como a Google. 

O comportamento do indivíduo ganha importância no que diz respeito a comunicação pessoal e interpessoal, portanto, saber trabalhar com pessoas (inclusive diante da diversidade), perceber seus pontos fortes e de melhoria, e trazer soluções criativas a problemas complexos são o ponto de virada numa carreira.   

Como o RH e a Liderança podem ajudar a desenvolver as soft skills e hard skills dos seus colaboradores?

O RH em parceria com o T&D e a liderança, podem desenvolver ações de capacitação, para mapear, capacitar e assim ampliar as oportunidades do colaborador junto à empresa.  

Importante deixar claro que o próprio indivíduo é responsável pela sua carreira, estabelecendo metas e buscando autoconhecimento. Aliás, você já ouviu falar em LifeLong Learning? Este termo significa que o aprendizado não tem data para acabar, que devemos adotar uma postura de eternos aprendizes. Então, fica a dica!

Mas ainda assim, empresas têm investido em capacitações, por exemplo, com universidade corporativa para aprendizagem contínua como ferramenta estratégica de negócio, avaliação de desempenho para gerir a produtividade e alinhar expectativas, e PDI – Plano de Desenvolvimento Individual com ações sistematizadas para a conquista do seu objetivo. Todas estas alternativas servem para melhoria dos resultados da organização, desenvolvimento humano e medição de performance. 

Mas, pensando em capacitações de competências técnicas que significa desenvolver habilidades do colaborador com as ferramentas e procedimentos, para aumento de eficiência e eficácia, citaremos alguns exemplos de áreas que pode haver treinamento (Madruga, p.41, 2018): 

  • Procedimentos; 
  • Produtos e serviços; 
  • Sistemas de atendimento;
  • Processos de fabricação;
  • Regras da empresa; 
  • Processos e fluxogramas; 
  • Normas e rotinas;
  • Ferramentas da qualidade; 
  • Gráficos e tabelas; 
  • Cadastramento de informações.

Ao realizar estas ações, é possível que o colaborador até produza mais gastando menos tempo e ampliando suas oportunidades. É importante pensar principalmente nas novas tecnologias. 

Quanto às competências comportamentais que auxiliam o ser humano a identificar as emoções de maneira consciente, é importante desenvolvê-las para aumentar a sua satisfação, trazer segurança e além do senso de pertencimento.

A seguir, alguns exemplos de desenvolvimento em competências comportamentais (Madruga, p.43, 2018):

  • Autoconfiança;
  • Resolução de problemas; 
  • Empatia;
  • Inteligência emocional; 
  • Trabalho colaborativo; 
  • Iniciativa; 
  • Automotivação; 
  • Espírito de equipe; 
  • Valorização das diferenças; 
  • Resistência à frustração; 
  • Controle de estresse; 
  • Despertar da criatividade.

Qual a importância desenvolver as habilidades da sua equipe?

Uma equipe com as habilidades desenvolvidas é capaz de identificar problemas, atender e superar as expectativas dos clientes.

O principal é o aumento da produtividade no gerenciamento eficaz do tempo. Seguido de fortalecimento da cultura organizacional para enfrentar os desafios. E a redução da rotatividade da equipe por conhecer as habilidades e reter talentos.  

Estas iniciativas devem ser combinadas com suporte de tecnologias, plataformas e ferramentas.

Como funciona, na prática, o desenvolvimento de habilidades nas empresas?

Esta iniciativa deve ser constante e fazer parte da rotina da empresa através do RH. 

  • Primeiro comece mapeando a situação atual da empresa traçando uma estratégia de desenvolvimento definindo o estágio de cada pessoa com uma avaliação de desempenho para identificar gaps; 
  • Desenvolva planos de ação para a integração e formação;
  • Execute o programa de desenvolvimento definindo metas e prazos;
  • Fortaleça a cultura de feedbacks com paciência e empatia, lembrado que cada pessoa tem seu tempo para se desenvolver; e   
  • Avalie resultados para saber se houve efetividade nas ações planejadas e executadas.

Exemplos de iniciativas em empresas

  • Universidade Petrobras: a Petrobras tinha a difícil missão de encontrar colaboradores qualificados em exploração e produção de petróleo e gás natural. Para contornar a situação, criou a Universidade Corporativa, onde forma profissionais antes de executar a função.
  • Académie Accor: a Universidade Corporativa da Accor adota o lifelong learning, o aprendizado como um processo contínuo enquanto o colaborador estiver na empresa.
  • McDonald’s: a Universidade do Hambúrguer oferece cursos voltados para liderança, negócios, inovação, e muito mais.
  • Universidade Ambev: está estruturada em três eixos: liderança e cultura, funcional e método, e cada um desses eixos conta com uma sequência própria de aprendizado.

Conclusão 

Identificar e aprimorar habilidades é fundamental para o mercado, empresas e colaboradores que precisam constantemente se manter atualizados e se adequar a novos processos no dia a dia. 

Aprendemos que as soft skills são atributos pessoais, que abrangem o âmbito emocional e mental, já as hard skills são as capacidades técnicas aprendidas por meio de experiências em cursos, livros e treinamentos.

Então, a máxima ainda existe de que as hard skills podem até te abrir portas, mas serão as soft skills que farão com estas permaneçam abertas.  

Referências 

  • Madruga, Roberto. Treinamento e desenvolvimento com foco em educação corporativa. – 1 .ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
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Poliana Neves
Sou Designer Instrucional, UX Designer e Product Owner. Atualmente atuo como Consultora Educacional com foco em Produtos Digitais Educacionais.
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Conhecemos os desafios brasileiros de gestão, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Seja em T&D ou RH, sabemos como a ineficiência pode levar a baixos resultados, rotatividade alta e vulnerabilidade. Por isso criamos nossas soluções:

Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
  • Como mudar e prosperar com mudanças?

Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
  • Como tomar decisões certas

Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Networking
  • O poder da reciprocidade na influência
  • Compromisso e coerência
  • Como ter um bom relacionamento interpessoal
  • O poder dos seus relacionamentos fracos
  • O jogo da confiança
  • Persuasão
  • Princípio da Escassez
  • O sentimento de pertencimento no trabalho

Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
  • Convença e venda
  • Neurociência

Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
  • Linchpin: você é indispensável?
  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que define uma equipe de sucesso?
  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
  • Hábitos Atômicos: um método fácil e comprovado
  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

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Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções