Produção de conteúdo
tempo-duracao-treinamento

Eis a questão! 😂 Quais são os critérios que faz você estipular a duração das suas ações de treinamento? Tamanho do conteúdo, importância do assunto ou público que vai estudar aquele treinamento?

As variáveis aqui podem ser muitas e os profissionais que mais estão acostumados a tomar esse tipo de decisão são os Designers Instrucionais. Aqui na Mobiliza temos um time especialista e por isto, convidamos a Iohanna para nos orientar sobre como definir a duração de um treinamento corporativo. Vamos lá?

É importante salientar que as dicas para definir a duração aqui valem pra qualquer tipo de mídia que você for utilizar contando que seja um treinamento online, certo?

Complexidade do treinamento online

Comece analisando a complexidade do conteúdo. Assuntos muito complexos ou até mesmo muito extensos demandam mais horas de estudo do seu colaborador.

Os treinamentos online da sua empresa podem ser organizados em módulos de, por exemplo, 20 minutos cada, para dividir esse tempo de estudo e não sobrecarregar o seu funcionário. Estratégia super recomendada também já que em qualquer tipo de estudo precisamos considerar a curva de esquecimento e a retenção de aprendizagem do seu público.

Disponibilidade dos colaboradores para o treinamento

Em seguida, verifique a disponibilidade dos seus alunos, já que, frequentemente, os colaboradores precisam conciliar atividades cotidianas e rotinas da empresa além do estudo dos treinamentos.

Detalhar como uma ação de treinamento será oferecida para seus colaboradores, faz parte da etapa de planejamento dos seus programas. 🤓

Mídia que será utilizada no treinamento online

Por fim, atente-se para o tipo de mídia escolhida. Mídias utilizadas em treinamento online como vídeos animados e podcasts são mais interessantes para consumo rápido, já que, se durarem muito tempo, podem cansar ou dispersar o público. Por isso, a nossa sugestão é que vídeos animados durem uma média de 3 minutos e podcast, mais ou menos, 10 minutos, beleza?

Dicas rápidas, mas super valiosas! Se você tem alguma sugestão ou ficou com alguma dúvida, fala pra gente nos comentários!

Para ver outras dicas dos nossos especialistas para seus treinamentos, clique aqui. Para conhecer a Iô e ainda ver essa dica em vídeo, é só dar o play:

Sobre o autor

Clarissa Melo

Louca por cachorros e com um estilo musical no mínimo, polêmico. Coordenadora de marketing e publicitária apaixonada por experiências e comunicação desde sempre.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

como-implementar-ead-1 4 pontos cruciais que você deve considerar antes de escolher a mídia do seu treinamento
durante o treinamento 1 3 ações de apoio para você acompanhar seus alunos durante o treinamento online
MobilizaCast 05 – Como contratar treinamentos terceirizados? Com Jessica Palacio