Gráficos sempre são uma boa pedida para quando queremos apresentar dados, dimensão estatística, comparar valores e relacionar essas informações, até mesmo para quebrarmos a monotonia de apresentação de telas e de dados mais específicos.
Apesar do Applique ainda não ter um recurso específico para esta forma de apresentação de conteúdo, podemos criar dois tipos de gráficos de forma bem fácil e visualmente bonito.
Portanto, veja a seguir 3 dicas de como criar esses gráficos na ferramenta de autoria Applique!
Dica #1 – Gráficos de barras
Um dos tipos de gráficos que temos possibilidade de fazer com os recursos do Applique é o “gráfico de barras”. Este, é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. As barras podem ser desenhadas horizontalmente ou verticalmente, também conhecido como gráfico de colunas.
Para fazer estes dois gráficos utilizamos os recursos Formas e Texto. Para isto, é necessário fazer duas linhas (uma na vertical e outra na horizontal) e as barras de acordo com os dados.
Apesar de ser um gráfico simples, este modelo ainda demonstra muito bem o que é proposto. Ao deixar as barras coloridas você pode diferenciar os dados e dar mais vida para a sua tela de conteúdo. Veja exemplos a seguir.
Dica #2 – Gráfico de intersecção
Outro tipo de gráfico que podemos criar com o Applique, são os gráficos de intersecção. Nele, a posição em que há o encontro das formas mostram as relações entre as informações. Explico melhor a seguir:
Você pode usar a forma retangular ou circular. Utilize também cores e transparências para criar efeitos diferenciados, confira nas imagens:
Dica #3 – Como importar gráficos para o Applique
Por enquanto a ferramenta ainda é um pouco limitada quanto a produção de outros modelos de gráficos, mas não se preocupe! Temos uma terceira opção que é importar gráficos feitos em outras ferramentas. Saiba como a seguir:
Basta salvar o seu gráfico como imagem, pode ser .png, .jpg ou mesmo .gif e importar para o Applique através do recurso Imagem:
Para ajudar vocês a criar gráficos simples e de maneira mais rápida, há alguns sites online e gratuitos que trazem essa possibilidade, como por exemplo: NCES Kids Zone, Chart Tool, ChartGO e Meta-Chart.
Lembrando também que é possível usar o Word e o Excel do pacote office para fazer seus gráficos, salvando-os como imagem e importando-os para a ferramenta. Veja abaixo o tutorial de como salvar imagens ao utilizar estes programas.
Espero que tenha gostado e até a próxima!