Contar com bons líderes é um dos mais importantes pilares para o sucesso de qualquer instituição. Isso significa que implementar um programa de desenvolvimento de liderança é um caminho essencial a ser percorrido.
Por isso, neste artigo, traremos os 4 passos práticos de como implementar o PDL na sua empresa, além de listar todos os pontos que esse programa deve contemplar. Confira!
O que é um programa de desenvolvimento de liderança?
Um programa de desenvolvimento de liderança, ou PDL, é uma trilha de aprendizagem voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades no ambiente corporativo essenciais para a formação de bons líderes.
Ou seja, esse programa envolve metodologias, técnicas, cursos, atividades e outras iniciativas que possibilitem aos colaboradores que possuam previamente um perfil de liderança desenvolverem soft e hard skills funcionais para essa função.
O que inclui um PDL?

Como mencionamos, um programa de desenvolvimento de liderança deve contar com uma trilha de aprendizagem que envolva diferentes ações e métodos, sendo as principais e mais comuns:
Diagnóstico das necessidades
Esse diagnóstico analisa necessidades da empresa de forma abrangente, isto é, o que tem faltado a organização no que se refere ao aspecto da liderança.
Ademais, ele também averigua as demandas coletivas e individuais, ou seja, qual competência e/ou habilidade faltam nos colaboradores para serem líderes plenos.
Saiba mais em: Como fazer um plano de desenvolvimento individual
Treinamentos e workshops
Considerando que o objetivo do PDL é capacitar os colaboradores para que esses se tornem bons líderes, então não podem faltar os workshops e treinamentos de equipe.
Enquanto os primeiros consistem em atividades mais dinâmicas e interativas – de preferência presenciais, o segundo pode ocorrer de forma remota e compor uma trilha com cursos de liderança (como o fast learning e o microlearning), além de gamificação e atividades que avaliem o conhecimento adquirido.
Plataformas LMS funcionam muito bem para essa parte do programa.
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Mentoria e coaching
Mentoria e coaching – individuais ou coletivos – também devem compor um programa de desenvolvimento de liderança.
Isso porque eles possibilitam um acompanhamento mais de perto para que se possa sanar as dúvidas e dificuldades dos colaboradores e ajudá-los a se desenvolverem com mais assertividade.
Atividades práticas
Todo conhecimento adquirido em treinamentos, workshops, mentoria e coaching devem ser testados para avaliar se os profissionais realmente aprenderam o que lhes foi ensinado.
Sendo assim, as atividades práticas devem fazer parte do PDL e podem envolver desde testes avaliativos até dinâmicas em grupo.
Feedback
Coletar o feedback de cada colaborador envolvido no programa de desenvolvimento de liderança é importante para reestruturá-lo sempre que necessário a fim de realmente atender às necessidades da empresa.
Benefícios de um programa de desenvolvimento de liderança

Para que não haja dúvidas sobre a importância de implementar um programa de desenvolvimento de liderança na sua empresa, listamos a seguir os seus benefícios:
Desenvolvimento de habilidades
Um PDL eficiente consegue desenvolver importantes habilidades nos colaboradores que dele participam, como: liderança, trabalho em equipe, planejamento e gestão, entre outras. Isso sem falar do conhecimento técnico que ele transmite para o desempenho das funções, contribuindo para resolver os GAPs de competência.
Melhora o desempenho da equipe
A formação de uma boa liderança na empresa contribui para que a equipe se sinta mais motivada e engajada a cumprir as metas. Além disso, um líder competente consegue delegar tarefas de forma mais efetiva e assertiva.
Fortalecimento da cultura organizacional
Bons líderes conseguem fortalecer a cultura organizacional por meio de uma comunicação mais eficiente e da redução de conflitos internos, o que contribui para a melhora nos relacionamentos interpessoais e para um ambiente mais saudável.
Redução de custos
Gestores treinados em um estruturado programa de desenvolvimento de liderança operam de forma a reduzir os custos das operações, uma vez que os erros e o retrabalho de toda equipe são minimizados.
Aumento da retenção de talentos
Uma empresa que se preocupa em capacitar seus profissionais consegue reter mais os talentos, reduzindo a rotatividade. Além disso, líderes justos e corretos conseguem motivar mais os colaboradores, reduzindo a evasão desses.
Como implementar um programa de desenvolvimento de liderança?
Ciente dos benefícios de um programa de desenvolvimento de liderança dentro de qualquer empresa, chegou o momento de, gestores e equipe de T&D, conhecerem os 4 passos práticos para implementá-lo. Veja só:
1. Defina objetivos claros
Primeiramente, é necessário definir os objetivos com a implementação do PDL. Afinal, para mensurar os seus resultados, é necessário saber onde se quer chegar.
Então, defina objetivos claros, mensuráveis e alcançáveis, como:
- Aumento da produção em X%.
- Aumento das vendas em X%.
- Redução dos conflitos internos e melhora em X%.
- Redução das reclamações dos colaboradores em X%.
Lembre-se de estipular prazos para o cumprimento desses objetivos e definir algumas métricas para que seja possível mensurá-los.
2. Identifique os líderes
Agora, você, gestor, precisa identificar os potenciais de liderança da sua empresa, isto é, avaliar quais colaboradores possuem o perfil para se tornarem líderes.
Para essa análise, você deve observar as seguintes habilidades:
- Proatividade
- Responsabilidade
- Agilidade
- Comunicação interpessoal
- Planejamento e organização
Além disso, considere as habilidades técnicas, isto é, as hard skills do profissional.
A partir disso, será possível conseguir fazer um bom mapeamento e selecionar colaboradores que realmente se engajaram no processo.
3. Crie um plano de desenvolvimento
O próximo passo é criar o seu plano de ação para o PDL. Aqui, você precisa:
- Mapear as competências-chave que serão trabalhadas no programa;
- Mapear as deficiências e demandas da empresa;
- Listar quais treinamentos serão oferecidos (cursos – e suas modalidades -, workshops, mentorias, etc.) e como isso ocorrerá (presencial ou remoto via plataforma LMS, por exemplo);
- Definir quem será responsável pelas avaliações;
- Definir as métricas para a mensuração dos resultados;
- Criar um plano de carreira para os colaboradores que participarem do PDL.
Com essas variáveis definidas, será possível colocar o programa de desenvolvimento de liderança em prática.
Confira também: Treinamento de equipe – Guia completo para implementação e gerenciamento
4. Avalie os resultados
O programa de desenvolvimento de liderança deve ser revisado periodicamente.
Assim, é importante verificar se os objetivos estão sendo alcançados e se o formato do PDL está sendo produtivo para o processo de aprendizagem dos colaboradores.
Ou seja, a avaliação deve ser realizada em conjunto com as equipes de Gestão de Pessoas e T&D e, se houver a necessidade, de alguma determinada área que esteja formando líderes específicos para si.
Vale dizer que essa avaliação é muito importante para manter a sustentabilidade do programa a longo prazo.
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