Muitas empresas investem valores altos em diferentes mídias, sem saber ao certo se aquele formato é o mais indicado para seu público alvo, sua realidade, ou se é possível chegar no mesmo objetivo com mídias mais simples e que custem menos, por exemplo.
Esse alto investimento e o foco na mídia do treinamento é o que mais percebo aqui na Mobiliza ao trabalhar com clientes de diversos segmentos. A ausência de ações mais estratégicas pode prejudicar diretamente nos resultados da sua empresa.
Antes de escolher a mídia ideal para trabalhar um treinamento corporativo online, procure dedicar mais tempo aos 4 pontos cruciais que listo a seguir para um treinamento mais assertivo:
#1 – Identifique seu público-alvo
Para criar um treinamento eficaz, a primeira coisa a fazer é identificar e entender o dia-a-dia do público a quem será direcionado.
Quais seus interesses, como é o dia a dia de seu público e quais as atividades que eles realizam na sua empresa? E mais, são líderes, são mais jovens, mais velhos?
Todos esses questionamentos irão te ajudar a entender e definir quem é o público que vai receber o treinamento. Além de auxiliar na escolha de outros outros detalhes como os temas de cada curso, aula ou módulo, a abordagem durante, a linguagem que será utilizada, e etc. Dessa forma todas ações serão muito mais efetivas e direcionadas.
Inclusive sugiro a leitura de dois artigos interessantes sobre como treinar millenials e adultos. Neles você vai identificar como são utilizados métodos diferentes para engajar e treinar cada público.
#2 – Defina objetivos específicos
Ao conhecer o público alvo que irá receber o treinamento, é essencial que seja realizado um levantamento dos objetivos específicos que deseja alcançar.
É legal ressaltar que esses objetivos devem ser estabelecidos a partir das falhas e necessidades da área que será treinada. Lembre-se de ser bem específico, para que consiga mensurar os resultados reais ao final do treinamento.
Por exemplo, se um dos objetivos é aumentar as vendas da área comercial, elabore o ponto de forma clara e específica, da seguinte forma:
Objetivo 01: Em 3 meses, aumentar 25% do valor total de vendas da região X.
Quando for estabelecer os objetivos das ações de treinamento, considere metas reais que a área treinada deve ser capaz de atingir ao fim de cada de capacitação. Com os objetivos traçados, você terá mais clara a sua necessidade e possibilitando buscar mídias mais apropriadas.
Quando a área de treinamento não planeja e não define os objetivos específicos, as ações ficam vagas e a área não consegue mensurar sua métrica de sucesso com tal ação.
#3 – Levante orçamento e prazos
É importante ter em mãos o budget disponível que a área está disposta a investir e o prazo para saber a urgência do material que você precisa. .
Essas informações facilitam a definição da mídia, porque ao ter em mãos a limitação de recursos e budget disponível, você está mais apto a decidir sobre procurar um fornecedor ou produzir internamente o material, por exemplo. Além de alinhar expectativa de entrega com a informação do prazo que você tem, já que a urgência do seu projeto permite que você mensure o tempo de produção até a entrega.
Como complemento, sugiro que use este checklist de planejamento estratégico em T&D.
#4 – Temas e conteúdos abordados
Público-alvo na ponta da língua, objetivos claros e bem definidos, orçamento e prazo estipulados, já pode começar a pensar em temas e conteúdos a serem abordados.
Monte uma lista com vários temas que alcancem o objetivo principal. Caso o objetivo seja aumentar as vendas, os temas podem estar relacionados à produto ou atendimento ao cliente, por exemplo. Com os temas bem definidos, priorize o que será feito e aí sim você pode começar tranquilamente a levantar as mídias e formas de abordagem de conteúdo.
Importante! Planejar o engajamento dos colaboradores é imprescindível para qualquer ação de treinamento! Um exemplo de ação que fizemos para um público específico, foi trabalhar um curso Gamificado para área comercial da Rodobens. Trazer a ideia da gamificação para um público competitivo foi a forma que trabalhamos para alcançar um engajamento eficaz. Dá uma olhada no case completo clicando aqui!
Conclusão
No artigo de hoje trouxe os 4 principais pontos a definir antes de pensar em escolher mídias para treinamento corporativo.
Para recapitular, você deve identificar seu público-alvo e conhecer melhor o dia-a-dia das pessoas que receberão seus treinamentos. Em seguida, definir objetivos específicos para cada ação e mensurar métricas de sucesso alcançáveis, levantar as informações de orçamento e prazo, e por fim, listar os temas e conteúdos que serão abordados.
A escolha da mídia deve ser estudada com base em informações relevantes sobre a área que receberá o conteúdo os recursos disponíveis, ao invés de ser considerada a primeira etapa de qualquer planejamento de ação de treinamento.
E você, já pratica alguma dessas etapas ou está começando agora? Conta pra gente nos comentários!
Show de Bola Bruna… Parabéns pela matéria…