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O que é onboarding de clientes e quais são as vantagens para a empresa?

O que é onboarding de clientes e quais são as vantagens para a empresa?

Cada vez mais, as empresas estão se dando conta de que a jornada do cliente não termina na venda de um produto ou serviço. Muito pelo contrário: a venda é um voto de confiança depositado por quem comprou, mas o principal é que essa confiança seja alimentada e reforçada com o onboarding de clientes, e, principalmente, nunca traída.

As primeiras experiências com um produto ou serviço são muito importantes para que o novo cliente perceba que sua empresa se preocupa com ele. Assim, o próximo passo após essa primeira impressão é encantá-lo, pois além de gerar fidelização, ele será um promotor da sua marca.

Dessa forma, as estratégias de pós-venda são fundamentais e podem ser muito vantajosas na cultura organizacional. O processo é ainda mais eficiente e automatizado se você tiver uma plataforma LMS.

Mas, afinal, o que é um onboarding de clientes e quais são as vantagens para a sua empresa?

Essas são as perguntas que serão respondidas em nosso artigo.

Boa leitura!

O que é onboarding de clientes?

O termo em inglês onboarding significa, em tradução literal, “a bordo” ou “embarcar”. No ambiente de trabalho ele serve para designar o processo de integração dos novos contratados, ou seja, o momento nas primeiras semanas de dar boas-vindas a um novo colaborador

Esse momento serve para que a empresa mostre ao seu novo empregado os processos e etapas do dia a dia. E também para um maior aprofundamento de cargos, funções e diretrizes no contexto da gestão de pessoas. É o primeiro passo na estratégia de retenção de talentos na cultura da empresa, que vai muito além das avaliações de desempenho.

O onboarding de clientes é semelhante ao onboarding de novos funcionários, pois seu objetivo é orientar o cliente sobre as funcionalidades de um novo produto ou serviço. Resumindo, é ajudá-lo a entender qual a melhor forma de usar aquilo que ele comprou.

Logo, a melhor definição é: ações realizadas pelo fornecedor para garantir que o seu cliente obtenha a melhor experiência possível com o que foi adquirido. 

onboarding

Qual é a importância do onboarding de clientes para a empresa?

Definir e organizar os processos é fundamental para impactar seu consumidor de maneira positiva logo no início de sua experiência com seu novo produto. 

Trata-se de um grande diferencial para as empresas, pois permite uma melhor estruturação de resultados e também em uma mensuração mais assertiva e qualificada para o negócio. 

Além disso, os clientes também perceberão maiores benefícios, o que facilita seu acompanhamento ao longo da jornada de uso, que pode servir como um termômetro para manutenções ou otimizações daquela mesma oferta no futuro. 

Assim, a importância desse processo fica clara quando alguns fatores são melhores percebidos junto ao seu cliente, como:

  • Aprendizado do produto ou serviço
  • Entendimento de seus desejos
  • Aumento no nível de sua satisfação
  • Redução de rotatividade e aumento na retenção de clientes

Aprendizado do produto/serviço do cliente

O aprendizado do produto ou serviço contratado pelo cliente é a primeira etapa a ser levada em conta porque o processo de onboarding é o primeiro contato do cliente, que acontece com o que foi adquirido.

Ele pode ser visto como uma espécie de treinamento, já que nessa etapa são mostradas todas as usabilidades do serviço, como ele funciona, como operá-lo e todas as suas características detalhadas, de forma que o cliente tenha total entendimento e saiba como obter os melhores resultados oferecidos.

Desvendar os desejos do cliente

Em qualquer relacionamento, entender a outra parte é essencial, e isso não seria diferente na relação da sua empresa com seus clientes. 

No momento do pós-venda e a implementação do onboarding de clientes, essa relação precisa ficar ainda mais estreita, de preferência personalizada, para que os desejos do seu cliente sejam desvendados e, principalmente, entendidos.

Por isso, é fundamental que sua equipe esteja preparada e bem familiarizada com seu produto e se o mesmo proporciona o sucesso que seu cliente está procurando.

Aumentar o nível de satisfação dos clientes

Ao entender os seus desejos, fica muito mais fácil planejar e executar ações que aumentem ainda mais o nível de satisfação dos seus clientes.

Aqui chegamos em um ponto crucial que mencionamos no início desse artigo: encantamento. 

Não basta atender às expectativas, é preciso excedê-las, e com o onboarding de clientes, sua empresa, além de mostrar preocupação com quem está investindo em seu produto ou serviço, também está proporcionando um vínculo que é decisivo em suas escolhas futuras ou mesmo na indicação da sua marca. 

Reduzir a rotatividade (churn) de seus clientes

Se conquistar um cliente é uma tarefa árdua que exige muito esforço, acredite: mantê-lo é ainda mais difícil.

O processo de pós-venda tem como objetivo principal acompanhar o seu cliente após a realização da venda, e o onboarding de clientes é a porta de entrada para que sejam colocadas todas as demais etapas em progresso: acompanhamento, avaliação, adequação, encantamento e promoção.

Assim, o seu cliente se tornará cativo e fiel à sua marca, mantendo-se um consumidor regular de seus produtos ou serviços.

Quais ferramentas de onboarding de clientes utilizar?

Após entender o que é e quais as vantagens para a sua empresa, torna-se muito mais fácil definir novas metas e planos de ação para executá-las.

Em tempos em que o trabalho e o atendimento remoto são uma realidade, uma excelente forma de colocar em prática as ações é por meio de ferramentas digitais e online.

Com uma plataforma automatizada de treinamento online, você reduz o trabalho operacional da sua equipe no onboarding de clientes, e ainda proporciona:

  • Fluxos automatizados de comunicação na jornada de aprendizagem com conteúdos e guia de passo a passo
  • Customização da área de acesso com cores e logo da sua empresa
  • Gerenciamento das etapas do conteúdo a ser ensinado
  • Avaliação dos conteúdos
  • Relatórios de desempenho e engajamento
  • Suporte em português para facilitar a comunicação e a resolução de dúvidas

A Mobiliza conta com soluções de plataformas digitais automatizadas que facilitam esse processo.

Quer saber mais como colocar em prática tudo o que você leu nesse artigo de forma clara e simples? Entenda quando é preciso usar uma plataforma LMS.

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Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
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Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
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Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
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Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

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Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Negocie como se sua vida dependesse disso
  • Estratégias para melhorar a eficácia nas negociações
  • Negociações eficazes
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Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
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  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
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Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
  • A importância da comunicação e persuasão
  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga da informação
  • A arte da escolha
  • 7 Hábitos para desenvolver a Inteligência Emocional
  • 3 atitudes de Inteligência Emocional
  • O poder da Inteligência Emocional
  • A revolução 80/20
  • A importância da Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional

Influência e Persuasão​

Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
  • Técnicas de pré-influência
  • Compromisso e influência
  • Aprovação social e influência
  • Uma aula de persuasão com Fernanda Montenegro
  • Competências de um líder com inteligência emocional
  • Competir é tudo que você não deve fazer

Hábitos e Comportamentos

Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Primeiro o mais importante
  • 7 dicas para ser mais produtivo no seu trabalho
  • Como criar hábitos atômicos
  • Tenha um dia perfeito
  • Por que nos sabotamos?
  • Hábitos

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Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • Linguagem corporal dos líderes
  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
  • Estilos de liderança
  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
  • Por que liderar é tão complicado?

Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
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  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
  • Procrastinação, o hábito de deixar para depois
  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
  • Garra

Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O que o Google faria?
  • Desenvolvendo o DNA empreendedor
  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
  • Os segredos da mente milionária
  • Sucesso nas empresas e negócios
  • Simplicidade, preparação e melhoria contínua
  • Estratégia do Oceano Azul
  • Oportunidade de negócio
  • Como fazer sua empresa crescer

Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
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  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
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  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
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  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
  • Desenvolva inteligência social 
  • Efeito Dunning-Kruger
  • Dicas valiosas de um coach de sucesso
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  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

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Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
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