Infográficos são a representação gráfica de ideias através de imagens, ilustrações e textos, usados para expor fatos, processos, e também para descrever fluxos ou informações.
Existem diversas maneiras de apresentar uma ideia, mas apresentá-las de uma forma visualmente atrativa, com interações e animação faz com que a compreensão do conteúdo se torne mais fácil e rápida.
Veja como criar alguns esquemas na ferramenta de autoria Applique!
Dica #1 – Estruture sua Ideia
Primeiramente, faça um esboço em uma folha, rabisque a forma que queira apresentar as suas ideias. Fazendo isso no papel, ou em outro lugar, será bem mais fácil de fazer a execução na ferramenta, pois suas ideias estarão organizadas e seu infográfico, estruturado.
Dica #2 – Crie os elementos necessários
Beleza, estruturei minhas ideias no papel e agora qual meu próximo passo?
Após a estrutura estar pronta, o segundo passo seria verificar no seu esboço que tipo de imagens/elementos irá precisar para produzir o infográfico. Procure em bancos de imagens ou até então crie estas ilustrações, por exemplo.
Organizar esse tipo de detalhamento é importante para facilitar a criação do infográfico no Applique. No caso da imagem anterior, vou precisar apenas fazer as imagens dos ícones, pois todo o resto pode ser feito na própria ferramenta.
Dica #3 – Crie o infográfico na ferramenta
Já tenho tudo estruturado e todos meus assets, o que eu faço agora?
Comece por partes, faça o primeiro conjunto de informações, depois o segundo e assim por diante.
O que seria um conjunto de informações? São partes do infográfico que podem ser feitas separadas do todo. Para compreender melhor observe a imagem abaixo que apresenta um conjunto de informação:
Vou explicar como foi feito e quais recursos foram utilizado para esboçar este infográfico.
Toda a parte de círculos e ligações foi feita utilizando o recurso Formas (círculo) do Applique. Para fazer com que o círculo maior ficasse com o efeito quebrado, foi utilizado um círculo menor por cima do maior na mesma cor do fundo da tela e posicionado onde era pra ter esse efeito. Também foram utilizados ícones, que são as imagens que eu já havia deixado prontas, e os textos para dar as informações necessárias sobre o infográfico deixando claro o que era título e o que é conteúdo referente ao título.
Uma coisa muito importante é sempre direcionar a ordem de leitura do infográfico/esquema, isso pode ser feito através da entrada dos elementos, colocando interação no meio do esquema, e principalmente através da composição gráfica, o aluno deve saber onde começa e onde termina, para que a compreensão seja mais fácil.
Dica #4 – Adicione interação
Podemos adicionar interações nos infográficos como modais de conteúdos (Recurso Primeiro Plano), que contém informações adicionais, ou pausas, nas quais você clica e a montagem do infográfico continua. Ambas são ótimas didaticamente para fazer com que o aluno interaja com o conteúdo, não caia na monotonia, e ainda o torna mais interessante.
Caso não se sinta seguro para criar seu próprio infográfico, veja algumas ferramentas que podem ser úteis e auxiliá-lo no momento de criação, desde um simples a um mais complexo. Você poderá utilizar o Canva, Piktochart, Visme, Infogr.am. eles possuem diversos templates prontos que ajudam bastante quem não está muito acostumado com criação.
É isso pessoal espero que tenham gostado e até a próxima!