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4 pontos cruciais que você deve considerar antes de escolher a mídia do seu treinamento

4 pontos cruciais que você deve considerar antes de escolher a mídia do seu treinamento

Muitas empresas investem valores altos em diferentes mídias, sem saber ao certo se aquele formato é o mais indicado para seu público alvo, sua realidade, ou se é possível chegar no mesmo objetivo com mídias mais simples e que custem menos, por exemplo.

Esse alto investimento e o foco na mídia do treinamento é o que mais percebo aqui na Mobiliza ao trabalhar com clientes de diversos segmentos. A ausência de ações mais estratégicas pode prejudicar diretamente nos resultados da sua empresa.

Antes de escolher a mídia ideal para trabalhar um treinamento corporativo online, procure dedicar mais tempo aos 4 pontos cruciais que listo a seguir para um treinamento mais assertivo:

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#1 – Identifique seu público-alvo

Para criar um treinamento eficaz, a primeira coisa a fazer é identificar e entender o dia-a-dia do público a quem será direcionado.

Quais seus interesses, como é o dia a dia de seu público e quais as atividades que eles realizam na sua empresa? E mais, são líderes, são mais jovens, mais velhos?

Todos esses questionamentos irão te ajudar a entender e definir quem é o público que vai receber o treinamento. Além de auxiliar na escolha de outros outros detalhes como os temas de cada curso, aula ou módulo, a abordagem durante, a linguagem que será utilizada, e etc. Dessa forma todas ações serão muito mais efetivas e direcionadas.

Inclusive sugiro a leitura de dois artigos interessantes sobre como treinar millenials e adultos. Neles você vai identificar como são utilizados métodos diferentes para engajar e treinar cada público. 

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#2 – Defina objetivos específicos

Ao conhecer o público alvo que irá receber o treinamento, é essencial que seja realizado um levantamento dos objetivos específicos que deseja alcançar.

É legal ressaltar que esses objetivos devem ser estabelecidos a partir das falhas e necessidades da área que será treinada. Lembre-se de ser bem específico, para que consiga mensurar os resultados reais ao final do treinamento.

Por exemplo, se um dos objetivos é aumentar as vendas da área comercial, elabore o ponto de forma clara e específica, da seguinte forma:

Objetivo 01: Em 3 meses, aumentar 25% do valor total de vendas da região X.

Quando for estabelecer os objetivos das ações de treinamento, considere metas reais que a área treinada deve ser capaz de atingir ao fim de cada de capacitação. Com os objetivos traçados, você terá mais clara a sua necessidade e possibilitando buscar mídias mais apropriadas.

Quando a área de treinamento não planeja e não define os objetivos específicos, as ações ficam vagas e a área não consegue mensurar sua métrica de sucesso com tal ação.

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#3 – Levante orçamento e prazos

É importante ter em mãos o budget disponível que a área está disposta a investir e o prazo para saber a urgência do material que você precisa. .

Essas informações facilitam a definição da mídia, porque ao ter em mãos a limitação de recursos e budget disponível, você está mais apto a decidir sobre procurar um fornecedor ou produzir internamente o material, por exemplo. Além de alinhar expectativa de entrega com a informação do prazo que você tem, já que a urgência do seu projeto permite que você mensure o tempo de produção até a entrega.

Como complemento, sugiro que use este checklist de planejamento estratégico em T&D.

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#4 – Temas e conteúdos abordados

Público-alvo na ponta da língua, objetivos claros e bem definidos, orçamento e prazo estipulados, já pode começar a pensar em temas e conteúdos a serem abordados.

Monte uma lista com vários temas que alcancem o objetivo principal. Caso o objetivo seja aumentar as vendas, os temas podem estar relacionados à produto ou atendimento ao cliente, por exemplo. Com os temas bem definidos, priorize o que será feito e aí sim você pode começar tranquilamente a levantar as mídias e formas de abordagem de conteúdo.

Importante! Planejar o engajamento dos colaboradores é imprescindível para qualquer ação de treinamento! Um exemplo de ação que fizemos para um público específico, foi trabalhar um curso Gamificado para área comercial da Rodobens. Trazer a ideia da gamificação para um público competitivo foi a forma que trabalhamos para alcançar um engajamento eficaz. Dá uma olhada no case completo clicando aqui!

Conclusão

No artigo de hoje trouxe os 4 principais pontos a definir antes de pensar em escolher mídias para treinamento corporativo.

Para recapitular, você deve identificar seu público-alvo e conhecer melhor o dia-a-dia das pessoas que receberão seus treinamentos. Em seguida, definir objetivos específicos para cada ação e mensurar métricas de sucesso alcançáveis, levantar as informações de orçamento e prazo, e por fim, listar os temas e conteúdos que serão abordados.

A escolha da mídia deve ser estudada com base em informações relevantes sobre a área que receberá o conteúdo  os recursos disponíveis, ao invés de ser considerada a primeira etapa de qualquer planejamento de ação de treinamento.

E você, já pratica alguma dessas etapas ou está começando agora? Conta pra gente nos comentários!

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Conheça as trilhas desse módulo:
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Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
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Conheça as trilhas desse módulo:
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Conheça as trilhas desse módulo:
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Conheça as trilhas desse módulo:
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Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
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  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

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Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
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