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Como avaliar treinamentos com NPS e saber de uma vez por todas se seus colaboradores estão satisfeitos ou não

Como avaliar treinamentos com NPS e saber de uma vez por todas se seus colaboradores estão satisfeitos ou não

No EaD, o envolvimento e a satisfação dos seus colabores são indicadores que você deve se preocupar. Afinal a opinião e a retenção do aprendizado de fato, são as principais formas de orientar o melhor caminho e identificar se o atual conteúdo está sendo relevante.

Reflita, você se sente seguro em dizer se seus colaboradores estão satisfeitos?

Ficou na dúvida? Neste artigo vou falar sobre uma métrica simples para você medir como está a qualidade dos seus treinamentos e saber o quanto os seus funcionários estão adeptos a serem promotores do aprendizado para os seus colegas dentro da sua empresa.

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Por que avaliar?

Avaliar os resultados em treinamento corporativo é uma atividade árdua, porém, necessária. A busca constante por métodos que tragam valores reais é um desafio para as áreas de T&D e RH.

Relacionar a satisfação dos seus colaboradores com os seus conteúdos e também como isso impacta no trabalho deles deve ser uma atividade constante. Portanto, a seguir listo alguns dos benefícios que avaliar a satisfação dos seus colaboradores com treinamento traz para sua empresa:

  • Justificar investimentos para novos treinamentos;
  • Parear o desenvolvimentos dos funcionários;
  • Medir o aproveitamento e envolvimentos com os cursos;
  • Incentivar a aplicação dos conhecimentos no dia a dia;
  • Acompanhar a evolução profissional dos colaboradores;
  • Diminuição da evasão e aumento de engajamento.

Como material complementar a este assunto, sugiro que acesse o e-book e checklist de planejamento estratégico. Com esses materiais você vai se aprofundar mais sobre considerar os dados no processo.

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O que é NPS?

NPS ou Net Promoter Score é uma metodologia utilizada por inúmeras instituições ao redor do mundo, e é também utilizada nas áreas de educação e aprendizagem.

A metodologia é do Fred Reichheld, divulgada pela revista Harvard Business Review em 2003. Fred e sua equipe fizeram uma pesquisa com várias perguntas e diagnosticaram como elas se relacionam com o comportamento dos consumidores. E aí surgiu a pergunta que mais trouxe resultados na previsão do comportamento deles: “De 0 a 10, o quanto você recomendaria os nossos cursos para os seus colegas de trabalho?”

Existem diversas ferramentas gratuitas para você por em prática o NPS, dá uma olhada na SurveyMonkey ou utilize também as ferramentas do Google, como Google Forms.

Lembre-se: o NPS avalia a lealdade e a satisfação dos seus alunos além de nortear planos de ações e acompanhamentos de melhorias.

Funciona da seguinte forma:

  • Defina o público-alvo que receberá a avaliação;
  • O modelo ideal são apenas duas perguntas: uma pergunta quantitativa e outra qualitativa. Desta forma você consegue uma nota e um feedback do seu aluno. Mas se necessário, você pode adaptar essa quantidade conforme sua realidade.
    • Exemplo de pergunta quantitativa: “De 0 a 10, o quanto você recomendaria os nossos cursos para os seus colegas de trabalho?”;
    • Exemplo de pergunta qualitativa: “Descreva o que motivou sua nota”.
  • Envie sua pesquisa para o público-alvo;
  • Segmente as respostas à sua necessidade.

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Como interpretar as notas do NPS

Alunos Detratores:
Notas de 0 a 6, são colaboradores insatisfeitos. Possivelmente não voltarão para consumir mais conteúdo, criticam e serão detratores dos seus treinamentos.

Alunos Neutros:
Notas de 7 a 8, geralmente são colaboradores que ficam “em cima do muro”. Não são colaboradores leais e nem engajados, consomem o conteúdo por obrigação. Podem recomendar os seus conteúdos, mas com comentários do que não foi legal na sua experiência.

Alunos Promotores:
Notas de 9 a 10, são colaboradores que gostam dos seus treinamentos, estão satisfeitos e são leais aos seus conteúdos. E também incentivam seus amigos e colegas a se envolverem com os seus treinamentos.

como avaliar treinamentos
Imagem da internet

Como o NPS é calculado

O NPS pode ser calculado pela simples fórmula:

%NPS = %Detratores – %Promotores

O resultado pode variar de -100 a 100, e você pode analisar da seguinte forma:

  • Zona de Excelência (entre 75 e 100);
  • Zona de Qualidade (entre 50 e 74);
  • Zona de Aperfeiçoamento (entre 0 e 49);
  • Zona de Crítica (entre -100 e -1).

São avaliadas também as reclamações e sugestões de melhorias deixadas no feedback. Aos alunos que demonstraram ser detratores e neutros é importante um segundo contato para entender melhor as suas experiências e traçar planos de melhorias em cima desses feedbacks. Além disso, quando você implementar as melhorias, não deixe de comunicá-los.

Outra forma muito eficiente de motivar o engajamento dos seus colaboradores e evitar a evasão dos cursos, é formular programas de fidelidade, bonificação ou incentivo. Esses programas estimulam a permanência dos seus alunos e também instigam eles a consumir mais, além de indicar para os seus colegas.

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NPS em treinamento e desenvolvimento

O NPS não deve ser apenas um índice de satisfação dos seus colaboradores, e sim uma metodologia permanente de desenvolvimento de experiência do seu funcionário.

Essa métrica serve para você avaliar o que não está indo bem e auxiliar a sua área de treinamento a tomar decisões guiadas pelo feedback deles. É fundamental que você mantenha uma cadência em avaliar e promover melhorias para seus alunos.

A evolução desses índices guiarão métricas de curto, médio e longo prazo, além da análise posteriormente do quanto as suas melhorias tiveram impacto no aprendizado dos seus colaboradores.

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Conclusão

O Net Promoter Score é uma metodologia simples de aplicar e interpretar resultados. O resultado dessa prática é a sua área de treinamento ou RH totalmente a par de como está a experiência dos seus alunos. Além de saber os pontos principais para melhorar o aprendizado dos seus colaboradores.

Essa técnica é utilizada por nossos clientes e até mesmo aqui na Mobiliza para medir a satisfação e lealdade deles. Amamos fazer parte desse mundo maravilhoso de conhecimento e compartilhamento. Se você quiser conversar mais sobre o assunto, você pode entrar em contato comigo para conversarmos melhor, ok?

Sucesso!

*Se você utiliza o Applique e quer conhecer como utilizar uma ferramenta de NPS integrado com a ferramenta, fale conosco

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Trabalho em Equipe e Colaboração

Ensine como escutar, contribuir e trabalhar de forma sinérgica, respeitando diferentes perfis e habilidades.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • O poder das conexões humanas
  • Influência é mais que convencer
  • Influência e tomada de decisão
  • Estratégias para adotar a reciprocidade
  • Empatia é um poder seu
  • Influência pela empatia
  • Neurônios espelho
  • Empatia por associação
  • O poder da pressão da autoridade
  • Princípio do Pertencimento: Conexão e Influência

Tomada de Decisões

Ensine a aplicar frameworks e filtros de decisão que equilibram lógica, emoção e contexto organizacional.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como ter alta performance pessoal e profissional
  • Como lidar com o medo
  • Como reavaliar crenças e ideias
  • Como se comunicar melhor
  • Como mudar e prosperar com mudanças?

Produtividade e Alta Performance

Implemente uma cultura de foco, priorização e execução com consistência.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A única coisa
  • O poder do fracasso
  • A sua personalidade é sua maior causa
  • Potencialize sua produtividade com seu ritmo natural
  • Aplicando os princípios da influência

Pensamento Crítico e Clareza Mental

Torne sua equipe mais analítica, estratégica e livre de vieses automáticos.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como tomar decisões assertivas
  • Pensar claramente
  • Construção de propostas e diferenciação
  • Princípio da Escassez: influenciando com a urgência
  • Como tomar decisões certas

Networking e Relacionamento Profissional

Estimule o networking como ferramenta de aprendizado, parceria e visibilidade no mercado.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • Compromisso e coerência
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  • O jogo da confiança
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Negociação e Solução de Conflitos

Ensine sua equipe a mediar interesses, propor soluções justas e manter o foco em resultados compartilhados.

Conheça as trilhas desse módulo:
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Motivação e Automotivação

Incentive comportamentos autônomos e consistentes com estratégias que conectam valores pessoais aos objetivos do time.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Inteligência Social
  • Willpower
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  • Motivação 3.0
  • Qual é seu mindset?
  • Inteligência Intuitiva do Coração

Mindset e Mentalidade de Sucesso

Desenvolva uma mentalidade de crescimento na sua equipe para aumentar a resiliência, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A base da influência
  • A arte de influenciar pessoas
  • A pré-suasão: o que fazer antes de influenciar alguém
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  • A Start-Up de 100 dólares
  • Os 3 pilares do sucesso Pixar

Liderança e Desenvolvimento de Carreira

Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • 3 dicas para ter um mindset poderoso
  • Princípios da liderança
  • Gestão do capital humano
  • A jornada do líder assertivo
  • Conseguindo o melhor dos outros

Inteligência Emocional

Capacite seus colaboradores para reconhecer e regular suas emoções, agir com empatia e construir relações de confiança.

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  • A arte da escolha
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  • O poder da Inteligência Emocional
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Utilize o foco, os gatilhos certos e a linguagem positiva com modelos de influência usados por líderes reconhecidos mundialmente.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como você é lembrado?
  • Influência
  • O que é pré-influência?
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Ensine como criar gatilhos, reforços e repetições estratégicas para comportamentos desejáveis.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • Por que nos sabotamos?
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Gestão e Liderança

Desenvolva líderes que estimulam um ambiente seguro para aprendizado, colaboração, autonomia e performance sustentável.

Conheça as trilhas desse módulo:
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  • Gestão de equipes com liderança e motivação
  • Liderança e inteligência emocional na prática
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  • Crescimento profissional
  • Liderança assertiva
  • Liderança
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Gestão do Tempo e Organização

Implemente métodos simples que ajudam na organização da rotina.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • A Revolução 80/20
  • Gestão inteligente do tempo
  • Gestão do tempo na prática

Gestão de Mudanças e Adaptabilidade

Diminua o medo do novo e aumente o engajamento durante processos de transformação.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Medo de fracassar
  • Autoridade na prática
  • Gestão da Mudança
  • Novas habilidades do cérebro do futuro
  • Você é resiliente ou antifrágil?
  • Conexões que transformam

Foco e Concentração

Aplique técnicas práticas para melhorar a concentração e o uso do tempo.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Flow
  • Foco
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  • O Poder do agora
  • Evite as preocupações e comece a viver
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Empreendedorismo e Oportunidades de Negócios

Fortaleça a capacidade de análise e ação diante de novos cenários e demandas do mercado.

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  • Empreendedorismo e o resgate da criatividade
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  • Oportunidade de negócio
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Disciplina e Consistência

Ajude sua equipe a manter a motivação e o foco mesmo sem supervisão constante, por meio de estratégias que consolidam hábitos e entregas recorrentes.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Engolindo o sapo
  • Pare de procrastinar agora mesmo
  • 5 hábitos para ter alta performance e acabar com a procrastinação
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  • Hábitos e recompensas: como ser bem sucedido
  • Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes
  • Tenha um objetivo em mente
  • O efeito dominó e o seu sucesso

Criatividade e Inovação

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Você é criativo e inovador
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  • O ócio criativo
  • Criatividade
  • Cérebro e comportamento
  • De zero a um

Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Como falar em público sem medo
  • Comunicação não violenta
  • Como desenvolver a sua empatia?
  • As competências e habilidades para escutar seu time
  • Diagnóstico e identificação de necessidades
  • Neurociência aplicada à comunicação

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Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

De talentos naturais a hábitos de alta performance: ajude os profissionais a reconhecer seus pontos fortes, desenvolver disciplina e transformar micro-hábitos em grandes resultados.

Conheça as trilhas desse módulo:
  • Descubra seus pontos fortes
  • O teste do Marshmallow
  • Tudo o que eu faço tem um propósito?
  • O poder do hábito
  • O poder dos mini-hábitos
  • O poder dos pequenos hábitos
  • Não deixe mais o seu cérebro ser sequestrado
  • Autocontrole
  • O Poder das Emoções