@Destaques
Perfil comportamental

Um dos grandes desafios atuais da área de gestão e RH tem sido melhorar a produtividade dos colaboradores. Fatores externos, como o espaço de trabalho no home office, podem influenciar diretamente nos níveis de foco e concentração. 

Mas estes não são os principais fatores que influenciam na produtividade: a motivação pessoal tem um peso muito maior. 

Por isso, utilizar o método de análise de perfil comportamental é uma maneira eficaz de identificar as formas de desenvolver os profissionais e motivá-los em busca de um desempenho cada vez melhor. 

Neste artigo, vamos explicar do que se trata o perfil comportamental e como utilizar esse conhecimento na estratégia da sua empresa. Boa leitura! 

O que é perfil comportamental? 

O perfil comportamental é um método que mapeia atitudes e comportamentos predominantes nos indivíduos. Com a identificação destes perfis, é possível entender de que maneira cada integrante da equipe interage e se sente motivado ao longo do tempo. 

Também ajuda os colaboradores a trabalharem o autoconhecimento, uma vez que conhecendo melhor sobre a sua personalidade, um colaborador terá mais repertório para processar e lidar com informações desafiadoras no dia a dia. 

A partir da teoria do comportamento humano DISC e outras, podemos identificar 4 perfis comportamentais: comunicadores, executores, planejadores e analistas. 

Entenda como otimizar seus treinamentos online com uma plataforma LMS

Comunicador 

Em linhas gerais, os comunicadores ou influentes também tem uma veia forte de persuasão e a motivação para buscar resultados imediatos e que tragam satisfação para as pessoas.

Executor

Os executores são pessoas dinâmicas, independentes e focadas nos resultados. Buscam posições que tenham autoridade sobre outras pessoas, sobretudo no ambiente onde trabalham. Tem um estilo mais competitivo e ambicioso e facilidade para lidar com grandes obstáculos.

Planejador

O planejador é o tipo de pessoa que gosta de mais estabilidade. Prefere uma rotina com menos interferências e sente que seu trabalho flui melhor quando tem acesso a instrumentos de pesquisa que possam embasar a sua entrega. Pessoas com este perfil também costumam ser pacientes, bons ouvintes, pessoas leais e organizadas. 

Analista

Costumam ser pessoas mais discretas e preocupadas. Uma característica marcante é a intelectualidade, além da facilidade em resolver problemas com muitos detalhes. Isso porque possuem uma veia forte em lógica, são muito detalhistas e prezam mais pela qualidade que agilidade. 

São pessoas que se sentem mais confortáveis com regras bem definidas. 

Por que utilizar o método do perfil comportamental desde o recrutamento e a seleção? 

É muito importante considerar que as pessoas são muito diferentes entre si devido às suas origens socioeconômicas e culturais. Assim, utilizar um método para entender o perfil comportamental facilita o processo de desenvolvimento dos colaboradores desde o momento em que iniciam na empresa. 

Além disso, é extremamente importante trabalhar com o método de perfil comportamental para promover a autoconsciência. Dessa forma, as pessoas reconhecem as situações que lhes farão ter sucesso, e isso torna mais fácil encontrar maneiras de alcançar os objetivos que se ajustem aos seus estilos comportamentais.

A autoconsciência também facilita que as pessoas entendam suas limitações e onde não são eficazes, o que as auxilia a compreender onde não ir ou como não agir. Entender suas preferências de comportamento natural faz com que o colaborador seja mais propenso a buscar as oportunidades certas, da maneira certa, no tempo certo e, assim, obter os resultados que deseja.

Seu colaborador se desenvolve e se sente motivado a continuar crescendo, além de se sentir confortável para ser quem ele realmente é. 

Este respeito pelas diferenças, somado ao potencial para se desenvolver é uma forma muito eficaz de manter as pessoas do seu time engajadas na empresa. 

Como fazer o processo de análise comportamental? 

Para utilizar o método e trazer mais resultados positivos para a sua empresa, comece aplicando uma pesquisa anônima sobre o clima organizacional.

Neste primeiro momento você terá uma visão geral sobre como os colaboradores se sentem. Depois de obter essa ideia, é possível passar para a próxima etapa: 

  • Faça um mapeamento dos perfis mais aderentes para cada cargo da sua empresa;
  • Depois faça um mapeamento dos perfis do seu  time atual e cruze os resultados;
  • Invista na formação do seu quadro de funcionários atual, reforçando comportamentos ou tentando desenvolver novos hábitos;
  • Invista na formação de líderes, para que eles possam atuar como influenciadores dos demais;
  • Defina métricas para a análise do perfil dos seus colaboradores. 

Seguindo estes passos, seu time de RH certamente terá mais sucesso ao analisar candidatos para vagas e ao realizar a gestão cultural da empresa. 

Além disso, a metodologia do perfil comportamental ajuda os líderes a fazerem uma análise mais objetiva e menos baseada em intuição. 

Gostou das dicas sobre desenvolvimento de pessoas? Se você curtiu e quer saber mais sobre como otimizar sua estratégia de T&D online, leia também este artigo sobre O LMS do futuro.

Até a próxima! 

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Mudança cultural Jornada de mudança cultural: como resolver este desafio?
Lançamento Applique OnePage Novidade no Applique: Lançamento do Applique OnePage
RH estratégico RH 4.0: Sua empresa está preparada para o RH estratégico?