Treinamento corporativo
treinamentos-millenials

Millenials ou geração Y são considerados jovens, nascidos a partir de 1980 e que iniciaram suas carreiras profissionais por volta dos anos 2000.

Aqui na Mobiliza por exemplo, somos em 3 no marketing (millenials, diga-se de passagem), com personalidades e formações diferentes, mas que se complementam pelo trabalho em equipe, pela busca e troca de informações e pela visão de oportunidades. O interesse é mútuo. Crescimento pessoal e consequentemente o crescimento da Mobiliza, que permite essa autonomia.

Millenials são considerados um público exigente pela forma como encaram o mercado de trabalho. Para as empresas, são um misto de ambição e oportunidade.

A seguir, um panorama das características gerais e sobre o que esperam do mercado de trabalho.

Características Gerais Expectativas Profissionais
Aspectos culturais dessa geração O que esperam do mercado de trabalho
Aprendizagem constante e rápida: estão acostumados com várias atividades ao mesmo tempo, e a evolução tecnológica trouxe uma facilidade de adaptação a novos meios. Qualidade de vida: querem rodar o mundo e não se sentem vinculados a organizações, mas sim a oportunidades. Esperam equilibrar trabalho e lazer.
Impaciência/Recompensa: a forte dedicação dos pais desta geração, faz com que eles não estejam acostumados a esperar, e que fiquem na expectativa por recompensas frequentes. Resultados: precisam de resultados rápidos por não estarem acostumados a esperar. Se entediam facilmente, e podem se frustrar muito rápido.
Presença escolar: costumam ter educação escolar completa, além de cursos extracurriculares, incentivo ao esporte, e experiências internacionais. Objetivo: como não querem perder tempo, eles precisam saber o significado do que estão fazendo. Por isso, questionam o objetivo por trás de cada ação.
Grupos: estão em grupos frequentemente, tanto na escola/faculdade, quanto no lazer. Valorizam a troca de experiência. Feedback: estão sempre na expectativa de receber um elogio ou no mínimo, um retorno sobre seus esforços e trabalhos.
Curiosidade: Estão sempre em movimento, fazendo atividades diferentes e procurando novidades para se manterem atualizados. Autoritarismo/hierarquia: costumam se relacionar informalmente independente da hierarquia e respondem mal ao autoritarismo.

Este público claramente busca experiência e valorização numa corporação.

Atingir os millenials com treinamento online segue as mesmas regras para atingir adultos em geral, apenas adaptando alguns detalhes que indico abaixo:

 

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Regra #1 para atingir millenials – Engajamento

    • Aplicabilidade no dia-a-dia: um treinamento cujo conteúdo tenha valor aparente para o aluno é fundamental. Para isso, é necessário que os assuntos estejam relacionados com o dia a dia da empresa, ou que tenham o objetivo de alavancar o aluno profissionalmente;
    • Objetividade: a rotina desta geração, que consome informação em diferentes meios, e ainda executa diversas atividades ao mesmo tempo, favorece sua dispersão. Por isso, invista em um conteúdo objetivo, que mantenha o público envolvido e concentrado. Gamificação e storytelling são alguns modelos com resultados positivos quando falamos em engajamento online. Se for necessário incluir informações mais aprofundadas, disponibilize como conteúdo complementar;
    • Facilidade de acesso: simplifique o acesso ao conteúdo. Qualquer tipo de burocracia ou dificuldade vai inibir e desmotivar o acesso.

 

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Regra #2 para atingir millenials – Prática

No caso dos millenials, se você oferecer cursos que tenham como objetivo um desenvolvimento a longo prazo, o público vai se frustrar em não ver resultado imediato. Forneça treinamentos que possibilitem uma aplicação prática após os estudos.

 

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Regra #3 para atingir millenials – Feedback

Millenials são parabenizados e recebem atenção de forma individualizada desde a infância.

É fundamental para estes colaboradores receberem feedback constante, e no treinamento online não é diferente. Deixe claro o que é esperado deles após a conclusão do treinamento, registre progressos, acompanhe o domínio das habilidades que foram desenvolvidas e dê retorno. Isso os mantém motivados.

 

Conclusão

Podemos concluir que os millenials anseiam por novas habilidades, oportunidades e responsabilidades.

Conquiste sua confiança ao oferecer treinamentos online objetivos, práticos e de constante feedback. Valorize-os e se preocupe com o futuro da sua jovem equipe. Ao perceber seu interesse, os millenials terão um envolvimento mais profundo com sua empresa.

Para planejar adequadamente seus treinamentos, matricule-se neste curso gratuito. Nele você aprenderá o passo a passo da criação de um curso e-Learning, formado por perguntas básicas como linguagem, perfil do público e dispositivos que serão utilizados na aprendizagem. Aproveite!

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Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

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  • Ana Lucia Fernandes disse:

    Clarissa,
    Tenho interesse no curso. Porém, já me inscrevi três vezes e não consigo navegar no curso pelo celular. Só funciona por desktop?
    Aguardo seu retorno.
    Ana Lucia

    • Clarissa Melo disse:

      Oi Ana, tudo bem? Funciona sim. Qual o celular que você está utilizando? Me avisa para fazermos alguns testes aqui. Assim conseguimos ver qual o problema pra te disponibilizar o custo novamente. Obrigada!