Treinamento corporativo

Manter sua equipe engajada e envolvida com os treinamentos é um grande desafio. Essa é uma questão trazida por diversos de nossos clientes. Por isso, recorremos a um dos maiores portais sobre e-learning do mundo, o e-Learning Industry, que apontou dicas para motivar alunos online a iniciarem e concluírem seus estudos.

Unindo essa referência às nossas experiências, resumimos essas dicas em 3 atitudes essenciais, que você pode tomar para aumentar a retenção dos alunos em seus treinamentos online:

 

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#1 Utilize diferentes formatos de treinamentos

  • Crie um ambiente gamificado imersivo

Muitas pessoas evitam cursos e-Learning por terem experiências passadas tediosas. Tiveram que ficar sentadas ao longo de módulos compridos, fizeram atividades não compatíveis com seu nível de conhecimento ou receberam conteúdos inúteis. Contudo, gamificação e serious games têm a capacidade de inspirar e engajar alunos no ambiente online. Eles proporcionam a oportunidade de ganhar recompensas, progredir ao longo de fases ou níveis e interagir com interessantes personagens.

Talvez você esteja se perguntando a diferença entre serious game e gamificação. O serious game é um jogo com intenções educacionais, e costuma ser bastante imersivo. Já a gamificação consiste em utilizar elementos de jogos em treinamentos para tornar a experiência de aprendizado mais motivante. Produzir serious games costuma ser mais trabalhoso e caro.  

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  • Anime exemplos cotidianos e estudos de casos

Rir pode ser o melhor remédio. Mas também é a melhor maneira de se conectar com seu público de cursos e-Learning. Você tem o poder de capturar a atenção da sua audiência e tornar o conteúdo e-Learning mais memorável por meio da animação. Transforme os exemplos do seu cotidiano, estudos de caso e histórias em vídeos animados. Apenas garanta que as animações não distraiam dos objetivos do curso.  

Diferentes formatos de conteúdo exigem diferentes investimentos. O serious game e as animações costumam ter custos altos. Por isso, inclua esse tipo de solução de forma pontual, ou apenas em projetos mais estratégicos para a sua empresa. Já  a gamificação pode ser incluída nos treinamentos sem tanto investimento. São formas de incluir gamificação em seus treinamentos: fazer ranking entre os alunos, adicionar medalhas ou prêmios ao longo do treinamento, quando o aluno avança nos estudos ou responde corretamente a um desafio.

 

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#2 Crie alto interesse visual

  •  Adicione explosões de cor

As cores têm um impacto direto em nossas emoções, o que significa que você deve escolher com cuidado os tons a serem utilizados. Por exemplo, usar azul em sua paleta de cores cria um senso de tranquilidade. Essa cor é ideal para situações estressantes, como antes de uma avaliação ou simulação temporizada. Já a cor vermelha captura a atenção imediata, o que a torna ótima para dicas e instruções urgentes. As cores também interferem na ambientação do seu treinamento e-learning e podem te ajudar a criar vínculos emocionais com seu público.     

  • Use imagens que capturem alunos desatentos

Nosso cérebro automaticamente se atenta a imagens atraentes, especialmente àquelas que parecem estar fora do contexto. Imagens provocativas são um excelente atributo para o design de seus cursos e-Learning. Imagens que capturam os olhos também incentivam os alunos a falar sobre isso com seus colegas. Assim, elas são combustível para as interações online. Mas cuidado: toda imagem, gráfico ou vídeo que você usa deve estar alinhado ao assunto do curso. Uma imagem irrelevante pode até capturar os alunos, mas também vai diminuir o valor do treinamento.

  • Inclua ilustrações visuais para  simplificar as atividades

As pessoas não gostam de lidar com frustração ou confusão. É um fato da vida. E os mesmos princípios se aplicam às experiências de aprendizado. Sendo assim, você deve simplificar tópicos complexos e atividades ao máximo. Um dos métodos mais efetivos é ilustração visual, como diagramas, gráficos e infográficos. A representação visual torna o conteúdo EaD mais amigável,  por mostrar a conexão entre as ideias e os conceitos. Eles também quebram um complicado processo em passos para que o aluno possa seguir.

Trazer diferentes recursos visuais é essencial para o engajamento em experiências de aprendizado online. No entanto, é sempre importante se questionar a respeito dos objetivos pedagógicos de cada inserção. Ao utilizar imagens, relacione-as aos conteúdos. Ao fazer infográficos, tenha certeza de que todas as informações textuais estejam claras.  Ao incluir cores,  siga padrões, para que o aluno não fique confuso. Por exemplo, utilize sempre a mesma cor quando quiser destacar uma interatividade, e outra para colorir os textos que trazem reflexões.

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#3 Possibilite ao aluno um aprendizado recorrente

  • Incorpore “Reflexão igual a Retenção”

O público de treinamentos online tende a se engajar e participar ativamente quando eles conseguem se relacionar com o conteúdo e-Learning. Mais importante, quando eles conseguem conectar o assunto em questão a problemas ou conquistas pessoais. Este é o motivo pelo qual é essencial trazer momentos de reflexão que deem ao aluno tempo para avaliar suas próprias cognições. Essas pausas também têm o poder de mostrar como o conteúdo se aplica ao mundo real e por que vale a lembrança. Relevância adiciona mais valor à experiência e-Learning e melhora a retenção do conhecimento.

  • Considere  grupos de aprendizado em redes sociais

Os grupos nas redes sociais, fóruns e blogs podem ser usados como excelentes ferramentas de colaboração online. Eles acabam com os sentimentos de isolamento, comuns às experiências de aprendizado online, e permitem que os alunos interajam. Lembre de consultar seu público antes de determinar qual rede social usarão.

  • Inclua uma biblioteca online de microlearning

Recursos online de Microlearning, dão aos alunos a possibilidade de acessar pílulas de informação de qualquer lugar. Isso faz com que o aprendizado seja ainda mais conveniente. Aos invés de ter que separar um tempo para estudar, os alunos podem aprender durante o tempo livre. Como resultado, eles se encarregam da sua própria experiência EaD, escolhendo atividades alinhadas com suas necessidade.

  • Incorpore trilhas de aprendizagem personalizadas e livres

As pessoas apreciam que seus comentários sejam solicitados. Realize pesquisas, questionários e pré-avaliações on-line para que os alunos tenham uma opinião direta no processo de construção da aprendizagem. Concentre-se nos objetivos, necessidades e preferências dos seus alunos para criar conteúdos e-Learning eficientes. Você também deve incorporar trilhas de aprendizagem pessoais, para que os alunos possam se concentrar em suas habilidades ou lacunas de conhecimento. Outra opção é incorporar trilhas de aprendizagem que os alunos possam percorrer livremente, em vez de mapas tradicionais, lineares e previamente orientados. As trilhas livres entregam o controle ao aluno, que se empodera e se motiva.

Promover diferentes momentos de reflexão ao longo de um treinamento é essencial. Para isso, você pode, por exemplo, disponibilizá-lo através de módulos, publicando-os exemplo, quinzenal ou mensalmente. Essa solução é interessante pois permite ao aluno relembrar os conceitos aos poucos durante seu dia a dia, incorporando novas habilidades. A consistência é um fator importante para o aprendizado. Por isso, sempre que possível, prolongue a experiência do aluno com as diferentes informações, fazendo com que ele relembre conceitos em diferentes  momentos no futuros.

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Conclusão

Ao longo deste texto buscamos mesclar a nossa experiência aqui na Mobiliza com o conhecimento trazido pelo e-Learning Industry. Esperamos que tenhamos lhe ajudado a entender alguns conceitos fundamentais para engajar o público em seus treinamentos.

Certos alunos podem não finalizar seus estudos, e compromissos e desafios pessoais podem impedi-los de obter o máximo benefício do seu curso e-Learning. Use estes  fatores de engajamento para aumentar suas taxas de retenção e fazer suas experiências e-Learning memoráveis.